quarta-feira, 9 de novembro de 2022

As famílias estão gastando mais.

Em setembro, gastos domésticos aumentaram 2,3% no Japão.


Tóquio - O governo japonês informou nesta terça-feira, 8 de novembro, que as famílias do Japão tiveram um aumento de 2,3% em seus gastos domésticos, comparando dados do mês de setembro com o mesmo período de 2021. Segundo o governo, esse é o quarto mês consecutivo de aumento nos gastos, sufocando o orçamento familiar.

www.nikkeyon.blogspot.com
Em setembro, gastos domésticos aumentaram 2,3% no Japão.
Gastos domésticos no Japão aumentaram 2,3% em setembro, comparando o mesmo período do ano anterior, informou o governo japonês nesta terça-feira, 8 de novembro. Foto: Bloomberg.

O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações constatou que as famílias (de duas ou mais pessoas) gastaram em média 280.999 ienes (cerca de US$ 1.900) no Japão. Com base em ajustes sazonais, os gastos domésticos aumentaram 1,8% em relação ao mês de agosto.

Por outro lado, os salários reais da população diminuíram 1,3% em setembro, comparando ao mesmo mês de 2021. Essa contração marca o sexto mês consecutivo de queda, de acordo com dados separados do Ministério do Trabalho.

Os baixos salários podem indicar um esfriamento do poder de compra dos consumidores para os próximos meses. A possível perspectiva sombria, no consumo, é um mau presságio para os esforços do primeiro-ministro Fumio Kishida. Ele tenta manter sustentável a economia do Japão, onde o consumo corresponde por mais da metade do produto interno bruto do país, diante do aumento acelerado da inflação.

Os gastos com lazer e viagem aumentaram 12,6% pelo sexto mês consecutivo. O item que liderou nessa categoria foi o aumento nos gastos em reservas de hotéis, outros tipos de acomodações e pacotes turísticos. Com a remoção das restrições ao coronavírus no Japão, mais pessoas decidiram viajar.

Já os gastos com transportes e comunicação, incluindo gastos com peças automotivas e tarifas de trem, houve um aumento de 8,8% em setembro.

Na parte de alimentação, os gastos com comidas e bebidas subiram 1,2% em setembro. Nesse período, mais pessoas fizeram suas refeições fora de casa e muitos consumidores de bebidas alcoólicas anteciparam suas compras (antes do aumento de preços de bebidas em outubro), segundo dados do governo.

Seguindo o lado oposto dos aumentos, os gastos com serviços públicos (como energia e água encanada) caíram 1,6%. A maior queda foi nos gastos com gás de cozinha (GLP), diminuindo 13,1% no consumo. A redução do uso de GLP foi devido ao maior tempo das pessoas fora de casa, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os principais preços ao consumidor do Japão saltaram 3% em setembro, marcando o aumento mais acentuado nos últimos 31 anos. No final do mês passado, o primeiro-ministro japonês compilou um pacote econômico de 29,1 trilhões de ienes, ajudando a população a mitigar o impacto dos aumentos de preços e incentivando o crescimento salarial no país.

O pacote de estímulos ocorre quando Kishida pediu às empresas, repetidamente, que aumentem os salários de seus funcionários. A decisão de aumento será feita na temporada de negociações salariais, que ocorre na primavera do próximo ano.

Para 2023, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) disse em setembro, que a previsão de crescimento econômico do Japão foi reduzido para 1,4%. Em relação à previsão anterior, a OCDE estimava um crescimento de 1,8% na economia japonesa.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Planejando a volta dos turistas.

Japão pretende reviver o turismo no país em até 3 anos.


Tóquio - A Agência de Turismo do Japão informou nesta segunda-feira, 7 de novembro, que pretende recuperar o turismo no Japão, aos níveis pré-pandemia, até 2025. Há uma grande expectativa de que a demanda por viagens retorne, com a recuperação do tráfego aéreo global.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão pretende reviver o turismo no país em até 3 anos.
Rua repleta de turistas na cidade de Kyoto, em 2 de outubro de 2021. Foto: The Mainichi.

Em uma reunião com especialistas, a agência de turismo do país apresentou seu plano de metas para daqui três anos. O plano também busca aumentar o número de pernoites em áreas regionais (por visitantes estrangeiros), em relação ao ano de 2019.

O gabinete do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, deve aprovar o plano no final de março de 2023, já que obteve amplo consenso na reunião, devido às especificações das medidas.

Em 2019, antes da pandemia global da COVID-19, cerca de 31,88 milhões de turistas estrangeiros visitaram o Japão. Em 2020, o número de turistas no Japão caiu drasticamente após o surto de coronavírus pelo mundo, totalizando apenas 4,12 milhões de visitantes. Já em 2021, o número de turistas em território japonês foi ainda menor, devido às restrições de entrada de estrangeiros no Japão, somando apenas 250.000 visitantes.

A agência espera que a demanda por viagens se recupere, indo de acordo com as previsões das organizações internacionais. Segundo as estatísticas, o número de passageiros aéreos internacionais irá se recuperar até 2025 (atingindo os mesmos níveis de 2019).

Para atingir o objetivo, o Japão será o palco de dois importantes eventos internacionais (daqui alguns anos): a Expo Osaka 2025 e o Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio. Espera-se um grande número de visitantes durante essas atrações.

O governo japonês manterá sua meta anual de 60 milhões de visitantes estrangeiros até 2030.

Como parte da revitalização de áreas regionais, a agência também propôs o turismo fora das metrópoles, destacando os atrativos históricos e naturais oferecidos por cada região japonesa.

Apoiado pela recente desvalorização do iene em relação a outras moedas internacionais, o governo japonês espera que os gastos feitos pelos turistas estrangeiros atinjam 5 trilhões de ienes anuais (cerca de US$ 34 bilhões). Espera-se que a recuperação do turismo no Japão seja rápida, superando os 4,8 trilhões de ienes, gastos pelos turistas em 2019.

As autoridades japonesas também estão considerando novas medidas para aumentar o valor gasto, por cada turista, bem como seu tempo de permanência no Japão. Além disso, o governo quer abordar questões de "poluição turística" (congestionamento do transporte público e acumulo de lixo), que estava acompanhada com o rápido aumento de visitantes estrangeiros, durante o período pré-pandemia.


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.