sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Saldo negativo da balança comercial.

Japão registra déficit comercial recorde no primeiro semestre do ano fiscal.


Tóquio - Nos primeiros seis meses do ano fiscal japonês, entre abril e setembro deste ano, o déficit comercial do Japão atingiu um nível recorde jamais visto nos últimos anos. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão registra déficit comercial recorde no primeiro semestre do ano fiscal.
Déficit comercial do primeiro semestre fiscal do Japão foi de 11 trilhões de ienes, um recorde jamais visto antes no país. Foto: NHK News.

A principal causa do saldo negativo da balança comercial foi provocado pelo enfraquecimento da moeda japonesa, prejudicando o poder de compra do país.

Dados preliminares, divulgados pelo Ministério da Fazenda do Japão, mostram um déficit comercial de 11 trilhões de ienes no primeiro semestre fiscal. Esse valor equivale a 73 bilhões de dólares.

Desde o ano de 1979, período em que o ministério começou a comparar os dados da balança comercial japonesa, o país nunca tinha visto um semestre com um encarecimento tão expressivo das importações.

As importações tiveram uma elevação de 44,5%, chegando registrar mais de 400 bilhões de dólares. Além da desvalorização acentuada do iene, o aumento de preços de importação de energia (petróleo bruto, gás natural liquefeito e carvão) também contribuiu para deixar a balança comercial desfavorável no Japão.

As exportações também registraram uma elevação no mesmo semestre, mas foi de 19,6%. Os aumentos da exportação de automóveis, e de produtos siderúrgicos, não foram suficientes para superar as importações do mesmo período.

O Japão vem registrando um déficit comercial nos últimos 14 meses, com a guerra da Rússia contra a Ucrânia elevando os preços do petróleo e de outras energias.

Somente em setembro, o déficit ficou em 2,09 trilhões de ienes. Um mês antes, o país registrou um déficit comercial recorde de 2,82 trilhões de ienes.


Fontes: NHK News / Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Carteiro robotizado do Japão.

Japan Post testa robô que vai sozinho até o cliente para pegar a correspondência.


Nagoya - A empresa de correios do Japão, o Japan Post (JP), está realizando alguns testes de um robô  que é programado para ir sozinho até a porta do cliente.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japan Post testa robô que vai sozinho até o cliente para pegar a correspondência.
Foto de alguns modelos de robôs da Japan Post. O modelo testado, durante a reportagem da NHK, foi o robô branco em forma de caixa (segundo da esquerda para direita). Foto: NHK News.

Os testes estão sendo realizados em um edifício de escritórios na cidade de Nagoya, província de Aichi. Quando alguém do prédio quer enviar alguma correspondência pelos correios, a pessoa simplesmente telefona, ou envia uma mensagem, para o centro de logística do JP, que fica no mesmo prédio.

Durante a solicitação, o funcionário do JP usa um tablet dos correios para inserir as informações necessárias do cliente. As informações são repassadas para o robô que, em seguida, segue sozinho até o andar da empresa, onde ele irá pegar a correspondência.

Assim que a máquina chega até seu destino, o cliente digita uma senha pré-atribuída no teclado do robô. Depois, automaticamente, o robô abre a tampa de seu compartimento para a inserção da correspondência ou pacote do remetente.

O Japan Post explicou que deseja usar robôs na empresa daqui alguns anos,  para melhorar a eficiência operacional de coleta e entrega de correspondências.

Yutaka Nishijima, um funcionário da Japan Post, disse ao repórter: "Os robôs conseguem lidar melhor com as solicitações dos clientes em qualquer horário do dia, seja de manhã, tarde ou noite. Esperamos oferecer nossos serviços de forma mais flexível no futuro".

As autoridades japonesas devem simplificar os procedimentos de entrega autônoma em vias públicas, feita por robôs, no início do próximo ano.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.