quarta-feira, 12 de maio de 2021

No limite da paciência.

Idosos japoneses tentam reservar as vacinas contra COVID-19, mas ficam frustrados com a demora.


Tóquio - Confuso e irritante. Essas são umas das palavras mais usadas para descrever o lento e mal preparado programa governamental de vacinas contra o coronavírus no Japão.

Idosos japoneses tentam reservar as vacinas contra COVID-19, mas ficam frustrados com a demora.
Idosos aguardando ajuda para reservar as vacinas contra a COVID-19 em Fukushima. Foto: Kazuhiro Nagashima.

No dia 10 de maio, iniciou-se as reservas de vacinas para cidadãos idosos em todo o país, por internet e por telefone. Entretanto, o fornecimento limitado de vacinas e a forma de como reservá-las (do tipo: primeiro a chegar, primeiro a ser servido), deixou os sistemas de telefonia e de internet congestionados.

Uma mulher de 83 anos que mora sozinha em Tachikawa, oeste de Tóquio,  comentou que não possuía computador e nem smartphone para acessar a internet. Ela também não tem ninguém que possa ajudá-la a fazer uma reserva de vacina em seu nome.

Ela tentou ligar pelo telefone no dia 6 de maio, quando o município começou a aceitar as reservas. Porém, até o dia 10 de maio, ela não tinha conseguido ligar ainda .

"Posso tentar de novo no final deste mês. Mas, se eu contrair COVID-19, serei obrigada a pedir demissão do meu emprego", disse a mulher de Tachikawa.

Na cidade Higashikurume, também a oeste de Tóquio, cerca de 30 idosos, que não conseguiram reservar as vacinas, se reuniram no prédio do governo local. No meio do grupo, um homem de 70 anos disse que ligou  30 vezes, desde às 9 horas da manhã quando o serviço telefônico começou a operar. Contudo, com tanta insistência, ele não conseguiu ser atendido.

Um funcionário do governo municipal de Higashikurume disse que, para evitar o congestionamento de pessoas nas seções de consulta de vacinação, o município deixou de realizar as reservas por telefone.

Na cidade Narashino, província de Chiba, também realizou as reservas de vacinação por telefone às 8h30 da manhã do dia 10 de maio. Porém, todas as vacinas disponíveis foram reservadas em 30 minutos. Um morador da cidade, um homem de 77 anos, não conseguiu reservar a vacina pelo telefone, mas tentou acessar o site da prefeitura para agendar pela internet. Sem sucesso também.

"Meu neto, que está tendo aulas online da faculdade devido à pandemia, vai me ajudar da próxima vez. Então irei planejar o uso da internet e do telefone quando as reservas recomeçarem", disse o homem de Narashino.

Em Kawagoe, província de Saitama, o fornecimento limitado de vacinas forçou o governo municipal a atrasar, em cerca de um mês, o envio de vales de vacinação para residentes na faixa etária de 65 a 74 anos.

O governo municipal de Kawagoe começou a aceitar as reservas de pessoas com 75 anos, ou mais, no dia 6 de maio. Embora haja cerca de 48.000 residentes nessa faixa etária, o governo da cidade estabeleceu um limite de 6.200 reservas de vacinação para o primeiro lote de vacinas. Uma autoridade municipal responsável pelo programa disse que a entrega das vacinas foi mais demorada do que o esperado. Com o atraso, o governo da cidade decidiu adiar o envio dos cupons de vacinação para a próxima faixa etária de idosos.

O governo da cidade de Uji, província de Kyoto, desistiu de usar o sistema de reservas de vacinação pela internet devido a uma falha no desenvolvimento do programa. Agora, os idosos estão sendo encorajados a enviar as suas reservas de vacinas por telefone, fax ou correio. Segundo os funcionários do governo municipal, o sistema foi desenvolvido por um contratante externo que descobriu uma deficiência de segurança das reservas feitas pela internet, . Assim, o sistema não será usado por enquanto, até que a falha seja sanada pelo desenvolvedor do programa.

Nikkey ON!: Dessa forma, até o início das olímpiadas de Tóquio em julho, nem a metade da população do Japão vai estar vacinada contra a COVID-19. Torcer para que os casos de infecções por coronavírus não se espalhem descontroladamente pelo país.


Fonte: The Asahi Shimbun.


www.nikkeyon.blogspot.com

terça-feira, 11 de maio de 2021

A cobra criada.

Píton de 3,5 metros foge de casa e mobiliza a polícia de Yokohama.


Kanagawa - Desde o dia 6 de maio, uma equipe policial de Yokohama está a procura de uma cobra píton de 3,5 metros que escapou de um apartamento durante a ausência de seu dono.

Píton de 3,5 metros foge de casa e mobiliza a polícia de Yokohama.
A píton-reticulada que escapou do apartamento do seu dono. Foto: Proprietário do réptil.

A central de polícia mobilizou 14 policiais e cães farejadores na busca da cobra, mas até momento nenhum sinal de vida do réptil.

A cobra fujona é da espécie píton-reticulada e pesa 13 quilos. O seu dono, aparentando ter 20 anos, a mantinha presa dentro do apartamento, localizado no bairro de Totsuka na cidade de Yokohama, Kanagawa. O apartamento está situado numa área residencial a cerca de 3 km ao norte da estação de trem  JR Totsuka. Um campo de golfe e uma área densamente arborizada estão localizados próximos do apartamento onde a cobra fugiu.

O proprietário relatou o desaparecimento da cobra para a polícia às 21h25 do dia 6 de maio. Ele não estava no apartamento desde às 8 horas da manhã. Quando voltou para casa, por volta das 21h, o dono percebeu que uma das janelas do apartamento estava aberta e a fechadura da gaiola da cobra estava quebrada.

A píton-reticulada não é uma cobra venenosa, mas pode matar uma pessoa, ou um animal, com sua capacidade de sufocar as presas, de acordo com o centro de bem-estar animal de Yokohama. As cobras pítons têm hábitos noturnos e gostam de subir em árvores ou de se esconder em densos arbustos durante o dia.

É necessário uma licença especial para criar uma píton-reticulada dentro de casa no Japão. A licença é fornecida pelas autoridades locais, de acordo com a lei de bem-estar e de manejo de animais do país.

O dono do réptil recebeu a autorização da cidade de Yokohama em 2017, com base em seu pedido de que alojaria a cobra num compartimento de vidro reforçado. Entretanto, após a fuga da cobra, o homem disse às autoridades do centro de bem-estar animal que mantinha a píton dentro de uma gaiola de madeira com 60cm de comprimento, 90cm de largura e 50cm de altura. A fechadura era de metal, mas pelo que parece, a píton conseguiu quebrá-la para poder fugir.

"A cobra foi crescendo, então eu a coloquei em uma gaiola maior do que a original declarada", disse o proprietário do réptil desaparecido às autoridades do centro de bem-estar animal. Quando é feito alguma mudança no local onde o animal vive, neste caso uma gaiola maior, a pessoa é obrigada a fazer uma nova licença especial avisando a troca. Contudo, de acordo com o depoimento do dono da cobra, ele acabou esquecendo de renovar o documento.

Os residentes locais ficaram alarmados com a notícia de uma píton vagando pelo bairro. Eles foram aconselhados pela polícia a não se aproximar das áreas de vegetação densa do bairro.

Nikkey ON! comenta: afinal de contas, a cobra fugiu ou foi roubada? História mais estranha. Vamos ver quando essa píton vai aparecer...


Fonte: The Asahi Shimbun.


ATUALIZADO: A píton foi capturada viva no dia 22 de maio, após duas semanas de uma intensa busca envolvendo policiais, bombeiros e especialistas em répteis. Pelo que parece, a cobra estava escondida dentro do sótão do apartamento do dono...
 

www.nikkeyon.blogspot.com