Polícia japonesa investiga ex-prefeita acusada de falsificar o histórico acadêmico.
Shizuoka - Na manhã do último sábado, 14 de fevereiro, a polícia japonesa realizou buscas na casa da ex-prefeita da cidade de Ito, província de Shizuoka, acusada de mentir sobre seu histórico acadêmico.
www.nikkeyon.blogspot.com
A ex-prefeita Maki Takubo teria fornecido informações falsas em um documento distribuído à mídia durante uma campanha eleitoral. Nesse documento, ela alegava que era graduada na Universidade de Toyo. Entretanto, a mídia descobriu que a ex-prefeita foi expulsa dessa instituição universitária.
Desde então, Tabuko tem se recusado a apresentar seu diploma da universidade a uma comissão especial de investigação, criada pela assembleia municipal de Ito.
Foram apresentadas queixas criminais contra a ex-prefeita. A alegação é de que ela violou as leis eleitorais relativas a cargos públicos e à autonomia local.
Durante as buscas, a polícia interrogou a ex-prefeita voluntariamente. Eles pediram que ela apresentasse documentos que havia sido mostrados ao presidente da assembleia municipal, alegando serem certificados de conclusão de curso.
Tabuko rejeitou o pedido da polícia. Ela afirmou que acredita que tem o direito de recusar a apreensão dos documentos porque ela possui o direito legítimo de não entregá-los.
A ex-prefeita disse à polícia, segundo relatos do interrogatório voluntário, que as acusações não constituem crime.
Fonte: NHK News.


Nenhum comentário:
Postar um comentário