domingo, 19 de março de 2023

Lutando contra a Rússia.

Líderes do Japão e da Alemanha prometem mais apoio à Ucrânia.


Tóquio - O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, e o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, se reuniram em Tóquio neste sábado, 18 de março. Durante a reunião, eles concordaram em manter-se unidos, dando continuidade com as sanções rígidas contra a Rússia e assistência à Ucrânia.

www.nikkeyon.blogspot.com
Líderes do Japão e da Alemanha prometem mais apoio à Ucrânia.
No sábado, 18 de março, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, se encontrou com o chanceler alemão, Olaf Scholz, em Tóquio. Ambos discutiram assuntos relacionados à guerra da Ucrânia, questões da região Indo-Pacífico e sobre a próxima cúpula do G7. Foto: NHK News.

Primeiramente, os dois líderes se reuniram apenas com seus intérpretes. Depois, eles permitiram que mais pessoas participassem da reunião. As discussões duraram cerca de 50 minutos no total.

Kishida expressou sua esperança em ter uma discussão franca com o chanceler Scholz , abordando os tópicos principais das relações bilaterais entre Japão e Alemanha. Questões como os problemas na Ucrânia e na região do Indo-Pacífico, foram abordados no sábado e serão discutidas na reunião do G7 em maio. Scholz confirmou que deseja continuar cooperando com o Japão.

Os dois líderes confirmaram a necessidade de acabar com a invasão russa na Ucrânia, tentando resolver essa situação o mais rápido possível. A ameaça de armas nucleares pela Rússia é absolutamente intolerável.

Além disso, Kishida e Scholz também concordaram em aumentar a cooperação para que a região do Indo-Pacífico continue livre e pacífico, devido à crescente assertividade da China.

Para a cúpula do G7, que será realizado em Hiroshima, Japão e Alemanha prometem trabalhar juntas. Espera-se que a agenda aborde questões globais, como o fortalecimento das Nações Unidas. Também está incluso os seguintes tópicos para a reunião do G7: a reforma do Conselho de Segurança, o desarmamento nuclear e a não proliferação de armas nucleares pelo mundo.

No final do sábado, membros dos gabinetes, japonês e alemão, se juntaram aos seus líderes, realizando a primeira reunião conjunta entre os dois países.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 18 de março de 2023

Mais estrangeiros estudando no Japão.

Governo quer atrair até 400 mil estudantes estrangeiros por ano no Japão.


Tóquio - Nesta sexta-feira, 17 de março, o governo japonês revelou uma meta para atrair cerca de 400.000 estudantes estrangeiros por ano no Japão. O plano foi apresentado em uma reunião do Conselho para a Criação da Educação do Futuro.

www.nikkeyon.blogspot.com
Governo quer atrair até 400 mil estudantes estrangeiros por ano no Japão.
Governo japonês pretende aumentar o número de estudantes estrangeiros que entram no país anualmente. A nova meta é atrair cerca de 400.000 estudantes estrangeiros por ano no Japão. Foto: Seikatsu Magazine.

O primeiro ministro Fumio Kishida e secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, participaram de uma reunião com vários especialistas da educação, incluindo o ex-presidente da Universidade de Keio, Atsushi Seike.

O novo plano faz parte de uma minuta mostrada durante a reunião, onde os participantes discutiram pontos a serem incluídos na próxima proposta do conselho. Kishida pediu que a nova proposta, que é a segunda formulada pelo conselho, seja compilada até o final de abril.

De acordo com a nova proposta, o Japão revisará seu plano atual, que visa até 300.000 estudantes estrangeiros anualmente.  A quantidade de novos alunos no país será aumentado para 400.000 estudantes estrangeiros por ano, isso até o ano 2033.

Além disso, o novo plano também inclui uma meta de aumentar o número de japoneses estudando no exterior, chegando até 500.000 estudantes em 10 anos. Os dados mais recentes mostram que o número de japoneses estudando no exterior era de, aproximadamente, 200.000 estudantes em 2017.

Kishida explicou que para realizar sua política econômica de "uma nova forma de capitalismo", o Japão deverá promover ainda mais o investimento em recursos humanos. Ele expressou sua intenção de incentivar intercâmbios internacionais aos estudantes japoneses, principalmente estudos em países do G7. 

O primeiro-ministro poderá mencionar o novo plano, de estudos no exterior e no Japão, durante a cúpula do G7, que será em maio na cidade de Hiroshima.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.