Japão registra déficit comercial recorde no primeiro semestre do ano fiscal.
Tóquio - Nos primeiros seis meses do ano fiscal japonês, entre abril e setembro deste ano, o déficit comercial do Japão atingiu um nível recorde jamais visto nos últimos anos.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Déficit comercial do primeiro semestre fiscal do Japão foi de 11 trilhões de ienes, um recorde jamais visto antes no país. Foto: NHK News. |
A principal causa do saldo negativo da balança comercial foi provocado pelo enfraquecimento da moeda japonesa, prejudicando o poder de compra do país.
Dados preliminares, divulgados pelo Ministério da Fazenda do Japão, mostram um déficit comercial de 11 trilhões de ienes no primeiro semestre fiscal. Esse valor equivale a 73 bilhões de dólares.
Desde o ano de 1979, período em que o ministério começou a comparar os dados da balança comercial japonesa, o país nunca tinha visto um semestre com um encarecimento tão expressivo das importações.
As importações tiveram uma elevação de 44,5%, chegando registrar mais de 400 bilhões de dólares. Além da desvalorização acentuada do iene, o aumento de preços de importação de energia (petróleo bruto, gás natural liquefeito e carvão) também contribuiu para deixar a balança comercial desfavorável no Japão.
As exportações também registraram uma elevação no mesmo semestre, mas foi de 19,6%. Os aumentos da exportação de automóveis, e de produtos siderúrgicos, não foram suficientes para superar as importações do mesmo período.
O Japão vem registrando um déficit comercial nos últimos 14 meses, com a guerra da Rússia contra a Ucrânia elevando os preços do petróleo e de outras energias.
Somente em setembro, o déficit ficou em 2,09 trilhões de ienes. Um mês antes, o país registrou um déficit comercial recorde de 2,82 trilhões de ienes.
Fontes: NHK News / Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário