segunda-feira, 13 de março de 2023

Um evento sobre o Japão na França.

Vítimas do terremoto, tsunami e acidente nuclear do Japão são lembradas em Paris.


Paris - No sábado, 11 de março, um evento foi realizado na capital da França para lembrar das vítimas do terremoto e tsunami de 2011, ocorrido na região de Kanto e Tohoku do Japão. Além disso, a solenidade também mostrou os progressos das regiões, na reconstrução de cidades.

www.nikkeyon.blogspot.com
Vítimas do terremoto, tsunami e acidente nuclear do Japão são lembradas em Paris.
No sábado, 11 de março, um evento sobre o terremoto, tsunami e o acidente nuclear no Japão foi realizado em Paris, na França. A solenidade foi aberta com um video do governador de Fukushima, Masao Uchibori. Foto: NHK News.

O evento aconteceu em um centro cultural do Japão. Na abertura, uma mensagem em vídeo do governador da província de Fukushima, Masao Uchibori, foi vista pelas pessoas no auditório.

No vídeo, Uchibori disse que após 12 anos do desastre nuclear, a ordem de evacuação foi suspensa para grande parte da província de Fukushima. Agora, os residentes evacuados podem retornar e viver em seus antigos lares, decisão feita para todos os municípios.

O governador também observou que as exportações, de produtos agrícolas de Fukushima, registraram um recorde de vendas no ano passado. Ele disse que a segurança alimentar foi garantida nos produtos exportados, com inspeções e testes complementares.

Em seguida, um documentário da NHK, sobre o terremoto, tsunami e o acidente nuclear de 11 de março de 2011, foi exibido ao público, com legendas em francês.

Após a exibição dos vídeos, os visitantes puderam provar o saquê importado de uma destilaria da cidade de Nihonmatsu, na província de Fukushima.

Um fotógrafo turco, que mora em Paris e estava prestigiando o evento, disse que ficou impressionado com o documentário. Ele também comentou que a experiência do Japão deveria ser compartilhada com o povo da Turquia. O país turco sofreu de um terrível terremoto em fevereiro deste ano, provocando muita destruição em cidades e matando milhares de pessoas.

O fotógrafo também acrescentou que tem muito respeito pelo povo do Japão. "É impressionante como as pessoas permaneceram calmas durante um desastre como o de 11 de março de 2011", disse ele.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário