sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Competição internacional de "lixeiros".

Distrito de Shibuya realiza a Copa do Mundo de Coleta de Lixo.


Tóquio - Na quarta-feira, 22 de novembro, o distrito de Shibuya foi palco da primeira competição internacional de coleta de lixo, a Copa do Mundo SPOGOMI 2023.

www.nikkeyon.blogspot.com
Distrito de Shibuya realiza a Copa do Mundo de Coleta de Lixo.
A seleção da Espanha separa o lixo coletado durante a Copa do Mundo SPOGOMI 2023, competição realizada no distrito de Shibuya, em Tóquio. Foto: Yuki Shibata.

O "esporte", que se originou no Japão, conta com equipes de três pessoas que realizam a coleta de lixo em uma área pública de Shibuya, isso dentro de um determinado período de tempo. Os pontos ganhos são atribuídos conforme a quantidade e o tipo de lixo recolhido pelas equipes.

Sessenta e três seleções, originários de 21 países, participaram da primeira Copa do Mundo. O evento trouxe competidores de vários países como Índia, Brasil, Estados Unidos, Espanha, Reino Unido e Marrocos. A equipe britânica chamada de "The North will Rise Again" (O Norte se erguerá novamente, na tradução livre) foi a grande vencedora da primeira edição da competição.

As competições preliminares foram realizadas em todo o Japão, entre abril e setembro, seguidas pela Competição All-Japan em outubro. Ao todo, 1.221 equipes participaram "dos jogos" e recolheram cerca de 4,5 mil quilos de lixo.

No exterior, disputas preliminares foram realizadas em 20 países, com a participação de 543 equipes. De acordo com os organizadores, os países participantes chegaram a coletar um total de 3,9 mil quilos de lixo.


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Pausa nos conflitos armados.

Israel e Hamas fazem um acordo e interrompem os combates para a libertação de reféns. 


Doha - O governo do Catar anunciou nesta quarta-feira, 22 de novembro, que Israel e o Hamas concordaram com uma pausa de 4 dias nos conflitos armados. Durante esse período, haverá a libertação de 50 reféns detidos na Faixa de Gaza e de pessoas detidas em Israel.

www.nikkeyon.blogspot.com
Israel e Hamas fazem um acordo e interrompem os combates para a libertação de reféns.
Um comunicado feito pelo governo do Catar informou que Israel e Hamas entraram num acordo, pausando os conflitos armados num intervalo de 4 dias. Durante esse período, haverá a troca de reféns em ambos os lados. Foto: NHK News.

O Catar está mediando o acordo entre os dois lados da guerra. O acordo também inclui a libertação de algumas mulheres e crianças palestinas, detidas em prisões israelenses. Em troca dos palestinos, o Hamas irá libertar os reféns israelenses que estão em seu poder.

A pausa permitirá a entrada da ajuda humanitária em Gaza, como alimentos e combustíveis.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, divulgou o comunicado da pausa dos combates, depois que o acordo foi aprovado em uma reunião extraordinária do Gabinete do governo de Israel.

O comunicado de Israel afirma que, pelo menos, 50 reféns (entre mulheres e crianças) serão libertados durante os 4 dias de pausa. A libertação de cada 10 reféns adicionais poderá resultar em um dia a mais da pausa dos conflitos.

O Hamas também havia revelado o acordo com Israel através das redes sociais.

Em outro comunicado na mídia, Israel confirmou que continuará sua ofensiva armada em Gaza, com o intuito de libertar todos os reféns israelenses e eliminar completamente o grupo armado Hamas.

Na manhã desta quarta-feira, as forças militares de Israel disseram que eles destruíram um túnel usado por membros do Hamas.

Agora, a maior preocupação de ambos os lados, entre Israel e Hamas, é saber se realmente a trégua será respeitada na hora da troca dos reféns.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.