Idosos japoneses tentam reservar as vacinas contra COVID-19, mas ficam frustrados com a demora.
Tóquio - Confuso e irritante. Essas são umas das palavras mais usadas para descrever o lento e mal preparado programa governamental de vacinas contra o coronavírus no Japão.
Idosos aguardando ajuda para reservar as vacinas contra a COVID-19 em Fukushima. Foto: Kazuhiro Nagashima.
No dia 10 de maio, iniciou-se as reservas de vacinas para cidadãos idosos em todo o país, por internet e por telefone. Entretanto, o fornecimento limitado de vacinas e a forma de como reservá-las (do tipo: primeiro a chegar, primeiro a ser servido), deixou os sistemas de telefonia e de internet congestionados.
Uma mulher de 83 anos que mora sozinha em Tachikawa, oeste de Tóquio, comentou que não possuía computador e nem smartphone para acessar a internet. Ela também não tem ninguém que possa ajudá-la a fazer uma reserva de vacina em seu nome.
Ela tentou ligar pelo telefone no dia 6 de maio, quando o município começou a aceitar as reservas. Porém, até o dia 10 de maio, ela não tinha conseguido ligar ainda .
"Posso tentar de novo no final deste mês. Mas, se eu contrair COVID-19, serei obrigada a pedir demissão do meu emprego", disse a mulher de Tachikawa.
Na cidade Higashikurume, também a oeste de Tóquio, cerca de 30 idosos, que não conseguiram reservar as vacinas, se reuniram no prédio do governo local. No meio do grupo, um homem de 70 anos disse que ligou 30 vezes, desde às 9 horas da manhã quando o serviço telefônico começou a operar. Contudo, com tanta insistência, ele não conseguiu ser atendido.
Um funcionário do governo municipal de Higashikurume disse que, para evitar o congestionamento de pessoas nas seções de consulta de vacinação, o município deixou de realizar as reservas por telefone.
Na cidade Narashino, província de Chiba, também realizou as reservas de vacinação por telefone às 8h30 da manhã do dia 10 de maio. Porém, todas as vacinas disponíveis foram reservadas em 30 minutos. Um morador da cidade, um homem de 77 anos, não conseguiu reservar a vacina pelo telefone, mas tentou acessar o site da prefeitura para agendar pela internet. Sem sucesso também.
"Meu neto, que está tendo aulas online da faculdade devido à pandemia, vai me ajudar da próxima vez. Então irei planejar o uso da internet e do telefone quando as reservas recomeçarem", disse o homem de Narashino.
Em Kawagoe, província de Saitama, o fornecimento limitado de vacinas forçou o governo municipal a atrasar, em cerca de um mês, o envio de vales de vacinação para residentes na faixa etária de 65 a 74 anos.
O governo municipal de Kawagoe começou a aceitar as reservas de pessoas com 75 anos, ou mais, no dia 6 de maio. Embora haja cerca de 48.000 residentes nessa faixa etária, o governo da cidade estabeleceu um limite de 6.200 reservas de vacinação para o primeiro lote de vacinas. Uma autoridade municipal responsável pelo programa disse que a entrega das vacinas foi mais demorada do que o esperado. Com o atraso, o governo da cidade decidiu adiar o envio dos cupons de vacinação para a próxima faixa etária de idosos.
O governo da cidade de Uji, província de Kyoto, desistiu de usar o sistema de reservas de vacinação pela internet devido a uma falha no desenvolvimento do programa. Agora, os idosos estão sendo encorajados a enviar as suas reservas de vacinas por telefone, fax ou correio. Segundo os funcionários do governo municipal, o sistema foi desenvolvido por um contratante externo que descobriu uma deficiência de segurança das reservas feitas pela internet, . Assim, o sistema não será usado por enquanto, até que a falha seja sanada pelo desenvolvedor do programa.
Nikkey ON!: Dessa forma, até o início das olímpiadas de Tóquio em julho, nem a metade da população do Japão vai estar vacinada contra a COVID-19. Torcer para que os casos de infecções por coronavírus não se espalhem descontroladamente pelo país.
Fonte: The Asahi Shimbun.
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