domingo, 17 de dezembro de 2023

Mais casos de influenza.

Casos de gripe no Japão atingiram nível de alerta, segundo as autoridades de saúde.


Tóquio - O Japão está soando o alarme com o aumento de casos de gripe no país. De acordo com as autoridades de saúde, o número médio de casos (por instituição médica) ultrapassou o nível de alerta vermelho, em um ritmo mais rápido nos últimos 10 anos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Casos de gripe no Japão atingiram nível de alerta, segundo as autoridades de saúde.
Com aumento de casos de gripe no Japão, muitas escolas japonesas estão dando folga para algumas classes com alunos gripados. Autoridades de saúde do país estão preocupadas com a situação. Foto: NHK News.

O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão, e outras entidades de saúde, afirmaram que cerca de 5.000 instituições médicas (em todo o país) relataram 166.690 pacientes com gripe. O registro foi feito num período de 7 dias, até o dia 10 de dezembro.

Em relação à semana anterior, entre o final de novembro e início de dezembro, o número de pessoas com gripe foi mais de 34.000 casos registrados nesse período.

O número de pacientes por instituição de saúde ficou em média de 33,72 casos/clínica. É a primeira vez, nesta temporada de inverno, que a média ultrapassa o nível de alerta de 30 casos/clínica.

Para a semana, entre 11 de dezembro e 17 de dezembro, o número estimado de pessoas com gripe é de 1,11 milhão de casos em todo o país. Desde o dia 4 de setembro até agora, o número de pessoas com gripe é estimado em torno de 8 milhões de casos.

Das 47 províncias japonesas, trinta e três delas ultrapassaram o nível de alerta de 30 casos/clínica. A província de Hokkaido atingiu mais que o dobro de pessoas infectadas, registrando 60,97 casos/clínica.

Segundo a NHK, treze províncias ultrapassaram o limite de 10 casos/clínica para um aviso de atenção, incluindo Osaka (com 22,2 casos/clínica) e Tóquio (com 20,3 casos/clínica).


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 16 de dezembro de 2023

Iluminação especial na Torre do Sol.

Parque Comemorativo Expo' 70 mostra seu show de luzes de inverno em Osaka.


Osaka - Para quem estiver na região de Kansai, esta é a oportunidade de visitar o Parque Comemorativo Expo' 70, na cidade de Suita. Durante o mês de dezembro,  a iluminação anual de inverno deixa o local com um brilho especial durante à noite, enaltecendo o principal símbolo do parque: a icônica Torre do Sol.

www.nikkeyon.blogspot.com
Parque Comemorativo Expo' 70 mostra seu show de luzes de inverno em Osaka.
Iluminação de inverno na Torre do Sol, no Parque Comemorativo Expo' 70, em Suita, Osaka. Foto: The Asahi Shimbun. 

Inundada com as cores do arco-íris, a gigante escultura Torre do Sol parece irreconhecível com a iluminação especial. Além da projeção de flocos de neve nas paredes da torre, o público também fica encantado com o show dos canhões de luzes no céu noturno.

Este ano, o festival de inverno do parque traz uma outra novidade: uma estrutura iluminada de 7 metros de altura, com formato de árvore de Natal.

O enorme parque foi construído no local onde ocorreu o famoso evento internacional de 1970: a Osaka Expo' 70. A Torre do Sol foi criada pelo famoso artista japonês Taro Okamoto, erguida especialmente para a feira de exposições. 

Com o fim da Osaka Expo' 70, muita coisa foi demolida. Mas a Torre do Sol acabou sendo preservada, com a finalidade de manter na memória a importância do evento para a história do Japão.

O público pode apreciar a iluminação especial de inverno todas as sextas-feiras e finais de semana, desde o pôr do sol até às 21h. A atração ficará no local até 30 de dezembro deste ano. No dia 28 de dezembro (quinta-feira), será oferecido um show de iluminação extra no parque. 


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.