sábado, 8 de março de 2025

Casais do mesmo sexo não têm direitos?


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


Tribunal Superior de Justiça do Japão decide que a recusa do casamento homoafetivo é inconstitucional.


Nagoya - O Tribunal Superior de Justiça de Nagoya decidiu na sexta-feira, 7 de março, que o não reconhecimento do casamento de pessoas do mesmo sexo é inconstitucional. Esta já é a quarta decisão de segunda instância de inconstitucionalidade em casos semelhantes no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Tribunal Superior de Justiça do Japão decide que a recusa do casamento homoafetivo é inconstitucional.
Na última sexta-feira, 7 de março, o Tribunal Superior de Justiça de Nagoya decidiu que o casamento de pessoas do mesmo sexo é inconstitucional no país. Foto: NHK News.

Um casal de homens na faixa dos 30 anos, moradores da província de Aichi, entrou com uma ação de indenização contra o estado. Eles alegam que as disposições que não reconhecem o casamento de pessoas do mesmo sexo são contrárias da Constituição do país.

O governo central japonês argumentou que o casamento de pessoas do mesmo sexo não está previsto na Constituição.

Em 2023, o Tribunal Distrital de Nagoya decidiu que as disposições são inconstitucionais, mas rejeitou a reividicação de danos morais. Os autores da ação apelaram da decisão. E na última sexta-feira, o Tribunal Superior de Justiça de Nagoya confirmou a decisão do tribunal inferior sobre a inconstitucionalidade das disposições.

O juiz presidente, Nobuhiro Katada, explicou que os casais do mesmo sexo não podem receber benefícios legais e sociais. Katada observou que, especialmente em cuidados médicos, as desvantagens podem afetar diretamente as vidas dos casais e também das crianças que eles podem estar criando.

Katada ressaltou que as disposições em questão carecem de fundamentos razoáveis à luz da dignidade dos indivíduos. Além disso, as disposições discriminam casais do mesmo sexo com base na orientação sexual.

Em relação a ação do casal de homens, o tribunal rejeitou o pedido de indenização, dizendo que a Suprema Corte ainda precisa tomar uma decisão unificada.

Seis ações semelhantes já foram movidas no Japão. Todos os quatro tribunais superiores de justiça decidiram por inconstitucionalidade.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 7 de março de 2025

Continua trabalhando após os 100 anos.


Great deals! 👉  https://app.temu.com/m/mgisouvrs31


Japonesa de 108 anos é a barbeira mais velha do mundo.


Tóquio - Uma japonesa de 108 anos, moradora da província de Tochigi, foi reconhecida pelo Guiness World Records como a barbeira mais velha do mundo em atividade.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japonesa de 108 anos é a barbeira mais velha do mundo.
Na quarta-feira, 5 de março, a japonesa Shitsui Hakoishi, aos 108 anos de idade, foi reconhecida pelo Guiness World Records como a barbeira mais velha do mundo em atividade. Parabéns! Foto: NHK News.

A centenária Shitsui Hakoishi recebeu um certificado do Guiness, mostrando que ela tem 108 anos e 115 dias de idade. Lembrando que ela foi reconhecida como a profissional mais velha do mundo que ainda continua atuando na profissão de barbeiro (aquele que corta cabelo e faz a barba dos clientes na barbearia), e não a mais idosa do mundo.

Os clientes regulares de seu salão, e outros moradores locais, se reuniram no ginásio de esporte da cidade de Nakagawa (Tochigi) na última quarta-feira, 5 de março. Além do certificado, a senhora Hakoishi ganhou flores e um bolo para comemorar o recorde.

Hakoishi nasceu na cidade de Nakagawa em 1916. Após obter a licença de barbeiro em Tóquio, a jovem profissional abriu uma barbearia com seu marido na cidade de Tóquio. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela acabou ficando viúva nesse período difícil. Além disso, ela também perdeu seu salão na guerra.

Com o fim da guerra, Hakoishi reconstruiu sua vida em sua terra natal, montando uma nova barbearia. Depois de várias décadas, a anciã ainda continua atuando como barbeira (ou seria cabelereira?), atendendo clientes regulares e outros que pedem que ela corte seus cabelos.

Em 2021, quando Hakoishi tinha 104 anos, ela teve o privilégio de participar do revezamento da tocha nas Olimpíadas de Tóquio.

Embora tenha quase 110 anos de idade, Hakoishi disse que é uma pessoa feliz e muito grata por todos. Ela observa que a ajuda das pessoas, ao seu redor, contribuiu muito para que ela continuasse trabalhando por todos esses anos.

"Enquanto houver clientes, eu continuarei oferecendo meus serviços", disse Hakoishi.

Em 2007, o Guiness World Records reconheceu um americano, Anthony Mancinelli, como o barbeiro em atividade mais velho do mundo, quando tinha 96 anos. Ele trabalhou em Nova York e continuou atuando como barbeiro até os 108 anos, quando veio a falecer.

Agora chegou a vez de Shitsui Hakoishi como a barbeira mais velha do mundo em atividade! Parabéns! 


Fontes: NHK News / Eyewitness News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.