sábado, 25 de março de 2023

Ajudando os novos estudantes.

Doações de itens de segunda mão ajudam os calouros de uma universidade japonesa.


Saitama - A primavera chegou no Japão! Tempo de um novo ciclo na vida para muitos jovens japoneses. A partir de abril, os estudantes de todo país retornarão às aulas ou irão iniciar os estudos em uma nova instituição de ensino. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Doações de itens de segunda mão ajudam os calouros de uma universidade japonesa.
Estudantes de uma universidade de Saitama criaram um projeto que beneficiam calouros recém-chegados na instituição de ensino. O projeto consiste no recebimento de doações de itens domésticos (como geladeiras, móveis, etc.) e enviados, gratuitamente, para os novos universitários com pouco dinheiro. Foto: NHK News.

Entretanto, nem sempre o local de estudos é na mesma cidade onde os estudantes vivem. Pensando nisso, o grêmio estudantil de uma universidade japonesa criou um projeto para ajudar os novos universitários com pouco dinheiro.

O projeto consiste no recebimento de doações dos alunos recém-graduados (como camas, geladeiras, coisas de cozinha, etc.). Esses itens doados são enviados, gratuitamente, para os calouros do primeiro ano de faculdade. A ideia foi criada pelos estudantes de uma universidade particular, o Nippon Institute of Tecnology, na cidade de Miyashiro (província de Saitama).

Através dessa iniciativa, os estudantes veteranos já conseguiram coletar cerca de 140 itens domésticos: algumas geladeiras, máquinas de lavar roupas, móveis e outros utensílios para casa.

Quando as doações chegam aos responsáveis do projeto, os estudantes voluntários limpam todos os itens. Depois, eles entregam os objetos aos calouros que iniciarão uma nova vida acadêmica na universidade. 

Os criadores do projeto esperam que seus esforços beneficiem muitos recém-chegados. As famílias dos calouros, às vezes, não têm condições financeiras de comprar mobília para o dormitório ou o apartamento de seus filhos.

O líder do projeto, Hayate Akazawa, disse: "Com a inflação, muitas coisas ficaram caras no Japão. Esperamos que as doações aliviem o fardo financeiro dos estudantes do primeiro ano da universidade".

Os organizadores têm postado fotos das doações nas redes sociais, procurando atingir mais pessoas que desconhecem o projeto. Nos primeiros oito dias do mês de abril, alguns itens doados serão exibidos dentro do campus universitário, facilitando o contato entre veteranos e os novos estudantes.


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 24 de março de 2023

Dupla campeã da patinação artística.

Miura e Kihara se tornam os primeiros japoneses campeões mundiais da patinação em duplas.


Saitama - Nesta quinta-feira, 23 de março, Riku Miura e Ryuichi Kihara fizeram a história na patinação artística do Japão. Eles venceram a prova de duplas e foram vice-campeões na patinação livre, durante o Campeonato Mundial de Patinação Artística da ISU.

www.nikkeyon.blogspot.com
Miura e Kihara se tornam os primeiros japoneses campeões mundiais da patinação em duplas.
Riku Miura (esquerda) e Ryuichi Kihara (direita) foram os grandes vencedores da patinação de duplas, durante o Campeonato Mundial de Patinação Artística da ISU, realizado em Saitama, Japão. Foto: Kyodo News.

O campeonato aconteceu no Saitama Super Arena, na cidade de Saitama, Japão. Pelas pontuações, Miura e Kihara totalizaram 222,16 pontos (primeiro dia + segundo dia de prova), ficando a frente dos rivais americanos Alexa Knierim e Brandon Frazier, que somaram 217,48 pontos. Em terceiro lugar, os italianos Sara Conti e Niccolo Macii garantiram a medalha de bronze, totalizando 208,08 pontos.

Campeões do ano passado, Knierim e Frazier não conseguiram superar a dupla japonesa. Comparando com os pontos da dupla americana, os atletas japoneses sempre conseguiram abrir uma pequena vantagem nas pontuações, tanto da patinação livre (primeiro dia) como no programa curto (segundo dia).

A vitória de quinta-feira encerrou uma temporada marcante para Miura (21 anos) e se parceiro Kihara (30 anos). A dupla japonesa foi vice-campeã no mesmo mundial do ano passado.

Em dezembro, Miura e Kihara conquistaram o ouro na final do Grand Prix de patinação artística em Torino, na Itália. No mês passado, eles também venceram o Campeonato dos Quatro Continentes no Colorado, Estados Unidos.

"Estou incrivelmente feliz por vencer o campeonato mundial, competindo em meu próprio país. Tivemos alguns pontos fracos em nosso skate livre desta temporada. Quero corrigi-los, o máximo possível, para a próxima temporada", disse Kihara.

"Me senti aliviada com a vitória. Tudo o que eu pensava, durante as provas, era a esperança de vencer", disse Miura.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.