Píton de 3,5 metros foge de casa e mobiliza a polícia de Yokohama.
Kanagawa - Desde o dia 6 de maio, uma equipe policial de Yokohama está a procura de uma cobra píton de 3,5 metros que escapou de um apartamento durante a ausência de seu dono.
A píton-reticulada que escapou do apartamento do seu dono. Foto: Proprietário do réptil.
A central de polícia mobilizou 14 policiais e cães farejadores na busca da cobra, mas até momento nenhum sinal de vida do réptil.
A cobra fujona é da espécie píton-reticulada e pesa 13 quilos. O seu dono, aparentando ter 20 anos, a mantinha presa dentro do apartamento, localizado no bairro de Totsuka na cidade de Yokohama, Kanagawa. O apartamento está situado numa área residencial a cerca de 3 km ao norte da estação de trem JR Totsuka. Um campo de golfe e uma área densamente arborizada estão localizados próximos do apartamento onde a cobra fugiu.
O proprietário relatou o desaparecimento da cobra para a polícia às 21h25 do dia 6 de maio. Ele não estava no apartamento desde às 8 horas da manhã. Quando voltou para casa, por volta das 21h, o dono percebeu que uma das janelas do apartamento estava aberta e a fechadura da gaiola da cobra estava quebrada.
A píton-reticulada não é uma cobra venenosa, mas pode matar uma pessoa, ou um animal, com sua capacidade de sufocar as presas, de acordo com o centro de bem-estar animal de Yokohama. As cobras pítons têm hábitos noturnos e gostam de subir em árvores ou de se esconder em densos arbustos durante o dia.
É necessário uma licença especial para criar uma píton-reticulada dentro de casa no Japão. A licença é fornecida pelas autoridades locais, de acordo com a lei de bem-estar e de manejo de animais do país.
O dono do réptil recebeu a autorização da cidade de Yokohama em 2017, com base em seu pedido de que alojaria a cobra num compartimento de vidro reforçado. Entretanto, após a fuga da cobra, o homem disse às autoridades do centro de bem-estar animal que mantinha a píton dentro de uma gaiola de madeira com 60cm de comprimento, 90cm de largura e 50cm de altura. A fechadura era de metal, mas pelo que parece, a píton conseguiu quebrá-la para poder fugir.
"A cobra foi crescendo, então eu a coloquei em uma gaiola maior do que a original declarada", disse o proprietário do réptil desaparecido às autoridades do centro de bem-estar animal. Quando é feito alguma mudança no local onde o animal vive, neste caso uma gaiola maior, a pessoa é obrigada a fazer uma nova licença especial avisando a troca. Contudo, de acordo com o depoimento do dono da cobra, ele acabou esquecendo de renovar o documento.
Os residentes locais ficaram alarmados com a notícia de uma píton vagando pelo bairro. Eles foram aconselhados pela polícia a não se aproximar das áreas de vegetação densa do bairro.
Nikkey ON! comenta: afinal de contas, a cobra fugiu ou foi roubada? História mais estranha. Vamos ver quando essa píton vai aparecer...
Fonte: The Asahi Shimbun.
ATUALIZADO: A píton foi capturada viva no dia 22 de maio, após duas semanas de uma intensa busca envolvendo policiais, bombeiros e especialistas em répteis. Pelo que parece, a cobra estava escondida dentro do sótão do apartamento do dono...
Nenhum comentário:
Postar um comentário