quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Robô entregador.

Robô autônomo entrega comida em teste em Kanagawa.


Yokohama - Na província de Kanagawa, uma rede de restaurantes do Japão está entre um grupo de empresas que começaram a testar robôs de entrega autônomo.

www.nikkeyon.blogspot.com
Robô autônomo entrega comida em teste em Kanagawa.
Em Fujisawa, na província de Kanagawa, uma rede de restaurantes está testando robôs entregadores autônomos para transportar os pedidos até os clientes.
Foto: NHK News.   
                                                              

A rede Yoshinoya, que vende as famosas tigelas de carne gyudon, está realizando testes com uma empresa de entrega de comida e o fabricante de robôs.

O sistema funciona da seguinte forma: os clientes fazem seus pedidos por um aplicativo da empresa de entrega. Assim que o pedido é efetuado, um funcionário do restaurante coloca os itens da entrega dentro de um compartimento do robô. A máquina usa as vias públicas em uma área residencial e viaja a cerca de 4 km/h.

O robô entregador calcula automaticamente a rota com base no endereço do cliente. E, finalmente, o cliente usa o aplicativo para acessar o compartimento do robô onde está o seu pedido.

Uma grave escassez de entregadores levou o governo do Japão a revisar a lei de trânsito em abril do ano passado. A mudança da lei permite que robôs autônomos usem estradas públicas onde as empresas notificam as autoridades primeiro.

As três empresas envolvidas no projeto esperam tornar o serviço de entrega por robôs em algo permanente.

"A escassez de trabalhadores no setor de logística provavelmente ficará ainda pior no futuro. Acreditamos que os robôs podem nos ajudar a resolver o problema", disse Masayoshi Tojima, da Panasonic Holdings.

Outros negócios estão se movendo na mesma direção. Uma rede de lojas de conveniência também tem planos de testar robôs de entrega, em vias públicas, em um futuro próximo.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Novo veículo ecológico do Japão.

Toyota revela sua novidade para o futuro: um híbrido que funciona com eletricidade e hidrogênio.


Tóquio - No último sábado, 16 de novembro, a Toyota Motor revelou sua nova van híbrida com um motor elétrico e um motor movido a hidrogênio, Segundo a montadora, a van quase não emite dióxido de carbono.

www.nikkeyon.blogspot.com
Toyota revela sua novidade para o futuro: um híbrido que funciona com eletricidade e hidrogênio.
A Toyota Motor revelou no sábado, 16 de novembro, sua nova van híbrida movida a eletricidade e a hidrogênio. A apresentação foi feita no circuito Fuji Speedway, na cidade de Oyama, província de Shizuoka. Foto: NHK News.

A apresentação do veículo para o público foi feita na pista de corrida Fuji Speedway, na cidade de Oyama, província de Shizuoka. Esta não é a primeira vez que a Toyota apresenta um carro movido a hidrogênio: ela já fabrica carros movidos a hidrogênio líquido para corrida.

De acordo com a Toyota, o novo veículo híbrido pode rodar 25% mais longe com uma única recarga de hidrogênio, chegando a uma autonomia de 250 quilômetros. A van teve rápidas acelarações nos testes de pista.

Atualmente, a infraestrutura de postos de reabastecimento de hidrogênio precisa melhorar muito no Japão e em outros países. Dessa forma, os motores a hidrogênio ainda precisam melhorar mais seu desempenho e rendimento, informou a Toyota.

O vice-presidente executivo da Toyota Motor, Hiroki Nakajima, disse aos repórteres: "Nosso principal desafio é melhorar a eficiência de combustível e estender a autonomia de direção. Pode levar tempo, mas esperamos avançar passo a passo, cooperando com outros."

A Toyota está planejando testar a nova van em estradas públicas no exterior, a partir da próxima primavera (março ~ abril de 2025), antes de colocar o veículo a venda no mercado.


Fontes: NHK News / Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.