quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Mais informações sobre Ishikawa.

Número de mortos passa de 200 pessoas e muitos ainda continuam desaparecidos.


Tóquio - Autoridades da província de Ishikawa informaram hoje, 9 de janeiro, que o número de vítimas fatais no terremoto do dia primeiro atingiu 202 mortos. Além disso, mais de 100 pessoas continuam desaparecidas e dezena de milhares de pessoas ainda estão passando dificuldades.

www.nikkeyon.blogspot.com
Número de mortos passa de 200 pessoas e muitos ainda continuam desaparecidos.
Nesta terça-feira, 9 de janeiro, autoridades informaram que o número de mortos passou de 200 pessoas na Península de Noto, após o terremoto do dia 1 de janeiro. Mais de 100 pessoas continuam desaparecidas. Foto: NHK News.

Nesta terça-feira, a polícia iniciou uma busca intensiva por desaparecidos na cidade de Wajima, perto do epicentro do terremoto. No centro dessa cidade, um grande incêndio destruiu mais de 200 edifícios, numa área de 48 mil metros quadrados. O governo de Ishikawa afirma que mais de 3.000 pessoas permanecem isoladas na Península de Noto. 

Kanako Yamashita, uma voluntária na cidade de Wajima, disse que as pessoas evacuadas não têm água potável suficiente nos abrigos. Ela também disse que as pessoas estão fervendo a água de nascentes para beber e coletando a água de rios, para ser usada como líquido de descarga em vasos sanitários.

Estradas danificadas e intransitáveis forçaram as organizações de ajuda humanitária a serem criativos. Uma associação de empresas de drones colocou seus aparelhos para trabalhar, entregando remédios às pessoas isoladas no distrito de Wajima. A associação planeja continuar usando os drones para ajudar as vítimas do terremoto.

Na região portuária da província de Ishikawa, mais de 120 barcos de pesca viraram ou afundaram com a força do tsunami. Mais de 70% dos portos pesqueiros foram danificados na costa litorânea da região. Talvez, a catástrofe poderá ter um impacto duradouro na indústria pesqueira de Ishikawa.

A Agência Meteorológica do Japão continua alertando a população local sobre possíveis terremotos, com intensidade superior a cinco ou mais, na escala sísmica japonesa, para este e o próximo mês.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

O menino e a garça é premiado.

Hayao Miyazaki ganha o Globo de Ouro de melhor filme de animação nos EUA.


Los Angeles - O renomado mestre da animação japonesa, Hayao Miyazaki, levou o Globo de Ouro de melhor filme de animação de 2024, por "O menino e a garça". 

www.nikkeyon.blogspot.com
Hayao Miyazaki ganha o Globo de Ouro de melhor filme de animação nos EUA.
O cineasta japonês Hayao Miyazaki venceu o Globo de Ouro de melhor filme de animação, por "O menino e a garça", em 7 de janeiro. Foto: NHK News.

Os vencedores do Globo de Ouro foram anunciados no domingo, 7 de janeiro, em uma cerimônia em Beverly Hills, Califórnia. Os prêmios são concedidos por um grupo de jornalistas internacionais, que cobrem a indústria cinematográfica de Hollywood.

"O menino e a garça" é o primeiro filme japonês de animação a vencer essa categoria no Globo de Ouro. Os outros indicados, na mesma categoria, foram: "Suzume" (outra animação japonesa concorrente), "The Super Mario Bros. Movie" e "Spider-Man: Across the Spider-Verse".

A animação japonesa vencedora conta a história de um menino, Mahito, durante a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe, o menino se muda para uma nova cidade, onde conhece uma garça falante. A nova amizade faz a ave levar Mahito para uma torre mágica, onde ele conhece um novo mundo cheio de fantasias.

Miyazaki, que tem 83 anos, não compareceu à cerimônia do Globo de Ouro para receber o prêmio. O cineasta japonês, que tinha se aposentado dos desenhos em 2013, voltou a trabalhar na produção de "O menino e a garça" em 2017, levando cerca de 7 anos para roteirizar e desenhar toda a animação (o filme tem 124 minutos de duração).

Além da indicação de melhor animação, "O menino e a garça" também foi indicado para o prêmio de "Melhor Trilha Sonora de Filme", composta por Joe Hisaishi. No entanto, a animação japonesa perdeu a estatueta para o filme da história da bomba atômica, "Opperheimer".

O Globo de Ouro é considerado um precursor do prêmio Oscar, o mais importante evento da indústria cinematográfica dos EUA. "O menino e a garça" tem grandes chances de ser indicado na categoria "animação de longa metragem" do Oscar 2024.

O grande destaque do Globo de Ouro 2024 foi o filme americano "Opperheimer". A película levou 5 estatuetas para casa: melhor filme (drama), melhor diretor, melhor trilha sonora original, melhor ator (drama) e melhor ator-coadjuvante.


Fontes: NHK News / The Mainichi / UOL.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.