domingo, 13 de junho de 2021

Contagem regressiva para as Olimpíadas.

Organizadores da Tóquio 2020 preveem 225.000 turistas nos locais dos Jogos Olímpicos.


Tóquio - O comitê organizador das Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio informou ao público que registrou a venda de ingressos para 42% da capacidade dos locais dos jogos. Espera-se a chegada de 225.000 espectadores por dia na capital japonesa, isso se todos os detentores dos ingressos comparecerem aos locais das competições.

Organizadores da Tóquio 2020 preveem 225.000 turistas nos locais dos Jogos Olímpicos.
Hidemasa Nakamura durante uma coletiva de imprensa para apresentação da Tóquio 2020 Playbook, em 28/04/21. Foto: Franck Robichon / Pool via AP.

Com os organizadores das Olimpíadas definindo um plano para o público doméstico, Hidemasa Nakamura, oficial de entrega dos jogos do Comitê Olímpico, sugeriu que o risco de ter espectadores poderia ser limitado. De acordo com Nakamura, o número de titulares com os ingressos previstos para entrar nas instalações das competições pode ser menor que o esperado se comparado com os turistas se deslocando dentro de Tóquio.

Entrevistado durante uma coletiva de imprensa na sexta-feira, 11 de junho, Nakamura disse que 70% dos ingressos para os jogos de Tóquio e nas províncias vizinhas (Chiba, Saitama e Kanagawa) foram vendidas para pessoas que vivem nessas áreas.

Os organizadores japoneses e o Comitê Olímpico Internacional (COI) aguardam a decisão sobre a capacidade dos locais para os espectadores do Japão, após barrar o público vindo do exterior. Entretanto, médicos especialistas expressaram preocupação, pois o público doméstico presente nos jogos, viajando de um local para o outro, poderia levar à disseminação do coronavírus.

O principal conselheiro da COVID-19 do Japão, o especialista em doença infecciosas Shigeru Omi, disse a um comitê parlamentar na sexta-feira que irá avaliar o risco de permitir os espectadores nos locais dos jogos.

Omi, que chefia um subcomitê do governo no controle do coronavírus,  afirmou que o público poderá ser solicitado a seguir etapas para atenuar a onda de infecções. Uma dessas etapas é evitar que as pessoas viajem para as outras províncias durante as Olimpíadas. O problema é que os jogos coincidem com o período de férias de verão no Japão.

Faltando 40 dias para a realização da abertura das Olimpíadas, Tóquio está em estado de emergência desde o final de abril para reduzir o número de infecções por COVID-19. Omi disse que planeja fazer recomendações sobre a organização dos Jogos Olímpicos até 20 de junho, último dia do estado de emergência na capital.

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse na sexta-feira que um centro de vacinação será instalado no prédio do governo metropolitano da capital, para a imunização de funcionários e trabalhadores relacionados às Olimpíadas.

Cerca de 2.500 doses da vacina contra o coronavírus serão administrados por dia, a partir de 18 de junho, para árbitros e equipes que trabalham nas instalações dos jogos. Isso inclui a vila dos atletas também, afirma Koike.

O centro de vacinação usará as doses da vacina da Pfizer Inc., fornecidas pelo COI para atletas e oficiais japoneses participantes dos Jogos Olímpicos.


Fonte: Japan Today.


 
www.nikkeyon.blogspot.com

sábado, 12 de junho de 2021

Restrições menos rígidas contra a pandemia.

Governo planeja aliviar as restrições no combate ao coronavírus em Tóquio e Osaka.


Tóquio - O governo japonês está analisando a possibilidade de suspender o estado de emergência que cobre a região de Tóquio e outras áreas após a próxima semana. Porém, o país pretende manter algumas restrições em vigor a fim de evitar o ressurgimento de mais infecções de coronavírus antes dos Jogos Olímpicos, isso de acordo com as informações passadas nesta sexta-feira por um funcionário do governo a par do assunto.

Governo planeja aliviar as restrições no combate ao coronavírus em Tóquio e Osaka.
Governo pretende reduzir as restrições no combate a pandemia antes do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O atual estado de emergência poderá terminar em 20 de junho, conforme programado na maioria das 10 províncias que passaram a ter as medidas mais restritivas contra a COVID-19. Mas algumas regiões, incluindo a cidade de Osaka, poderão entrar numa fase de "estado quase de emergência".

Nas áreas sob a "quase emergência", o governo pretende continuar exigindo que os restaurantes encurtem o horário de funcionamento, mas liberando a venda de bebidas alcóolicas, disse uma autoridade governamental que preferiu não se identificar.

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, irá convocar uma reunião da força-tarefa no combate ao coronavírus na próxima quinta-feira. Uma decisão formal será tomada após uma consulta com os membros de seu gabinete, que inclui o ministro da saúde Norihisa Tamura e o ministro responsável pela resposta a COVID-19, Yasutoshi Nishimura.

Atualmente, as províncias japonesas sob o estado de emergência são: Hokkaido, Tóquio, Aichi, Kyoto, Osaka, Hyogo, Okayama, Hiroshima, Fukuoka e Okinawa.

Enquanto algumas províncias pediram ao governo o fim total do estado de emergência em 20 de junho, outras regiões continuam cautelosas com a liberação. As regiões com mais receio pelo fim do estado de emergência são Hokkaido e Okinawa onde, particularmente, os seus sistemas de saúde continuam em alerta com vários pacientes nos hospitais com coronavírus.

A cidade de Tóquio poderá ser colocada em estado de quase emergência durante as Olimpíadas e Paraolimpíadas, que serão realizadas entre 23 de julho e 5 de setembro. A maior preocupação do governo é com relação ao fluxo de atletas, funcionários e jornalistas vindos do exterior, possibilitando uma maior disseminação da COVID-19 na capital.

Já na próxima terça-feira, 15 de junho, um subcomitê de especialistas deve se reunir para discutir a flexibilização das restrições aos espectadores em grandes eventos, garantindo ou não a participação das pessoas nos Jogos Olímpicos. Atualmente, a participação do público em eventos no Japão, como jogos esportivos e shows, é limitada a 5.000 pessoas no máximo ou 50% da capacidade de ocupação de pessoas no local.

Os indicadores de infecções por coronavírus no Japão já mostram uma redução de casos que justificam o fim do estado de emergência. Um total de 1.937 novas infecções foram registradas em todo o Japão nesta sexta-feira, 12 de junho. O número está abaixo dos 6.000-7.000 casos diários durante o pico da quarta onda de COVID-19 no início de maio.

Mas como os casos de coronavírus podem aumentar rapidamente após o fim do estado de emergência, como aconteceu no mês de março deste ano, o governo japonês teme remover completamente as restrições atuais.

Entre as oito províncias em estado de quase emergência, Gunma, Ishikawa e Kumamoto estarão totalmente liberadas após este fim de semana, 13 de junho. Já as outras cinco províncias restantes (Saitama, Kanagawa, Chiba, Gifu e Mie) deverão ter o fim total das restrições previsto para 20 de junho.


Fonte: Kyodo News.



www.nikkeyon.blogspot.com