quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Culpa dos Velozes e Furiosos?

Aumenta o roubo, e provavelmente a venda ilegal no exterior, de carros esportivos do Japão.


Yokohama - De acordo com a reportagem do jornal Mainichi, o Japão tem se deparado com o aumento de roubo de carros esportivos usados, sendo muitos deles produzidos na década de 90. Acredita-se que haja uma gangue especializada nesse tipo crime, roubando os veículos em grandes cidades japonesas e vendendo-os ilegalmente no exterior.

www.nikkeyon.blogspot.com
Aumenta o roubo, e provavelmente a venda ilegal no exterior, de carros esportivos do Japão.
Carros japoneses da franquia "Velozes e Furiosos": Nissan Skyline (esquerda) e Toyota Supra (direita). Segundo a polícia de Kanagawa, houve um aumento de roubos desses carros esportivos usados nas grandes cidades japonesas. A polícia acredita que parte dos veículos roubados no Japão estão sendo vendidos, ilegalmente, no exterior. 

A polícia da província de Kanagawa informou que, aproximadamente, 35 casos de roubo e tentativas de roubo ocorreram entre junho e setembro de 2022. Os roubos de carros ocorreram, principalmente, na cidade de Yokohama. 

Os modelos mais visados pelos ladrões são os clássicos esportivos: Nissan Skyline, Toyota Supra e Honda NSX. Os criminosos têm preferência por modelos fabricados entre 1989 e 2003. Segundo a polícia, o prejuízo total das vítimas ultrapassou o valor de 100 milhões de ienes (US$ 765.000).

Em setembro de 2022, a polícia de Kanagawa prendeu dois homens, um de 57 anos e o outro de 58 anos, tentando roubar um carro esportivo dentro de uma oficina mecânica, em Yokohama. A dupla também é suspeita por mais de 10 casos de roubo de carros na região, segundo as autoridades.

Um dos homens confessou que a motivação dos roubos era ganhar muito dinheiro, com a venda de veículos esportivos clássicos no mercado negro. Cada ano que passa, o valor de mercado dos esportivos japoneses usados vem crescendo muito.

Mesmo com a prisão dos dois homens envolvidos em roubo de esportivos clássicos, a onda de crimes semelhantes continuou na região de Kanagawa. A polícia está investigando se há o envolvimento de uma gangue, ou várias gangues, especializada nesse tipo de roubo.

Toshiyuki Yokoyama, executivo de uma filial em Kanagawa da Associação de Revendedores de Carros Usados do Japão, disse o seguinte: "Atualmente, há uma grande demanda, no exterior, por carros japoneses antigos. O motivo desse interesse está associado a aparição de esportivos japoneses em filmes de Hollywood e em mangás. A franquia de filmes como 'Velozes e Furiosos' e o mangá 'Initial D' (que também há uma série de anime e de jogos para vídeo game) fizeram a popularidade dos carros aumentar no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos.

Na opinião de Yokoyama, alguns dos carros roubados no Japão estão sendo vendidos no exterior. Os esportivos podem estar sendo totalmente desmontados ilegalmente aqui, embarcados em containers para o exterior como peças automotivas, e remontados em outros países para a venda.  

À medida que o valor de mercado de usados para carros esportivos japoneses aumenta aqui, e no exterior, os roubos desse tipo de veículos devem continuar alto no Japão. 

A polícia disse que a maioria dos carros roubados não estava equipada com dispositivos antifurtos, como alarme e travas de rodas. Um oficial de polícia de Kanagawa recomendou, aos donos de carros esportivos no Japão, o uso de várias travas contra roubo, como uma trava para o volante e outra trava para a roda. Outra dica é remover a bateria do carro, no caso de deixá-lo estacionado durante a noite ou parado, por um longo período sem dirigir.

"É crucial tornar o roubo de carros uma tarefa difícil para os ladrões. Se o criminoso demorar muito tempo para levar o veículo, as chances de alguém por perto, ou do próprio proprietário, perceber o crime em andamento aumenta bastante. E assim evita o prejuízo dos donos de esportivos", disse o policial.


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário