Ministério da Saúde do Japão decide rebaixar o status legal da COVID-19, para depois do Golden Week.
Tóquio - O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão informou nesta quinta-feira, 27 de abril, que o status legal do coronavírus será oficialmente rebaixado de categoria no dia 8 de maio.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Na quinta-feira, o ministro da saúde, Katsunobu Kato, explicou a mudança do status legal da COVID-19 no Japão, que valerá a partir de 8 de maio. Foto: NHK News. |
A pasta ministerial endossou o plano do governo japonês, reclassificando a COVID-19 para a mesma categoria da influenza sazonal.
Através da reclassificação do coronavírus no Japão, a partir do dia 8 de maio, o Ministério da Saúde planeja fazer com que mais instituições médico-hospitalares examinem e tratem pacientes com esse vírus. Dessa forma, os pacientes ambulatoriais com COVID-19 serão aceitos por 64.000 hospitais e clínicas japonesas, realizando os exames nos mesmos lugares onde se tratam doentes com influenza.
Cerca de 8.400 instituições médico-hospitalares se preparam para receber até 58.000 pacientes com COVID-19. O governo está antecipando a decisão na primavera, já que há um aumento acentuado de infecções por gripe durante o verão no Japão.
Atualmente, os governos regionais realizam ajustes nas hospitalizações de pacientes com coronavírus. Contudo, esse trabalho coordenado passará, gradualmente, para qualquer instituição médico-hospital do Japão. Além disso, os pacientes com o vírus da COVID-19 terão que arcar com os custos, a partir do dia 8, desde do pagamento de seus próprios testes de verificação até o tratamento (após testarem positivo).
Após o término do Golden Week, o governo central e os governos regionais não terão mais base legal para instar pessoas a permanecerem em casa, em caso infecção por COVID-19. Além do mais, os governos não poderão solicitar que certos comércios, como estabelecimentos de alimentação e entretenimento, reduzam seus horários de funcionamento por causa do coronavírus.
O Ministério da Saúde continuará recomendando que as pessoas fiquem em casa por cinco dias, se recuperando da infecção por COVID-19. Os dias de recuperação, em casa, são contados a partir do dia que apareceu os primeiros sintomas do vírus.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário