domingo, 2 de janeiro de 2022

Mensagem de ano novo.

Imperador Naruhito faz um discurso compartilhando dor e esperança em meio à pandemia.


Tokyo - Em um vídeo-discurso de ano novo transmitido neste sábado, 1 de janeiro, o imperador japonês Naruhito relembrou de fatos que ocorreram no Japão em 2021. Sendo o segundo ano da pandemia do coronavírus no país e no mundo, ele pediu para que as pessoas "compartilhem sua dor e apoiem umas às outras na busca de ajuda".

www.nikkeyon.blogspot.com
Imperador Naruhito faz um discurso compartilhando dor e esperança em meio à pandemia.
Imperador Naruhito e a imperatriz Masako se dirigindo à nação em uma mensagem de ano novo, feita em vídeo-discurso. Foto: Agência da Casa Imperial.

Elogiando a alta taxa de pessoas vacinadas no Japão e, ao mesmo tempo, reconhecendo o surgimento da variante ômicron, o imperador agradeceu a todas equipes médicas do país envolvidas na luta contra a pandemia. Além disso, ele também expressou condolências aos que morreram de COVID-19 no ano passado.

"Do fundo do meu coração, rezo para que nós superemos esses tempos difíceis", disse o imperador ao lado de sua esposa, a imperatriz Masako.

Sua mensagem vem em meio às preocupações sobre o potencial ressurgimento dos casos de coronavírus, durante e após o feriado de Ano Novo no Japão. Até o momento, o governo relatou casos da variante ômicron em 47 províncias japonesas.

Além da pandemia, o imperador lembrou do décimo aniversário do grande terremoto e tsunami de 2011, que devastaram o litoral nordeste do Japão.

"Por meio dos esforços implacáveis das pessoas, providências foram tomadas em direção à recuperação. Entretanto, observo que ainda há muitas pessoas passando por momentos difíceis, mesmo após 10 anos", disse ele.

Em uma outra retrospectiva, o imperador Naruhito expressou tristeza por aqueles que morreram em outros desastres naturais em 2021, como tufões e chuvas fortes. Ele manifestou sua solidariedade pelas pessoas afetadas pelas tragédias do ano que terminou.

Realizadas no verão passado, o imperador também mencionou as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio 2020+1. "Mesmo sem espectadores nos locais das competições devido à pandemia da COVID-19 no país, acredito que os esforços dos atletas e dos organizadores deram coragem e esperança às pessoas que assistiram as competições pela televisão", afirmou ele.

O imperador Naruhito, a imperatriz Masako e outros membros da família imperial geralmente se reúnem na varanda do palácio imperial no dia 2 de janeiro. Anualmente nessa data, a família imperial cumprimenta todo povo simpatizante que vem desejá-los "feliz ano novo". Mas, este é o segundo ano consecutivo que o evento é cancelado pela Agência da Casa Imperial, por causa da pandemia do coronavírus em curso no país.


Fonte: Kyodo News.


www.nikkeyon.blogspot.com

sábado, 1 de janeiro de 2022

Morre o suspeito pelo incêndio em Osaka.

Fazia 2 semanas que o homem estava internado no hospital em estado grave.


Osaka - Na última quinta-feira, 30 de dezembro, morreu, em um hospoital de Osaka, o homem suspeito de provocar um incêndio dentro de uma clínica de saúde mental. O crime ocorreu em um prédio da região central de Osaka em 17 de dezembro, deixando 25 mortos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Fazia 2 semanas que o homem estava internado no hospital em estado grave.
Morio Tanimoto, suspeito pelo incêndio em uma clínica de saúde, morreu na quinta-feira em um hospital de Osaka. Foto: The Asahi Shimbun.

Morio Tanimoto, de 61 anos, estava em estado bastante grave no hospital. Ele sofreu queimaduras pelo corpo e intoxicação por monóxido de carbono. Com sua morte, as investigações policiais ficarão mais complicadas para determinar o motivo do ataque incendiário. Tanimoto era ex-paciente da clínica.

Segundo a polícia, o suspeito teria colocado gasolina em recipientes e as escondeu dentro de sacolas de papel. Imagens de uma câmera de segurança filmou Tanimoto segurando as sacolas de papel assim que ele chegou ao prédio. Ele colocou as sacolas no chão da clínica, deixou o líquido inflamável escorrer pelo chão e ateou fogo na entrada do recinto. Em outras imagens, ele aparece bloqueando a porta da clínica, impedindo que as pessoas escapassem do incêndio.

O incêndio durou meia hora e destruiu o quarto andar do estreito prédio comercial onde ficava a clínica. Segundo os canais de notícias do Japão, a maioria das vítimas fatais morreu por inalação de monóxido de carbono, pois não conseguiram fugir do local com a saída bloqueada pelo suspeito.

Incêndios criminosos são bastante incomuns no Japão. Mas alguns criminosos no Japão podem agir de forma fria e inconsequente. Um exemplo disso foi em 2019, quando um japonês provocou um incêndio que destruiu um estúdio de animação em Kyoto. O crime deixou 36 pessoas mortas e foi um dos casos mais mortais do país em décadas.

Segundo Nobuo Komiya, professor e especialista em criminologia da Universidade Taisho - Tóquio,  a recorrência de ataques incendiários em grande escala pode ser, em parte, devido às rígidas leis japonesas sobre armas de fogo.

"Se um criminoso fica com raiva de algo, uma das maneiras mais fáceis de agir de forma violenta no Japão é começar um incêndio. Nos Estados Unidos, usar um revólver é a maneira mais fácil, pois armas de fogo são legalizadas no país", disse Komiya.


Fontes: Japan Today / NHK News.


www.nikkeyon.blogspot.com


Saindo de uma notícia triste e desejando agora algo mais otimista para você leitor! 👍😅💓


Feliz Ano Novo.

Feliz Ano Novo!