segunda-feira, 25 de abril de 2022

Quem deixou a torneira aberta?

Professor japonês entra em apuros depois de gastar a água encanada da escola em excesso.


Tóquio - No final do ano passado, uma escola na cidade de Yokosuka, província de Kanagawa, levou um tremendo susto quando recebeu sua conta de água de aproximadamente 3,5 milhões de ienes (US$ 27 mil). 

www.nikkeyon.blogspot.com
Professor japonês entra em apuros depois de gastar a água encanada da escola em excesso.
Um professor acreditava que deixando o registro d'água da piscina aberto constantemente evitaria infecções por coronavírus na escola. No entanto, a escola japonesa acabou recebendo uma conta de água caríssima pela ideia equivocada do docente responsável.

O responsável pelo gasto excessivo de água, por meses, foi um professor que era encarregado pela manutenção da piscina da instituição de ensino. A explicação que ele deu para a diretoria, pela caríssima conta de água, foi a seguinte: evitar qualquer tipo de infecção por coronavírus, entre os alunos e professores, dentro da escola.

O professor, que não teve a identidade revelada, acreditava que o fluxo constante de água limpa manteria a piscina da escola livre do vírus da COVID-19. O registro da piscina ficou constantemente aberto desde o final de junho até início de setembro do ano passado.

Normalmente, o cloro e as máquinas de filtragem mantêm a água da piscina limpa. "O professor, de alguma forma, teve a ideia errada de deixar a água encanada jorrando o tempo todo dentro da piscina, achando que isso ajudaria a prevenir o coronavírus", disse Akira Kojiri, funcionário do conselho de educação do município.

Outros membros da escola, ocasionalmente, notavam o desperdício de água e fechavam o registro da piscina de imediato. Entretanto, o professor voltava a abrir o registro quando percebia que alguém havia interrompido o fluxo de água.

Segundo Kojiri, cerca de 4.000 metros cúbicos de água foram desperdiçados em pouco mais de dois meses. Essa quantidade de água jogada fora daria para encher 11 vezes a piscina da escola.

Agora, as autoridades do governo municipal de Yokosuka exigem que o professor responsável pelo desperdício de água, e mais dois supervisores, paguem a metade da conta de 3,5 milhões de ienes.

"Pedimos desculpas aos nossos moradores pelos danos causados nas finanças públicas de nossa cidade", informaram as autoridades de Yokosuka, em um comunicado municipal.


Fonte: Japan Today.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 24 de abril de 2022

Provável naufrágio.

Um pequeno barco de passageiros, com turistas a bordo, desaparece no mar de Hokkaido.


Sapporo - Um barco turístico, com 26 pessoas a bordo, desapareceu na região norte de Hokkaido neste sábado, dia 23 de abril. Antes da perda total de contato, a tripulação do barco tinha pedido socorro a Guarda Costeira do Japão (JCG) pois a embarcação enfrentava problemas e começou a afundar no mar.

www.nikkeyon.blogspot.com
Um pequeno barco de passageiros, com turistas a bordo, desaparece no mar de Hokkaido.
O barco turístico "Kazu I" desapareceu na região da península de Shiretoko, em Hokkaido. Foto: Kyodo News.

A guarda costeira comunicou à imprensa que recebeu o primeiro pedido de socorro por volta das 13h15 deste sábado. Até as 20 horas do mesmo dia, as autoridades costeiras disseram não ter encontrado o barco, chamado "KAZU I", e nem as pessoas que estavam a bordo da embarcação. O destino do barco permanece desconhecido até o momento.

Quando o barco comunicou o problema, ele estava cruzando a área próxima da cachoeira de Kashuni, famoso local de visitação turística de Hokkaido. Vinte e dois adultos e duas crianças que estavam a bordo da embarcação eram turistas, junto com dois tripulantes, informou a JCG.

Barcos de patrulhamento e um helicóptero foram enviados ao local para realizar o resgate dos passageiros. A área em que o barco navegava é conhecida pelo nome de península de Shiretoko. 

No último contato, o tripulante informou ao operador da guarda costeira, por volta das 15 horas, que a embarcação estava inclinada no mar a um ângulo de 30 graus. Depois disso, não houve mais informações sobre a situação do barco, disse a JCG.

Por volta do meio-dia, ondas altas e o vento forte foram observados na área do incidente, de acordo com a cooperativa de pesca local. Por causa do mau tempo, a mesma cooperativa informou que seus barcos de pesca voltaram mais cedo ao porto pela manhã do sábado.

A região onde o barco desapareceu é conhecida pelos blocos de gelo que ficam à deriva em alto mar. A península de Shiretoko também é conhecida por ter muitas espécies raras de animais e plantas. Em 2005, a península foi designada como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.