sexta-feira, 31 de março de 2023

Um pequeno coração americano.

Bebê vai aos Estados Unidos para um transplante de órgão.


Tóquio - Nesta quinta-feira, 30 de março, uma bebê japonesa viajou para os EUA, com a finalidade de realizar um transplante de coração por lá.

www.nikkeyon.blogspot.com
Bebê vai aos Estados Unidos para um transplante de órgão.
Aoi Sato, no colo de sua mãe, viajou para os Estados Unidos, com o intuito de fazer um transplante de coração. Foi preciso arrecadar 530 milhões de  ienes, para pagar todos os custos do tratamento e viagem. Foto: NHK News.

Aoi Sato, com apenas 1 ano de vida, deixou o aeroporto de Haneda por volta das 10h da manhã, com destino a Nova York. A pequena menina precisou embarcar em um avião fretado para uso médico, equipado com um dispositivo de assistência ventricular. A mãe e o pai também viajaram juntos com Aoi, confiantes de que tudo dará certo nos Estados Unidos.

Quando Aoi nasceu, descobriu-se que a menina tinha pequenos orifícios na parede de seu coração. A bebê passou por duas cirurgias para tentar fechar os orifícios, mas ela acabou desenvolvendo insuficiência cardíaca grave.

No ano passado, os pais de Aoi e seus apoiadores lançaram um apelo para todo Japão, pedindo doações em dinheiro. O objetivo da campanha era usar todo o valor arrecadado para que Aoi recebesse um transplante de coração no exterior.

Durante o período das doações, a família viu os custos da cirurgia aumentarem, devido ao enfraquecimento do iene japonês frente ao dólar americano. Isso prejudicou muito na hora de fazer a conversão das moedas. Felizmente, as doações atingiram a meta de 530 milhões de ienes, o equivalente a US$ 4 milhões (conversão feita em dezembro de 2022).

Na longa viagem, o avião de Aoi precisará parar em dois aeroportos para reabastecer. A duração do voo, do aeroporto de Haneda até o aeroporto de Nova York, é de aproximadamente 16 horas. Quando o avião chegar aos EUA, a bebê será levada diretamente ao Hospital da Universidade de Columbia, onde ela fará a cirurgia.

O pai de Aoi, Shoichiro Sato, disse que nunca imaginou que sua família chegaria tão longe assim. Ele expressou sua gratidão pelo apoio de muitas pessoas. Ele tem muita esperança de que o transplante de sua filha será bem-sucedido nos EUA.

Nos últimos 10 anos (isso até 2021), houve apenas 31 transplantes de órgãos no Japão, vindos de doadores de 10 anos ou menos. Durante a pandemia do coronavírus, o número de doadores de órgãos diminuiu muito no país. Em outubro de 2022, mais de 40 pacientes, com menos de 10 anos, aguardavam transplantes de coração.


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 30 de março de 2023

Escândalo empresarial.

Ex-executivos da Toshiba são condenados a pagar indenizações milionárias por fraudes contábeis.


Tóquio - Na terça-feira, 28 de março, cinco ex-executivos, da fabricante japonesa de eletrônicos Toshiba, foram condenados a pagar mais de 300 milhões de ienes em indenizações. Esse valor representa o equivalente a US$ 2,2 milhões.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ex-executivos da Toshiba são condenados a pagar indenizações milionárias por fraudes contábeis.
Em uma sentença que saiu nesta terça-feira, cinco ex-executivos da Toshiba foram condenados a pagar mais de 300 milhões de ienes em indenizações. Em 2015, foi descoberto uma fraude contábil na empresa, sendo um dos maiores escândalos corporativos dos últimos anos no Japão. Foto: NHK News.

As pessoas lesadas processaram um total de 15 ex-executivos. Cinco desses ex-executivos foram processados pela própria empresa Toshiba, em mais de US$ 24 milhões. A ação dos lesados é por danos financeiros decorrentes de irregularidades contábeis na empresa, descobertos em 2015. Outros 10 ex-executivos foram processados por um acionista, em mais de US$ 25 milhões.

O Tribunal Distrital de Tóquio determinou que práticas contábeis ilegais foram realizadas para três projetos de infraestrutura: entrega de equipamentos do metrô nos EUA, renovação do sistema de cobrança de pedágio eletrônico de via expressas americanas e a construção de uma usina nuclear, também nos Estados Unidos.

De acordo com o juiz do tribunal, cinco dos 15 ex-executivos (incluindo o ex-presidente Hisao Tanaka, os ex-vice-presidentes Norio Sasaki e Makoto Kubo) falharam em seus deveres de interromper ou corrigir as práticas ilegais na contabilidade da Toshiba.

É a primeira vez que os ex-executivos da Toshiba são responsabilizados a pagar indenizações pelas irregularidades contábeis praticadas. Desde 2008, eles tinham tentado alavancar o lucro operacional da empresa, maquiando os registros com valores irreais. O caso Toshiba foi um dos maiores escândalos, na área de negócios, dos últimos tempos no Japão.


Fontes: NHK News / Espaço Governança.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.