quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Os japoneses dão o exemplo.

Após a partida de abertura da Copa, torcedores do Japão impressionam os catarianos ao limpar o estádio.


Doha - Após a partida entre o Catar e o Equador no último domingo, 20 de novembro, muitas pessoas se surpreenderam com um vídeo sobre a atitude de alguns torcedores do Japão que estão lá, prestigiando a Copa do Mundo 2022. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Após a partida de abertura da Copa, torcedores do Japão impressionam os catarianos ao limpar o estádio.
Um vídeo viral do Instagram mostra um grupo de torcedores do Japão limpando a arquibancada do estádio Al Bayt, após a partida de abertura da Copa do Catar. Foto: NDTV.

Presentes durante a cerimônia e o jogo de abertura, um grupo de japoneses decidiram ficar mais um tempinho dentro do estádio Al Bayt, para fazer aquilo que ninguém pensaria em fazer: recolher o lixo acumulado nas arquibancadas.

Alguém que estava na arquibancada decidiu gravar um vídeo sobre a "faxina oriental", compartilhando a cena nas redes sociais. O vídeo se tornou viral rapidamente na internet, com milhares de comentários de usuários que apreciaram a atitude japonesa.

A gravação foi originalmente postado por um criador de conteúdo do Instagram, chamado Omar Al-Farooq. A publicação de Al-Farooq foi compartilhada em várias outras plataformas de redes sociais.

No vídeo, o grupo de japoneses estão armados com grandes sacos de lixo e vão fazendo a faxina nas arquibancadas, depois que outros torcedores deixaram o estádio. É possível ver os japoneses andando pelas fileiras dos assentos, recolhendo garrafas plásticas, papéis e outras coisas largadas no chão. Eles vão deixando o lugar tão arrumado quanto o encontraram no início.

O influenciador digital Al-Farooq é visto no vídeo perguntando aos japoneses: "Por que vocês estão fazendo isso?"

O grupo responde: "Porque somos japoneses. Não deixamos lixo para trás e respeitamos o lugar".

Os japoneses também recolheram as bandeiras que foram lançadas no estádio pela multidão entusiasmada, acrescentando que "elas são objetos de respeito para eles".

O público das redes sociais ficou impressionado com gesto dos japoneses, demonstrando admiração pelas cenas do vídeo. "Eu os amo ainda mais", comentou um usuário.

"Eles têm respeito pelas coisas e instalam o respeito em seus filhos. Dessa forma, como vimos este ano e nos anos anteriores (se referindo a outras Copas), o povo japonês está acima dos outros em suas ações", comentou um outro usuário.

Gesto semelhando de organização foi demonstrado por outros torcedores japoneses na Copa da Rússia em 2018, após a partida do Japão contra a Colômbia. Pessoas de todo o mundo ficaram impressionadas com a prontidão dos japoneses em limpar o estádio após o jogo.


Fonte: NDTV.


** Veja o vídeo viral abaixo, sobre a faxina japonesa no estádio Al Bayt:



*** Se o vídeo não abrir na página do blog, o link é este abaixo:


Em sua primeira partida na Copa do Catar, Japão surpreende e vence a Alemanha de virada.

Em sua primeira partida na Copa do Catar, Japão surpreende e vence a Alemanha de virada.
Nesta quarta-feira, 23 de novembro, a seleção japonesa de futebol venceu do time da Alemanha por 2 a 1, surpreendendo muita gente que acreditava que os alemães ganhariam a partida. Foto: FIFA World Cup.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Copa 2022: Japão versus Alemanha.

Técnico da seleção japonesa diz que o primeiro jogo contra a Alemanha será uma "batalha difícil".


Doha - Em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, 22 de novembro, o técnico da seleção japonesa de futebol, Hajime Moriyasu, disse que quer reunir forças para seus 26 jogadores jogarem bem na primeira fase dos jogos no Catar. Motivo da preocupação: a primeira partida do Japão, na Copa do Mundo 2022, será contra a forte seleção da Alemanha.

www.nikkeyon.blogspot.com
Técnico da seleção japonesa diz que o primeiro jogo contra a Alemanha será uma "batalha difícil".
Técnico da seleção japonesa de futebol, Hajime Moriyasu (esquerda) e o capitão do time, Maya Yoshida (direita), participam de uma coletiva de imprensa na terça-feira, 22 de novembro, no Catar. Foto: NHK News.

O jogo, entre japoneses e alemães, está marcado para esta quarta-feira, 23 de novembro, às 16h00 (horário do Catar).

Na entrevista, Moriyasu comentou sobre alguns membros da seleção japonesa que sofreram lesões recentemente. Um dos principais jogadores lesionados é o meia Hidemasa Morita, convocado para a seleção mesmo contundido há algumas semanas. Morita treinou com a equipe normalmente na segunda-feira. 

Os outros jogadores da seleção, Wataru Endo e Junya Ito, também estão contundidos, mas tentam se recuperar logo para que tenham chances de jogar nas partidas iniciais.

Moriyasu também disse que todos o jogadores do Japão estão treinando juntos e estarão prontos para o primeiro jogo. O técnico está confiante com a equipe, se preparando para fazer o melhor contra a Alemanha. Ele acrescentou que não será uma partida fácil, onde todos os jogadores japoneses precisarão dar tudo de si para vencer.

O capitão da equipe japonesa, o zagueiro Maya Yoshida, disse na entrevista que é importante jogar com confiança e coragem. Ele acrescentou que os jogadores alemães são bem mais habilidosos e experientes. Sabendo disso, o time do Japão deve estar unido para jogar duro durante a partida de quarta-feira.

Das outras seis Copas do Mundo que o Japão já participou, somente três vezes que o país avançou para as oitavas de final. Este ano, o time japonês tem a difícil missão de ir além das rodadas iniciais, mesmo com os principais jogadores lesionados.


Fontes: NHK News / Yahoo!Esportes.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.