segunda-feira, 13 de março de 2023

Um evento sobre o Japão na França.

Vítimas do terremoto, tsunami e acidente nuclear do Japão são lembradas em Paris.


Paris - No sábado, 11 de março, um evento foi realizado na capital da França para lembrar das vítimas do terremoto e tsunami de 2011, ocorrido na região de Kanto e Tohoku do Japão. Além disso, a solenidade também mostrou os progressos das regiões, na reconstrução de cidades.

www.nikkeyon.blogspot.com
Vítimas do terremoto, tsunami e acidente nuclear do Japão são lembradas em Paris.
No sábado, 11 de março, um evento sobre o terremoto, tsunami e o acidente nuclear no Japão foi realizado em Paris, na França. A solenidade foi aberta com um video do governador de Fukushima, Masao Uchibori. Foto: NHK News.

O evento aconteceu em um centro cultural do Japão. Na abertura, uma mensagem em vídeo do governador da província de Fukushima, Masao Uchibori, foi vista pelas pessoas no auditório.

No vídeo, Uchibori disse que após 12 anos do desastre nuclear, a ordem de evacuação foi suspensa para grande parte da província de Fukushima. Agora, os residentes evacuados podem retornar e viver em seus antigos lares, decisão feita para todos os municípios.

O governador também observou que as exportações, de produtos agrícolas de Fukushima, registraram um recorde de vendas no ano passado. Ele disse que a segurança alimentar foi garantida nos produtos exportados, com inspeções e testes complementares.

Em seguida, um documentário da NHK, sobre o terremoto, tsunami e o acidente nuclear de 11 de março de 2011, foi exibido ao público, com legendas em francês.

Após a exibição dos vídeos, os visitantes puderam provar o saquê importado de uma destilaria da cidade de Nihonmatsu, na província de Fukushima.

Um fotógrafo turco, que mora em Paris e estava prestigiando o evento, disse que ficou impressionado com o documentário. Ele também comentou que a experiência do Japão deveria ser compartilhada com o povo da Turquia. O país turco sofreu de um terrível terremoto em fevereiro deste ano, provocando muita destruição em cidades e matando milhares de pessoas.

O fotógrafo também acrescentou que tem muito respeito pelo povo do Japão. "É impressionante como as pessoas permaneceram calmas durante um desastre como o de 11 de março de 2011", disse ele.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 12 de março de 2023

Doze anos depois do terremoto e tsunami.

Após o desastre nuclear de 2011, usina nuclear de Fukushima ainda gera preocupações.


Tóquio - Doze anos se passaram, após o grande terremoto e tsunami de 2011, e os pescadores da província de Fukushima ainda lutam para superar os danos causados pelo acidente nuclear. Alguns desses profissionais estão muito preocupados com a liberação planejada da água tratada da usina no mar, programada para começar este ano.

www.nikkeyon.blogspot.com
Após o desastre nuclear de 2011, usina nuclear de Fukushima ainda gera preocupações.
Depois de 12 anos, a usina nuclear de Fukushima ainda gera preocupações. A população local está preocupada com a decisão do governo em liberar a água tratada da usina para o mar. Muito consideram o plano desastroso, podendo em breve contaminar todo os peixes e frutos do mar de Fukushima, prejudicando a economia da região. Foto: NHK News.

Morador da cidade de Soma, o pescador Hisamitsu Yotsuguri perdeu sua casa para o tsunami e seu sustento para a crise nuclear em 2011. Ele e seus colegas de trabalho tiveram que parar de pescar, após o desastre da usina contaminar o mar da região com substâncias radioativas.

Quatro anos depois, Yotsuguri voltou a pescar na região, mas a indústria pesqueira onde trabalha ainda não tinha se recuperado do acidente nuclear. Ele está preocupado com a decisão tomada pelas autoridades japonesas, que querem liberar a água tratada da usina no oceano. Muitas pessoas consideram que a liberação da água poderá piorar a reputação dos produtos marinhos da província de Fukushima.

"Nós, os pescadores, pescamos e vendemos nossos peixes. É simplesmente isso. Só quero que os peixes da região não fiquem contaminados com substâncias radioativas", disse Yotsuguri.

A Tokyo Electric Power Company (TEPCO) é a empresa responsável pela operação da usina nuclear de Fukushima. Dentro da usina, a água bombeada (usada para resfriar o combustível radioativo fundido) se mistura com a chuva e o lençol freático, que se infiltram por dentro do prédio danificado do reator e tornam-se radioativos. 

Toda a água contaminada da usina vem sendo filtrada e tratada, separando a maioria das substâncias radioativas. A única substância radioativa que o processo de tratamento da TEPCO não consegue remover da água é o isótopo de hidrogênio trítio. 

O plano é que a água tratada da usina seja diluída com a água do mar, antes de ser toda jogada no Oceano Pacífico. Com esse processo, o governo do Japão tem explicado para o país, e para o mundo também, que  o nível de trítio radioativo diminuirá, chegando aos padrões aceitáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) para água potável.

Nikkey ON!: Será mesmo que essa água radioativa não contaminará o oceano com o passar dos anos? É o governo do Japão contra o mundo todo (contrário a essa ideia).


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.