sexta-feira, 14 de maio de 2021

Jogo de privilégios.

Prefeitura pede desculpas à população por tentar priorizar a vacina da COVID-19 para empresário.


Aichi - No dia 11 de maio, o governo municipal de Nishio, província de Aichi, se desculpou publicamente ao  priorizar um conhecido empresário e sua esposa na vacinação antecipada contra o coronavírus, tentando burlar regras do programa de imunização. 

Prefeitura pede desculpas à população por tentar priorizar a vacina da COVID-19 para empresário.
Altos funcionários da prefeitura de Nishio pedem desculpas durante uma coletiva de imprensa devido a polêmica envolvendo a priorização de vacinas da COVID-19. Foto: Keizo Fukatsu. 

O vice-prefeito de Nishio, Yoshihide Kondo, disse em uma coletiva de imprensa que tentou "fazer um favor" a Hirozaku Sugiura, 70 anos, e a sua esposa Akiko, 67 anos. O argumento para priorizá-los na vacinação foi que a cidade recebeu várias ajudas em beneficio da sociedade local, vindas a partir do dono da empresa. Sugiura é o fundador e presidente da gigante farmacêutica Sugi Holdings Co., com cerca de 1.400 drogarias espalhadas nas regiões de Tokai e Kansai. A sua esposa é assessora executiva da empresa. O casal fundou a empresa na cidade de Nishio em 1976.

Takaou Yanase, gerente do departamento de saúde e bem-estar da prefeitura de Nishio, é quem administra uma divisão responsável pelo programa de vacinação municipal. De acordo com o gerente, um secretário da Sugi Holdings exigiu várias vezes que a cidade  priorizasse o casal no programa de imunização contra a COVID-19. O secretário fez aproximadamente 3 ligações telefônicas para o pessoal do programa de vacinas.

"Antes disso, recebemos vários telefonemas da empresa também. Eu mesmo atendi três ou quatro ligações a respeito da priorização das vacinas. Continuávamos dizendo não, mas a empresa insistiu persistentemente nas outras ligações", disse Yanase.

No mesmo dia da coletiva de imprensa do governo municipal, 11 de maio, a Sugi Holdings também se pronunciou pedindo desculpas aos moradores de Nishio. Em nota, a empresa disse que o secretário estava preocupado com a esposa do empresário Sugiura porque ela tem uma doença pré-existente. Também foi explicado na nota que o presidente da empresa não pretende ser vacinado porque ele teme uma reação anafilática.

De acordo com o governo municipal, o secretário da  Sugi Holdings entrou em contato com as autoridades da cidade em meados de abril. Ele perguntou por telefone se o senhor Sugiura e sua esposa poderiam ser priorizados na vacinação contra a COVID-19. Segundo a explicação do secretário, o empresário e sua esposa são farmacêuticos e devem ser considerados como profissionais na área de saúde.

Um funcionário municipal rejeitou o pedido. Entretanto, o secretário de Sugiura continuou entrando em contato com a prefeitura.

"Dissemos a Sugiura, desde o início, que esta é uma consideração especial. Para ser honesto, queríamos recusar. Mas isso foi além de um pedido regular", disse Yanase.

Yanase também citou uma outra fala do secretário da Sugi Holdings: "O senhor presidente está ansioso para ser vacinado." 

O vice-prefeito Kondo foi consultado por Yanase para discutir o assunto. O próprio vice-prefeito se lembra de ter dito: "Você consegue resolver isso?"

Kondo admitiu que instruiu a secretaria de saúde a garantir que o casal de empresários recebesse a prioridade nas reservas de vacinas.

Uma reserva provisórias foi feita para Sugiura e sua esposa para o dia 10 de maio, o primeiro dia da vacinação para os idosos da cidade de Nishio. O casal deveria telefonar para a divisão do programa de vacinas com o intuito de completar a reserva.

No entanto, Kondo disse que a reserva foi cancelada no mesmo dia 10 de maio, após uma pessoa apontar problemas éticos com o acordo do programa de vacinação.

"Peço desculpas aos residentes de Nishio por ignorar a imparcialidade em termos de manuseio de uma vacina tão importante no combate à pandemia", disse o vice-prefeito Kondo.

Segundo o vice-prefeito, para amenizar a polêmica que a Sugi Holdings se envolveu, ele apontou os pontos positivos da empresa em prol do município. Citou a empresa como a responsável no fornecimento de uma academia para idosos na cidade e a assinatura de um acordo de parceria da Sugi Holdings com o governo municipal para apoiar vários projetos sociais.

Durante a coletiva de imprensa, o vice-prefeito foi indagado se renunciaria ao cargo e ele simplesmente disse: "Quero consultar o prefeito de Nishio sobre o meu próximo curso da ação no governo municipal."

O vice-prefeito Kondo afirmou que nunca consultou o prefeito da cidade, Ken Nakamura, sobre a questão da priorização das vacinas para o empresário Hirozaku Sugiura.

O prefeito Nakamura disse na coletiva: "No momento, queremos descobrir a verdade e implementar medidas preventivas com força total. As advertências necessárias serão vistas depois."

Nikkey ON!: Isso foi só uma tentativa de "dar um jeitinho" e aconteceu toda essa polêmica com o governo municipal de Nishio. Agora, o que tem de gente em várias partes do mundo tomando o lugar dos outros para ser vacinados antecipadamente contra a COVID-19...  E, no final, acaba ficando por isso mesmo...


Fonte: The Asahi Shimbun.


www.nikkeyon.blogspot.com

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Vacinas para as Olimpíadas de Tóquio.

Japão pretende vacinar os seus atletas olímpicos contra a COVID-19 antes da população.


Tóquio - Segundo as noticias desta quarta-feira, o Japão planeja vacinar os seus atletas olímpicos contra o coronavírus bem antes da população em geral. A nova polêmica esbarra com o fato do governo japonês ter enfrentado forte pressão devido à implantação lenta do programa de vacinação contra a COVID19 no país.

Japão pretende vacinar os seus atletas olímpicos contra a COVID-19 antes da população.
Quem é prioridade no programa de vacinação contra COVID-19: os atletas olímpicos ou a população? Foto: Reuters.

Não houve comentários imediatos dos organizadores olímpicos ou do Comitê Olímpico do Japão sobre a matéria da vacinação de atletas publicada nos jornais Nikkei e Yomiuru Shimbun. Os jornais não mencionaram as fontes da reportagem.

De acordo com suas reportagens, cerca de 2.500 pessoas, incluindo atletas e técnicos, seriam inseridos no programa de vacinação contra o coronavírus antes dos jogos olímpicos de Tóquio começarem.

O governo do Japão havia negado que estaria com um plano para vacinar atletas do país antes da população em geral.

No início de maio,  a gigante farmacêutica norte-americana Pfizer e o seu parceiro alemão BioNTech anunciaram um acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para fornecer vacinas aos competidores e equipes nos jogos de Tóquio.

As empresas farmacêuticas disseram que as doses iniciais das vacinas para as delegações participantes começariam no final de maio. Não foi especificado quais equipes estariam envolvidas.

Até agora, o Japão só aprovou a vacina da Pfizer no país. O governo tem enfrentado muitas reclamações da população devido ao lançamento relativamente lento de sua campanha de inoculação. Além disso, pesa o fato de que Tóquio e outras grandes cidades do país estão lutando contra vários casos de infecções da COVID-19 nos últimos meses.

Por enquanto, apenas profissionais da saúde e idosos são elegíveis para vacinação, sem cronograma definido para que a população do país seja imunizada contra o vírus.

As pesquisas mostram a insatisfação do povo com a demora das decisões e, por causa disso, o governo japonês se comprometeu a acelerar o programa de vacinação.

Os jogos olímpicos, com estreia marcada em pouco mais de 10 semanas, enfrentam uma sequência de  controvérsias no Japão. Pesquisas mostram que a maioria da população se opõe a realização das olimpíadas neste verão.

Apesar dos problemas, os organizadores dos jogos olímpicos têm algo "positivo" para comemorar: cerca de 280 médicos se candidataram para as 200 vagas de trabalho voluntário na área da saúde durante as olimpíadas. A informação foi obtida nesta quarta-feira pela agência de notícias Kyodo, sem identificar as fontes da reportagem.

Num momento em que é exigido mais profissionais da saúde nos hospitais durante a quarta onda de infecções do coronavírus, os organizadores das olímpiadas foram muito criticados pela população com a candidatura de médicos voluntários na atual crise sanitária no país.  

Apesar da oposição do público, os organizadores dos jogos insistem que o evento olímpico pode ser realizado com segurança neste verão. A certeza disso veio através de diretrizes de segurança, o aumento da vacinação de atletas internacionais e uma série de eventos testes realizados em Tóquio recentemente.


Fonte: Japan Today.


www.nikkeyon.blogspot.com