terça-feira, 13 de julho de 2021

Acho que vi um gatinho.

Gato chita gigante é atração de um edifício em Shinjuku.


Tóquio - Já imaginou você sair de uma estação de trem e ao atravessar a rua olhando para o céu, dá de cara com um enorme gato no alto de um prédio? Pois bem, o que antigamente era impossível, agora é realidade! Sendo mais exato, uma realidade reproduzida em 3D.

Gato chita gigante é atração de um edifício em Shinjuku.
Um gato gigante é atração de um outdoor instalado no alto de um prédio em Shinjuku, Tóquio. Foto: Tatsuya Shimada.

O enorme gato chita, felino com pelagem de 3 cores, aparece numa enorme tela de LED curva que exibe imagens em 4K. A tela, na verdade, é um outdoor de 120 metros quadrados que fica no topo do recém-construído edifício Cross Shinjuku Vision. No outdoor também é possível ouvir o miado e o rosnado do gato através de auto-falantes.  

Pelo fato da enorme tela ser curvada, o outdoor consegue reproduzir uma imagem com mais profundidade e gerar um efeito 3D impressionante. Na estréia da nova tecnologia, ocorrido na segunda-feira do dia 12 de julho, a Cross Shinjuku decidiu exibir primeiramente o vídeo do gato gigante após um período de vários testes.

A projeção começa pela manhã (às 7 horas), a partir do momento que o gato acorda, e vai até a noite (até 1 hora da madrugada), quando o bichano decide dormir. Durante o dia todo, o gato aparece entre anúncios e se movimenta como se falasse com os pedestres presentes na praça e nas ruas da estação Shinjuku.

A nova atração pode ser vista todos os dias no distrito de Shinjuku e é gratuito. O edifício Cross Shinjuku Vision está localizado perto da saída leste da estação JR Shinjuku em Tóquio.


Fontes: The Asahi Shimbun / Sora News 24.



Você pode ver o gato gigante pelo vídeo abaixo:

Se o vídeo não aparecer na página do blog, o link é este: 





www.nikkeyon.blogspot.com

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Quero os meus filhos de volta!

Francês faz greve de fome para reaver os filhos levados pela ex-esposa japonesa.


Tóquio - No sábado, 10 de julho, um francês começou uma greve de fome em protesto para reencontrar os seus filhos "sequestrados" pela mãe japonesa. Ele espera chamar a atenção internacional para a sua luta solitária.

Francês faz greve de fome para reaver os filhos levados pela ex-esposa japonesa.
Vincent Fichot faz greve de fome numa estação de trem em Tóquio. Ele quer reencontrar os seus filhos. Foto: AFP.

"Eu dei tudo o que tinha. Perdi o meu emprego, a minha casa e as minhas economias nos últimos três anos. Estou com 80 kg agora e vou continuar a minha luta até o fim. Até perder a última grama do meu corpo", disse o francês Vincent Fichot à agência de notícias francesa AFP. 

O local do seu protesto é em frente a uma estação de trem de Tóquio, não muito longe do novo estádio olímpico da capital.

Fichot, 39 anos, mora no Japão há 15 anos. O francês disse que não vai desistir de sua greve de fome até que seus filhos, um menino de 6 anos e uma menina de 4 anos, sejam devolvidos a ele.

"Quero que as autoridades francesa me mostrem que estão falando sério e que realmente querem defender a devolução dos meus filhos. Quero que a França imponha sanções contra o Japão até que o país concorde em proteger os meus direitos e os direitos dos meus filhos", protesta Fichot. 

Segundo Fichot, a sua ex-esposa o acusou no tribunal japonês por violência doméstica, mas depois retirou a acusação contra ele.

"Agora o sistema de justiça japonesa não pode me censurar por nada que estou fazendo", disse o francês.

"Já tentei de tudo. Tentei convencer a minha ex-esposa dizendo a ela que a nossa separação não era algo bom para os nossos filhos. No momento, eu nem sei se eles estão vivos", acrescentou Fichot.

A guarda conjunta de crianças em caso de divórcio ou separação não existe legalmente no Japão. Assim, os casos de sequestros dos filhos, feitos pela esposa ou marido, são comuns e muitas vezes tolerados pelas autoridades locais do país.

Não existem números oficiais, mas grupos de direitos humanos estimam que a cada ano cerca de 150.000 menores de idade são separados à força da família pela mãe ou pelo pai no Japão.

Entre os casos de separação, há algumas crianças binacionais como os filhos de Fichot. O francês que tem batido de frente contra as autoridades japonesas, agora procura chamar a atenção do governo francês e de organismos internacionais.

Fichot planeja continuar a sua greve de fome dia e noite. E se a polícia o expulsar do local, ele irá para outro lugar continuar a sua luta.

Membros de um comitê de apoio para esses casos com sede em Tóquio, irão trazer água, roupas limpas e ajudar Fichot a recarregar as baterias dos seus aparelhos eletrônicos. O grupo de apoio diz que existe outros casos de pais estrangeiros na mesma situação que o francês passa no Japão.

Um dos planos de Fichot, durante a sua greve de fome, é fazer um pequeno diário em forma de vídeo e postá-lo em sua página no Facebook. Ele divulgará a sua situação atual e manterá os seus seguidores a par sobre as suas condições físicas.

O presidente francês Emmanuel Macron chegará à cidade de Tóquio no final do mês para participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

Durante a sua última visita ao país, Macron manifestou o seu apoio aos pais franceses separados dos seus filhos no Japão. O presidente francês condenou as angústias que a separação dos membros causa numa família. Ele também disse que essas situações de separação são completamente inaceitáveis.


Fonte: Japan Today.



www.nikkeyon.blogspot.com