domingo, 20 de junho de 2021

Preso por corrupção eleitoral.

Ex-ministro do Japão é condenado à prisão por compra de votos.


Tóquio - O ex-ministro da justiça, Katsuyuki Kawai, foi sentenciado na sexta-feira, 18 de junho, a três anos de prisão e multa de 1,3 milhão de ienes (US$ 12.000), devido a um esquema de compra de votos para a sua esposa se eleger nas eleições da câmara alta de 2019.

Ex-ministro do Japão é condenado à prisão por compra de votos.
Katsuyuki Kawai e sua esposa Anri Kawai: condenados por corrupção eleitoral. Foto: Nikkan-Gendai. 

Rejeitando a inocência parcial de Kawai, o Tribunal Distrital de Tóquio alegou que o político distribuiu um total de 28,7 milhões de ienes para 100 membros da assembleia local  e simpatizantes do distrito eleitoral de sua esposa, Anri Kawai, na província de Hiroshima.

"É um crime extremamente malicioso que prejudica significativamente uma eleição justa, que é a base da democracia", disse o juiz presidente Yasuaki Takahashi.

Os promotores do caso solicitaram uma pena de prisão de quatro anos e multa de 1,5 milhão de ienes durante o julgamento do ex-parlamentar Kawai.

A defesa apelou da decisão, tendo buscado a suspensão da sentença, com base no fato de que Kawai admitiu a maioria das acusações e renunciou ao cargo de legislador.

Sua fiança, concedida em março, foi revogada depois que Kawai foi condenado novamente sob custódia  na casa de detenção de Tóquio. Na sexta-feira, a defesa solicitou a sua libertação sob fiança novamente, mas foi rejeitada.

A decisão não mencionou a soma exorbitante de 150 milhões de ienes que a sede do Partido Liberal Democrata (LDP) forneceu a campanha de Anri Kawai, ocorrido antes das eleições de 2019 para a Câmara dos Conselheiros.

Katsuyuki Kawai negou que a quantia exorbitante tenha sido usado para comprar votos. Sua esposa Anri conquistou uma cadeira na câmara alta nas eleições de 2019, mas ela renunciou ao cargo em fevereiro deste ano após o escândalo do esquema de corrupção.

A campanha de Anri Kawai foi apoiada pelo então secretário chefe de gabinete Yoshihide Suga, atual primeiro-ministro do Japão, e por outros legisladores seniores do partido LDP.

De acordo com a sentença, o ex-ministro da Justiça deu cerca de 29 milhões de ienes a 100 políticos e simpatizantes locais, garantindo votos para a sua esposa nas eleições da câmara alta. Durante o processo, ele admitiu que 90 pessoas receberam o dinheiro para compra de votos.

Kawai alegou inocência no início do seu julgamento em agosto do ano passado, mas mudou de curso e se declarou culpado mais tarde. Em uma audiência em março deste ano, o ex-parlamentar disse: "Não posso negar que desejava que minha esposa fosse eleita".

A sede do LDP aprovou Anri Kawai como candidata adicional do distrito eleitoral de Hiroshima, com o objetivo de ganhar duas cadeiras da câmara alta. Entretanto, o comitê do partido da província não apoiou a decisão.

Em janeiro deste ano, o tribunal de Tóquio condenou Anri Kawai a 16 meses de prisão, com suspensão de cinco anos, por conspirar com o seu marido e distribuir 1,6 milhão de ienes para quatro membros da assembleia municipal de Hiroshima, entre março e maio de 2019.


Fonte: Kyodo News.



www.nikkeyon.blogspot.com

sábado, 19 de junho de 2021

Intoxicação alimentar na merenda escolar.

930 pessoas passaram mal após beber leite contaminado durante o almoço.


Toyama - Cerca de 930 pessoas, incluindo alunos e funcionários, sofreram intoxicação alimentar em 18 instituições de ensino de Toyama. Os sintomas apresentados pelas pessoas foram diarreia e dores de barriga, segundo o anúncio do governo municipal de Toyama na última quinta-feira.

930 pessoas passaram mal após beber leite contaminado durante o almoço.
Merenda escolar do Japão: beber leite faz parte do almoço dos estudantes japoneses. Foto: Mdig.

No total, 830 pessoas de nove escolas do primário e de quatro escolas do ginasial, e 100 pessoas de cinco creches foram intoxicadas pelo leite servido na merenda. De acordo com a prefeitura de Toyama, as trezes escolas envolvidas na intoxicação alimentar receberam o mesmo lote de leite para o horário das refeições do dia 16 de junho.

O leite foi entregue por uma firma local naquela manhã do dia 16 e foi mantido refrigerado até o horário do almoço. No caso das creches, o leite foi entregue na mesma data, mas distribuído duas vezes para os horários dos lanches.

Uma pessoa ligada ao caso disse que, embora a empresa distribuidora do leite tenha entregado o produto para as 18 escolas afetadas, as outras escolas da região, que também receberam o mesmo leite  na mesma data, tiveram nenhum registro de intoxicação.

O posto de saúde de Toyama está fiscalizando as amostras-testes para análise dos lotes de leite afetados do dia 16 de junho. Enquanto isso, as escolas e as creches afetadas pela intoxicação, cancelaram o fornecimento do leite para os dias 18 e 19 de junho.

No dia 17 de junho, 32 crianças (sendo registrado 18 faltas e 14 alunos que retornaram para casa mais cedo) de uma escola afiliada à Universidade de Toyama, apresentaram sintomas de intoxicação alimentar também, de acordo com relatos de funcionários dessa instituição de ensino. O leite tinha sido fornecido na merenda escolar do dia 16 de junho e, após os casos intoxicação aparecerem, o produto foi retirado das refeições no dia 17 de junho.

Em 1998, a cidade de Toyama apresentou um outro caso de contaminação do leite em escolas da região. Ao todo, 961 pessoas, que beberam leite durante a merenda escolar, sofreram problemas de intoxicação alimentar.


Fonte: The Mainichi.



www.nikkeyon.blogspot.com