Governo quer atrair até 400 mil estudantes estrangeiros por ano no Japão.
Tóquio - Nesta sexta-feira, 17 de março, o governo japonês revelou uma meta para atrair cerca de 400.000 estudantes estrangeiros por ano no Japão. O plano foi apresentado em uma reunião do Conselho para a Criação da Educação do Futuro.
www.nikkeyon.blogspot.com
O primeiro ministro Fumio Kishida e secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, participaram de uma reunião com vários especialistas da educação, incluindo o ex-presidente da Universidade de Keio, Atsushi Seike.
O novo plano faz parte de uma minuta mostrada durante a reunião, onde os participantes discutiram pontos a serem incluídos na próxima proposta do conselho. Kishida pediu que a nova proposta, que é a segunda formulada pelo conselho, seja compilada até o final de abril.
De acordo com a nova proposta, o Japão revisará seu plano atual, que visa até 300.000 estudantes estrangeiros anualmente. A quantidade de novos alunos no país será aumentado para 400.000 estudantes estrangeiros por ano, isso até o ano 2033.
Além disso, o novo plano também inclui uma meta de aumentar o número de japoneses estudando no exterior, chegando até 500.000 estudantes em 10 anos. Os dados mais recentes mostram que o número de japoneses estudando no exterior era de, aproximadamente, 200.000 estudantes em 2017.
Kishida explicou que para realizar sua política econômica de "uma nova forma de capitalismo", o Japão deverá promover ainda mais o investimento em recursos humanos. Ele expressou sua intenção de incentivar intercâmbios internacionais aos estudantes japoneses, principalmente estudos em países do G7.
O primeiro-ministro poderá mencionar o novo plano, de estudos no exterior e no Japão, durante a cúpula do G7, que será em maio na cidade de Hiroshima.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário