quinta-feira, 23 de março de 2023

Japão é tricampeão nos Estados Unidos.

Equipe japonesa de beisebol conquista o título do World Baseball Classic 2023.


Miami - Na terça-feira, 21 de março, o time do Japão foi o grande vencedor do World Baseball Classic (WBC), com a final sendo realizada no estádio Loan Depot Park, na cidade de Miami, Estados Unidos. A equipe japonesa derrotou a equipe dos Estados Unidos, por 3 a 2 na final.

www.nikkeyon.blogspot.com
Equipe japonesa de beisebol conquista o título do World Baseball Classic 2023.
A equipe japonesa de beisebol derrotou o time dos Estados Unidos, na final do torneio "World Baseball Classic 2023", na cidade de Miami, Estados Unidos. O japonês Shohei Ohtani (sem boné na foto acima) foi a grande estrela do torneio, sendo eleito o melhor jogador do WBC 2023. Foto: NHK News.

Esta é a terceira vez que o Japão vence o torneio internacional de beisebol. O primeiro título dos japoneses foi em 2006 (em San Diego, EUA), e o segundo título foi em 2009 (em Los Angeles, EUA).

Durante o jogo final de terça-feira, o Japão perdia por uma corrida no segundo turno, quando o jogador Munetaka Murakami empatou o placar com um "home run" imponente. O time japonês iniciou outra corrida no "inning" (entrada), para assumir a liderança do jogo. 

O jogador Kazuma Okamoto garantiu mais segurança ao Japão na quarta entrada, com um "home run" (rebatedor rebate a bola e corre em todas as bases) solo de sua autoria. Okamoto protegeu a liderança da equipe japonesa, limitando o time dos EUA com apenas uma corrida até o oitava entrada.

A maior estrela do time japonês, o jogador Shohei Ohtani, conquistou o "mound" (local onde o arremessador lança a bola para o rebatedor) durante a nona entrada. Nessa jogada final, Ohtani acabou eliminando o jogador americano Mike Trout (próprio companheiro de Ohtani no time do Los Angeles Angels).

O time do Japão terminou invicto no torneio. Entre os dias 9 e 21 de março, o Japão enfrentou e derrotou 7 países (da fase inicial até a final): China, Coréia do Sul, República Tcheca, Austrália, Itália, México e Estados Unidos.

Shohei Ohtani foi eleito o melhor jogador do torneio. Durante uma entrevista coletiva pós-final, ele disse o seguinte: "Este torneio foi, definitivamente, o melhor momento da minha carreira até agora".

Ohtani afirmou: "Nós, jogadores japoneses, temos o maior respeito pelos jogadores americanos. Mas, para a final do torneio, quando nós vimos os nomes dos grandes jogadores americanos escalados, ficamos intimidados com uma possível derrota. Eu realmente desejei que nosso time entrasse no último jogo com o espírito forte, em pé de igualdade com a equipe dos Estados Unidos".

O próximo WBC está agendando para 2026. Ohtani disse que gostaria de competir no torneio novamente. Ele expressou sua intenção de manter um alto nível de condicionamento físico e de profissionalismo até lá, dizendo no final da entrevista: "Quero fazer o meu melhor para me tornar um jogador melhor".


Fontes: NHK News / Wikipédia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 22 de março de 2023

Kishida visita Ucrânia.

Primeiro-ministro do Japão chega à cidade de Kiev, em uma viagem surpresa.


Kiev - Nesta terça-feira, 21 de março, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, fez uma viagem sigilosa até a Ucrânia, depois de visitar a Índia. Esta é a primeira visita do líder japonês no país invadido pela Rússia.

www.nikkeyon.blogspot.com
Primeiro-ministro do Japão chega à cidade de Kiev, em uma viagem surpresa.
Na tarde de terça-feira, 21 de março, o primeiro-ministro Fumio Kishida chega à Ucrânia, numa viagem sigilosa junto com sua comitiva. No mesmo dia, Kishida irá se encontra com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy. Foto: NHK News.

Na segunda-feira, Kishida se encontrou com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, para enfatizar a importância da ordem internacional e para pedir cooperação com a situação política na Ucrânia. 

Após a reunião com Modi na Índia, Kishida deveria retornar ao Japão. Entretanto, pegando toda imprensa japonesa de surpresa, a comitiva do primeiro-ministro japonês viajou, num voo particular, rumo a Polônia.

Um correspondente da emissora NHK na Polônia disse que viu Kishida embarcando em um trem na cidade polonesa de Przemysl, próxima da fronteira com a Ucrânia. O primeiro-ministro japonês chegou à estação de Przemysl por volta das 1h30 (horário da Polônia), na madrugada de terça-feira. 

No início da tarde, já no território da Ucrânia, a comitiva de Kishida chegou à capital Kiev. No mesmo dia, é aguardado o encontro entre o primeiro-ministro japonês e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy. 

Espera-se que Kishida diga a Zelenskyy que o Japão buscará a união internacional, impondo duras sanções contra a Rússia. Neste ano, o líder japonês é o anfitrião da reunião do G7 (os sete países mais industrializados do mundo). A cúpula do G7 será realizada em Hiroshima, no mês de maio.

Kishida também poderá dizer, ao presidente Zelenskyy, que o Japão continuará fornecendo o máximo apoio à Ucrânia, com foco na reconstrução e na assistência humanitária.

O Japão já ofereceu US$ 1,5 bilhão em ajuda à Ucrânia e aos países vizinhos que aceitaram ucranianos evacuados.

O primeiro-ministro japonês é o último líder do G7 a visitar a Ucrânia. No mês passado, o presidente dos EUA, Joe Biden, fez uma rápida visita no território ucraniano.

Em janeiro deste ano, Zelenskyy pediu a Kishida para visitá-lo na Ucrânia, durante uma conversa por telefone. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, nunca um primeiro-ministro japonês havia visitado a região onde a guerra está acontecendo.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.