sábado, 29 de abril de 2023

Um japonês que ajuda os ucranianos.

Japonês de 75 anos inaugura uma cafeteria, com refeições gratuitas, na Ucrânia.


Kharkiv - No inicio do ano passado, Fuminori Tsuchiko, de 75 anos, chegou à Ucrânia para fazer uma visita ao país. Quando a guerra iniciou, com a invasão das tropas russas no território ucraniano, o velho japonês decidiu não voltar ao Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japonês de 75 anos inaugura uma cafeteria, com refeições gratuitas, na Ucrânia.
O japonês Fuminori Tsuchiko, de 75 anos, oferece um biscoito a uma menina ucraniana, em frente de sua cafeteria, na Ucrânia. Desde o inicio da invasão russa no país, o velho japonês está trabalhando como voluntário na cidade de Kharkiv. Foto: Reuters.

Comovido com a situação dos residentes na cidade de Kharkiv (leste da Ucrânia), forçados a se abrigarem em estações do metrô por causa dos bombardeios russos, Tsuchiko decidiu ficar no país para ajudar os ucranianos.

Durante meses após a invasão russa, o velho japonês ficou morando em uma estação do metrô de Kharkiv. Ele também trabalhou como voluntário na estação, distribuindo comida para as pessoas que viviam no mesmo local.

Na estação do metrô, Tsuchiko acabou fazendo amizade com um ucraniano. Juntos, eles decidiram abrir uma cafeteria com refeições gratuitas no bairro de Saltivka, em Kharkiv. Segundo o idoso, ele recebe muitas doações feitas por japoneses, via mídias sociais.

"Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. Por sete meses fiquei morando no metrô de Kharkiv. No subsolo da estação, estive dormindo e fazendo minhas refeições junto com muitos, muitos ucranianos", disse Tsuchiko.

A cafeteria, chamada de "FuMi Caffe", atende cerca de 500 pessoas por dia, de acordo com o "empreendedor japonês".

Tsuchiko entrou na Ucrânia como turista em fevereiro de 2022, antes do início da guerra. Nesse período tenso, a embaixada japonesa da Ucrânia o avisou para voltar ao Japão, enquanto a Rússia estava se preparando para invadir o país. 

Preocupado com a situação, o japonês fugiu para Varsóvia, na Polônia. Depois de dois meses na capital polonesa, Tsuchiko decidiu voltar à Ucrânia, para ajudar as pessoas durante a guerra.

Uma visitante do FuMi Caffe, a ucraniana Anna Tovstopyatova, disse que veio ao estabelecimento para fazer uma doação.

"É ótimo saber que existe pessoas tão sinceras, com o coração e a alma aberta, sacrificando suas vidas para ajudar e dar esperança aos outros", disse Tovstopyatova, se referindo ao japonês Tsuchiko.

Segundo informações da mídia internacional, as forças ucranianas em Kharkiv conseguiram deter a entrada das forças russas na cidade, empurrando os russos para a fronteira dos dois países (Ucrânia e Rússia). Apesar da retirada, os ataques russos ainda continuam pelos arredores da região.


Fonte: Reuters.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 28 de abril de 2023

COVID como gripe sazonal.

Ministério da Saúde do Japão decide rebaixar o status legal da COVID-19, para depois do Golden Week.


Tóquio - O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão informou nesta quinta-feira, 27 de abril, que o status legal do coronavírus será oficialmente rebaixado de categoria no dia 8 de maio.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ministério da Saúde do Japão decide rebaixar o status legal da COVID-19, para depois do Golden Week.
Na quinta-feira, o ministro da saúde, Katsunobu Kato, explicou a mudança do status legal da COVID-19 no Japão, que valerá a partir de 8 de maio. Foto: NHK News.

A pasta ministerial endossou o plano do governo japonês, reclassificando a COVID-19 para a mesma categoria da influenza sazonal.

Através da reclassificação do coronavírus no Japão, a partir do dia 8 de maio, o Ministério da Saúde planeja fazer com que mais instituições médico-hospitalares examinem e tratem pacientes com esse vírus. Dessa forma, os pacientes ambulatoriais com COVID-19 serão aceitos por 64.000 hospitais e clínicas japonesas, realizando os exames nos mesmos lugares onde se tratam doentes com influenza. 

Cerca de 8.400 instituições médico-hospitalares se preparam para receber até 58.000 pacientes com COVID-19. O governo está antecipando a decisão na primavera, já que há um aumento acentuado de infecções por gripe durante o verão no Japão.

Atualmente, os governos regionais realizam ajustes nas hospitalizações de pacientes com coronavírus. Contudo, esse trabalho coordenado passará, gradualmente, para qualquer instituição médico-hospital do Japão. Além disso, os pacientes com o vírus da COVID-19 terão que arcar com os custos, a partir do dia 8, desde do pagamento de seus próprios testes de verificação até o tratamento (após testarem positivo).

Após o término do Golden Week, o governo central e os governos regionais não terão mais base legal para instar pessoas a permanecerem em casa, em caso infecção por COVID-19. Além do mais, os governos não poderão solicitar que certos comércios, como estabelecimentos de alimentação e entretenimento, reduzam seus horários de funcionamento por causa do coronavírus.

O Ministério da Saúde continuará recomendando que as pessoas fiquem em casa por cinco dias, se recuperando da infecção por COVID-19. Os dias de recuperação, em casa, são contados a partir do dia que apareceu os primeiros sintomas do vírus. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.