sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Quem cola passa no exame?

Mulher se entrega à justiça após colar no vestibular do Japão.


Osaka - Nesta quinta-feira, 27 de janeiro, uma estudante de 19 anos se entregou à polícia na província de Kagawa, após admitir que colou na prova do vestibular unificado do Japão. O primeiro dia do exame nacional das universidades japonesas foi realizado no dia 15 de janeiro.

www.nikkeyon.blogspot.com
Mulher se entrega à justiça após colar no vestibular do Japão.
Exame unificado para as universidades do Japão realizado no dia 15 de janeiro deste ano. Foto: Kyodo News.

A estudante fez o vestibular na província de Osaka e pretendia entrar em um curso na universidade de Tóquio. Durante o início da prova, ela usou o seu smartphone e tirou uma foto do exame de história mundial. Com a foto em mãos, ela usou a internet móvel do seu aparelho celular e enviou as perguntas do exame para uma outra pessoa responder. 

Segundo a polícia, a estudante agiu de má fé porque ela não conseguia atingir bons resultados durante os estudos. Ela disse a polícia que está arrependida por colar durante o vestibular e que só trapaceou no exame de história.

O Departamento de Polícia de Tóquio enviou uma equipe para Kagawa. O assunto está sendo investigado como suspeita de obstrução fraudulenta de negócios.

O incidente só veio à tona após a denúncia de um estudante da universidade de Tóquio. Ele recebeu pela internet a foto da cola no dia 15 de janeiro. Sem saber de que se tratava de uma cola do vestibular, o rapaz respondeu as perguntas de história e enviou as suas respostas para o site de serviço de tutoria online. Depois de algum tempo, percebendo que as questões faziam parte do vestibular, o mesmo rapaz notificou o Ministério da Educação do Japão.

Além do rapaz, pelo menos outros dois estudantes da Universidade de Tóquio também receberam as mesmas questões. Segundo a polícia, os estudantes, que responderam a cola de história, não sabiam que as perguntas faziam parte do vestibular do dia 15 de janeiro. Eles disseram que alguém pediu ajuda para responder as questões em um site de estudos online. Os estudantes universitários são membros online de tutoria educacional. Eles não conseguiram desconfiar de nada até aquele momento.

De acordo com National Center for University Entrance, todos os vestibulandos são instruídos a deixar os seus smartphones e dispositivos eletrônicos dentro de suas bolsas durante o vestibular.

Entretanto, a estudante (que colou no exame) escondeu o seu aparelho celular dentro da manga de sua jaqueta. Ela conseguiu tirar e enviar a foto para uma outra pessoa de fora resolver as questões, disse à polícia.


Fontes: NHK News / Kyodo News.


www.nikkeyon.blogspot.com

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Segundo dia consecutivo de alta.

Japão registra mais de 70.000 casos de COVID-19 em um único dia.


Tóquio - As autoridades de saúde do Japão relataram nesta quarta-feira, 26 de janeiro, um número recorde de casos de coronavírus pelo segundo dia consecutivo. Mais de 70.000 casos de infecções, em um único dia, foram registrados pela primeira vez no país. Cerca de 470 pessoas estão internadas em estado grave em todo Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão registra mais de 70.000 casos de COVID-19 em um único dia.
Na quarta-feira, 26 de janeiro, o Japão registrou um número recorde de novos casos de coronavírus. Foto: NHK News.


Mais de dois terços das 47 províncias japonesas registraram recordes de infecções diárias. Os novos casos de COVID-19, na região metropolitana de Tóquio, quase dobraram em relação aos dados da quarta-feira da semana passada.

O aumento de casos fez o governo japonês expandir as restrições para "quase-emergenciais" em várias províncias. Para tentar frear a propagação da COVID-19 no país, mais de 18 províncias entrarão em estado quase-emergencial nesta quinta-feira, 27 de janeiro. As restrições devem durar até o dia 20 de fevereiro.

Durante essa fase emergencial, bares e restaurantes terão que encerrar o expediente mais cedo e não poderão vender bebidas alcoólicas aos clientes.

Quase 43% dos leitos hospitalares para pacientes com coronavírus estão ocupados em Tóquio. O governo metropolitano estabeleceu um limite de até 50%  de leitos ocupados nos hospitais, antes de solicitar um novo estado de emergência na capital.

O governo japonês está correndo para o lançamento das doses de reforço, principalmente, a terceira dose destinada para médicos e idosos.

Cerca de 14,7 milhões de pessoas são elegíveis para uma dose de reforço até o final de janeiro. Até agora, apenas 20% dessas pessoas tomaram a terceira vacina.

Alguns governos locais do país estão relatando que a maioria das pessoas preferem a vacina da Pfizer à vacina da Moderna. Um exemplo: na cidade de Tomisato, província de Chiba, cerca de 2.000 moradores fizeram reservas de vacina de reforço na semana passada. Aproximadamente 90% dessas pessoas decidiram que irão tomar a vacina da Pfizer.

As autoridades municipais temem que a maior preferência pela vacina da Pfizer possa atrasar o cronograma de inoculação no Japão. É preocupante a situação porque os municípios estão recebendo a mesma quantidade de cada vacina, vinda do governo central, para a vacinação da população.


Fonte: NHK News.


www.nikkeyon.blogspot.com