Doações de itens de segunda mão ajudam os calouros de uma universidade japonesa.
Saitama - A primavera chegou no Japão! Tempo de um novo ciclo na vida para muitos jovens japoneses. A partir de abril, os estudantes de todo país retornarão às aulas ou irão iniciar os estudos em uma nova instituição de ensino.
www.nikkeyon.blogspot.com
Entretanto, nem sempre o local de estudos é na mesma cidade onde os estudantes vivem. Pensando nisso, o grêmio estudantil de uma universidade japonesa criou um projeto para ajudar os novos universitários com pouco dinheiro.
O projeto consiste no recebimento de doações dos alunos recém-graduados (como camas, geladeiras, coisas de cozinha, etc.). Esses itens doados são enviados, gratuitamente, para os calouros do primeiro ano de faculdade. A ideia foi criada pelos estudantes de uma universidade particular, o Nippon Institute of Tecnology, na cidade de Miyashiro (província de Saitama).
Através dessa iniciativa, os estudantes veteranos já conseguiram coletar cerca de 140 itens domésticos: algumas geladeiras, máquinas de lavar roupas, móveis e outros utensílios para casa.
Quando as doações chegam aos responsáveis do projeto, os estudantes voluntários limpam todos os itens. Depois, eles entregam os objetos aos calouros que iniciarão uma nova vida acadêmica na universidade.
Os criadores do projeto esperam que seus esforços beneficiem muitos recém-chegados. As famílias dos calouros, às vezes, não têm condições financeiras de comprar mobília para o dormitório ou o apartamento de seus filhos.
O líder do projeto, Hayate Akazawa, disse: "Com a inflação, muitas coisas ficaram caras no Japão. Esperamos que as doações aliviem o fardo financeiro dos estudantes do primeiro ano da universidade".
Os organizadores têm postado fotos das doações nas redes sociais, procurando atingir mais pessoas que desconhecem o projeto. Nos primeiros oito dias do mês de abril, alguns itens doados serão exibidos dentro do campus universitário, facilitando o contato entre veteranos e os novos estudantes.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário