930 pessoas passaram mal após beber leite contaminado durante o almoço.
Toyama - Cerca de 930 pessoas, incluindo alunos e funcionários, sofreram intoxicação alimentar em 18 instituições de ensino de Toyama. Os sintomas apresentados pelas pessoas foram diarreia e dores de barriga, segundo o anúncio do governo municipal de Toyama na última quinta-feira.
Merenda escolar do Japão: beber leite faz parte do almoço dos estudantes japoneses. Foto: Mdig.
No total, 830 pessoas de nove escolas do primário e de quatro escolas do ginasial, e 100 pessoas de cinco creches foram intoxicadas pelo leite servido na merenda. De acordo com a prefeitura de Toyama, as trezes escolas envolvidas na intoxicação alimentar receberam o mesmo lote de leite para o horário das refeições do dia 16 de junho.
O leite foi entregue por uma firma local naquela manhã do dia 16 e foi mantido refrigerado até o horário do almoço. No caso das creches, o leite foi entregue na mesma data, mas distribuído duas vezes para os horários dos lanches.
Uma pessoa ligada ao caso disse que, embora a empresa distribuidora do leite tenha entregado o produto para as 18 escolas afetadas, as outras escolas da região, que também receberam o mesmo leite na mesma data, tiveram nenhum registro de intoxicação.
O posto de saúde de Toyama está fiscalizando as amostras-testes para análise dos lotes de leite afetados do dia 16 de junho. Enquanto isso, as escolas e as creches afetadas pela intoxicação, cancelaram o fornecimento do leite para os dias 18 e 19 de junho.
No dia 17 de junho, 32 crianças (sendo registrado 18 faltas e 14 alunos que retornaram para casa mais cedo) de uma escola afiliada à Universidade de Toyama, apresentaram sintomas de intoxicação alimentar também, de acordo com relatos de funcionários dessa instituição de ensino. O leite tinha sido fornecido na merenda escolar do dia 16 de junho e, após os casos intoxicação aparecerem, o produto foi retirado das refeições no dia 17 de junho.
Em 1998, a cidade de Toyama apresentou um outro caso de contaminação do leite em escolas da região. Ao todo, 961 pessoas, que beberam leite durante a merenda escolar, sofreram problemas de intoxicação alimentar.
Fonte: The Mainichi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário