segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Ex-mayor accused of lying.

Polícia japonesa investiga ex-prefeita acusada de falsificar o histórico acadêmico.


Shizuoka - Na manhã do último sábado, 14 de fevereiro, a polícia japonesa realizou buscas na casa da ex-prefeita da cidade de Ito, província de Shizuoka, acusada de mentir sobre seu histórico acadêmico.

www.nikkeyon.blogspot.com
Polícia japonesa investiga ex-prefeita acusada de falsificar o histórico acadêmico.
No sábado, 14 de fevereiro, a polícia japonesa foi até a casa da ex-prefeita da cidade de Ito, província de Shizuoka, para realizar buscas de seu histórico universitário. Segundo a investigação, a ex-prefeita teria mentido que tinha graduação na Universidade de Toyo, apresentando documentos falsos ao presidente da assembleia municipal quando foi efetivada ao cargo da prefeitura. Foto: NHK News.

A ex-prefeita Maki Takubo teria fornecido informações falsas em um documento distribuído à mídia durante uma campanha eleitoral. Nesse documento, ela alegava que era graduada na Universidade de Toyo. Entretanto, a mídia descobriu que a ex-prefeita foi expulsa dessa instituição universitária.

Desde então, Tabuko tem se recusado a apresentar seu diploma da universidade a uma comissão especial de investigação, criada pela assembleia municipal de Ito.

Foram apresentadas queixas criminais contra a ex-prefeita. A alegação é de que ela violou as leis eleitorais relativas a cargos públicos e à autonomia local.

Durante as buscas, a polícia interrogou a ex-prefeita voluntariamente. Eles pediram que ela apresentasse documentos  que havia sido mostrados ao presidente da assembleia municipal, alegando serem certificados de conclusão de curso.

Tabuko rejeitou o pedido da polícia. Ela afirmou que acredita que tem o direito de recusar a apreensão dos documentos porque ela possui o direito legítimo de não entregá-los.

A ex-prefeita disse à polícia, segundo relatos do interrogatório voluntário, que as acusações não constituem crime.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 15 de fevereiro de 2026

Stabbing attack in Osaka.

Três adolescentes são esfaqueados por um homem em Osaka neste fim de semana.


Osaka - Na noite de sábado, 14 de fevereiro, um violento crime ocorreu na região central de Osaka. Três adolescentes foram atacados com golpes de faca por um homem de 21 anos. Logo após o crime, o homem fugiu, deixando os jovens com graves ferimentos no local do incidente. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Três adolescentes são esfaqueados por um homem em Osaka neste fim de semana.
Três adolescentes de 17 anos foram esfqueados por um homem na noite deste sábado, 14 de fevereiro, no distrito de Dotonbori, na cidade de Osaka. Uma das vítimas não suportou os ferimentos e morreu no hospital. Foto: NHK News.

O crime aconteceu no movimentado distrito de Dotonbori, região central da cidade de Osaka. As vítimas do esfaqueamento eram três jovens de 17 anos. Um dos jovens, chamado Ryunosuke Kamada, não suportou os ferimentos e veio a falecer no hospital. A vítima fatal era residente da província de Nara.

As outras duas vítimas, que não tiveram os nomes divulgados por serem menores de idade, foram esfaqueadas na parte superior do corpo. Ambos os jovens foram levados ao um hospital e um deles estava inconsciente durante o atendimento médico. 

Segundo a polícia, chamadas de emergência foram efetuadas para as autoridades pouco depois das 23h50 na noite de sábado. Testemunhas relataram que pessoas estavam gritando e sendo esfaqueadas na área térrea de um prédio.em Dotonbori.

O suspeito pelo crime foi encontrado e preso pela polícia na manhã deste domingo. A polícia informou que o homem, aparentemente, teve uma discussão séria com os três adolescentes, antes de atacá-los com golpes de faca.

Mais detalhes do crime estão sendo investigados pela polícia para saber o real motivo do esfaqueamento dos jovens.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.