sábado, 19 de junho de 2021

Intoxicação alimentar na merenda escolar.

930 pessoas passaram mal após beber leite contaminado durante o almoço.


Toyama - Cerca de 930 pessoas, incluindo alunos e funcionários, sofreram intoxicação alimentar em 18 instituições de ensino de Toyama. Os sintomas apresentados pelas pessoas foram diarreia e dores de barriga, segundo o anúncio do governo municipal de Toyama na última quinta-feira.

930 pessoas passaram mal após beber leite contaminado durante o almoço.
Merenda escolar do Japão: beber leite faz parte do almoço dos estudantes japoneses. Foto: Mdig.

No total, 830 pessoas de nove escolas do primário e de quatro escolas do ginasial, e 100 pessoas de cinco creches foram intoxicadas pelo leite servido na merenda. De acordo com a prefeitura de Toyama, as trezes escolas envolvidas na intoxicação alimentar receberam o mesmo lote de leite para o horário das refeições do dia 16 de junho.

O leite foi entregue por uma firma local naquela manhã do dia 16 e foi mantido refrigerado até o horário do almoço. No caso das creches, o leite foi entregue na mesma data, mas distribuído duas vezes para os horários dos lanches.

Uma pessoa ligada ao caso disse que, embora a empresa distribuidora do leite tenha entregado o produto para as 18 escolas afetadas, as outras escolas da região, que também receberam o mesmo leite  na mesma data, tiveram nenhum registro de intoxicação.

O posto de saúde de Toyama está fiscalizando as amostras-testes para análise dos lotes de leite afetados do dia 16 de junho. Enquanto isso, as escolas e as creches afetadas pela intoxicação, cancelaram o fornecimento do leite para os dias 18 e 19 de junho.

No dia 17 de junho, 32 crianças (sendo registrado 18 faltas e 14 alunos que retornaram para casa mais cedo) de uma escola afiliada à Universidade de Toyama, apresentaram sintomas de intoxicação alimentar também, de acordo com relatos de funcionários dessa instituição de ensino. O leite tinha sido fornecido na merenda escolar do dia 16 de junho e, após os casos intoxicação aparecerem, o produto foi retirado das refeições no dia 17 de junho.

Em 1998, a cidade de Toyama apresentou um outro caso de contaminação do leite em escolas da região. Ao todo, 961 pessoas, que beberam leite durante a merenda escolar, sofreram problemas de intoxicação alimentar.


Fonte: The Mainichi.



www.nikkeyon.blogspot.com

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Vacinação para os mais jovens.

Tóquio e Osaka começaram a vacinar pessoas com 18 anos ou mais nesta quinta-feira. Mas as vagas são para até 27 de junho.


Tóquio - Os centros de vacinação em massa contra a COVID-19 iniciaram a inoculação de pessoas com 18 anos ou mais hoje, dia 17 de junho. A vacinação para maiores de 65 anos ainda continua, embora que muitas vagas nos centros permaneçam abertas até domingo.

Tóquio e Osaka começaram a vacinar pessoas com 18 anos ou mais nesta quinta-feira. Mas as vagas são para até 27 de junho.
Centro de vacinação em massa contra o coronavírus no distrito comercial de Otemachi, Tóquio. Foto: Kyodo.

A mudança na faixa etária ocorreu dois dias depois que o Ministério da Defesa do Japão, que administra os centros de vacinação em massa de Tóquio e Osaka, decidiu remover as restrições por idade. O motivo da mudança é para evitar o desperdício de vacinas nas instalações. Nesse caso, há vagas para reservas de vacinação até o dia 27 de junho.

Nesta quinta-feira, 90% das 70.000 vagas do centro de vacinação de Tóquio já foram preenchidas para até o próximo domingo. No centro de vacinação de Osaka, cerca de 20.000 das 35.000 vagas ainda não foram preenchidas para o mesmo período.

Os centros de vacinação, que podem inocular até 10.000 pessoas por dia em Tóquio e até 5.000 pessoas por dia em Osaka, administram a vacina de duas doses da empresa farmacêutica americana Moderna Inc. A vacina da Moderna é recomendada para pessoas com 18 anos ou mais.

Para fazer a reserva da vacina pelo site do Ministério da Defesa, ou pelo aplicativo de mensagem Line ou por ligação telefônica, é necessário um cupom de vacinação. O cupom é enviado pelo município local para os residentes das regiões próximas dos centros de vacinação em massa.

"Eu estava ansioso para ser vacinado porque as aulas presenciais já foram retomadas na minha universidade. Fazemos provas e enviamos relatórios nesta época, então estou um pouco aliviado após receber a injeção", disse Ryoto Matsuda, estudante universitário de 21 anos vacinado em Tóquio.

"Como estou envolvido na entrega de alimentos, tentei fazer uma reserva da vacina o mais rápido possível para deixar os meus clientes mais tranquilos. Enfrentamos uma situação difícil, pois as vendas da empresa caíram muito e não há compensação. Estou aguardando o dia em que as pessoas possam sair fora para comer como antes", disse Ryuji Shimada, funcionário de 44 anos de uma empresa atacadista de alimentos em Tóquio.

Daisuke Kuroda, 50 anos, que saiu da cidade de Himeji, província de Hyogo, veio ao centro de vacinação de Osaka junto com a sua esposa Kumiko, 47 anos, e comentou o seguinte: "Gostaríamos de ir a muitos lugares sem a necessidade de usar máscaras".

Os centros de vacinação em massa foram criados no mês passado para acelerar a vacinação no Japão. A taxa de vacinação do país está muito baixa se comparada com outros países desenvolvidos.

Os locais de vacinação criados pelo governo visavam inicialmente vacinar pessoas com 65 anos ou mais de sete províncias próximas da região metropolitana de Tóquio e Osaka. Depois, o escopo foi expandido para aceitar a vacinação de pessoas mais jovens.

No entanto, as vagas para vacinação do dia 28 de junho em diante são reservadas, principalmente, para os idosos tomarem a segunda dose da vacina. Devido à procura para a próxima semana, quase nenhuma vaga está disponível para novas reservas nos centros de vacinação em massa.

O ministro encarregado nos esforços de vacinação do Japão, Taro Kono, disse na quinta-feira que o governo pode atingir esta semana a sua meta de administrar 1 milhão de vacinas por dia. Kono fez o comentário a respeito da meta em uma reunião online com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Japão, Akio Mimura.


Fonte: Japan Today.  


www.nikkeyon.blogspot.com