Imperador Naruhito faz um discurso compartilhando dor e esperança em meio à pandemia.
Tokyo - Em um vídeo-discurso de ano novo transmitido neste sábado, 1 de janeiro, o imperador japonês Naruhito relembrou de fatos que ocorreram no Japão em 2021. Sendo o segundo ano da pandemia do coronavírus no país e no mundo, ele pediu para que as pessoas "compartilhem sua dor e apoiem umas às outras na busca de ajuda".
www.nikkeyon.blogspot.com
Imperador Naruhito e a imperatriz Masako se dirigindo à nação em uma mensagem de ano novo, feita em vídeo-discurso. Foto: Agência da Casa Imperial.
Elogiando a alta taxa de pessoas vacinadas no Japão e, ao mesmo tempo, reconhecendo o surgimento da variante ômicron, o imperador agradeceu a todas equipes médicas do país envolvidas na luta contra a pandemia. Além disso, ele também expressou condolências aos que morreram de COVID-19 no ano passado.
"Do fundo do meu coração, rezo para que nós superemos esses tempos difíceis", disse o imperador ao lado de sua esposa, a imperatriz Masako.
Sua mensagem vem em meio às preocupações sobre o potencial ressurgimento dos casos de coronavírus, durante e após o feriado de Ano Novo no Japão. Até o momento, o governo relatou casos da variante ômicron em 47 províncias japonesas.
Além da pandemia, o imperador lembrou do décimo aniversário do grande terremoto e tsunami de 2011, que devastaram o litoral nordeste do Japão.
"Por meio dos esforços implacáveis das pessoas, providências foram tomadas em direção à recuperação. Entretanto, observo que ainda há muitas pessoas passando por momentos difíceis, mesmo após 10 anos", disse ele.
Em uma outra retrospectiva, o imperador Naruhito expressou tristeza por aqueles que morreram em outros desastres naturais em 2021, como tufões e chuvas fortes. Ele manifestou sua solidariedade pelas pessoas afetadas pelas tragédias do ano que terminou.
Realizadas no verão passado, o imperador também mencionou as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio 2020+1. "Mesmo sem espectadores nos locais das competições devido à pandemia da COVID-19 no país, acredito que os esforços dos atletas e dos organizadores deram coragem e esperança às pessoas que assistiram as competições pela televisão", afirmou ele.
O imperador Naruhito, a imperatriz Masako e outros membros da família imperial geralmente se reúnem na varanda do palácio imperial no dia 2 de janeiro. Anualmente nessa data, a família imperial cumprimenta todo povo simpatizante que vem desejá-los "feliz ano novo". Mas, este é o segundo ano consecutivo que o evento é cancelado pela Agência da Casa Imperial, por causa da pandemia do coronavírus em curso no país.
Fonte: Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário