quinta-feira, 6 de maio de 2021

Atrair o turismo em tempos de pandemia.

Cidade manda construir lula gigante com fundos de ajuda contra a COVID-19.


Ishikawa - No mês passado, uma cidade costeira na parte oeste do Japão foi alvo de várias críticas ao governo local. Motivo: uma parte dos fundos de ajuda no combate ao coronavírus, que a cidade recebeu do governo japonês, foi utilizado na construção de uma lula gigante.

Cidade manda construir lula gigante com fundos de ajuda contra a COVID-19.
A estátua da lula gigante na cidade de Noto, Ishikawa. Polêmica e muitas críticas. Foto: Youtube.

A cidade de Noto, província de Ishikawa, recebeu 800 milhões de ienes (US$ 7,31 milhões) do governo central como parte de um programa de ajuda que visa impulsionar as economias locais em meio à pandemia, de acordo com a Yahoo Japan.

Desse montante, a cidade de Noto usou 25 milhões de ienes para cobrir parte dos custos de construção da estátua da lula, que tem 4 metros de altura e 9 metros de comprimento. Os custos totais de construção foram de aproximadamente 30 milhões de ienes.

Lutando contra as ondas de infecções por coronavírus desde o ano passado, o governo japonês aprovou um grande pacote de estímulos econômicos de US$ 708 bilhões em dezembro último. O pacote é para acelerar a recuperação da economia japonesa diante da crise induzida pela pandemia.

No caso da cidade de Noto, a lula é uma iguaria local e construir uma estátua do molusco foi parte de uma estratégia de longo prazo. A intenção é aumentar a conscientização entre as pessoas sobre a indústria pesqueira da cidade e aumentar o turismo, de acordo com as informações de um funcionário do governo local. 

A taxa de infecção por coronavírus na província de Ishikawa é baixa em comparação com outras regiões do Japão. A parte do dinheiro usado na construção da lula gigante não é considerado pelas pessoas como um gasto relacionado ao tratamento de pacientes com COVID-19. Ou é considerado?

Alguns usuários das redes sociais inconformados recorreram ao Twitter para questionar se o dinheiro do fundo do governo deveria ser usado para outros fins.

"Não importa como você olha para isso. Está errado! Eles têm que devolver o dinheiro", disse um usuário do Twitter.

A construção da lula cor-de-rosa foi iniciada em outubro de 2020. Com a conclusão da estátua, a sua transferência para a "Estação da Lula" foi realizada em março deste ano. 

Nikkey ON!: E o que você pensa a respeito disso? Se o propósito da cidade era chamar a atenção, ela conseguiu! Fazendo do jeito errado...


Fonte: Reuters  


www.nikkeyon.blogspot.com


quarta-feira, 5 de maio de 2021

Taxa de natalidade em queda.

Com 40 anos em declínio, a população infantil do Japão atinge recorde de baixa.


Tóquio - No dia 5 de maio, oficialmente comemora-se o dia das crianças (Kodomo no Hi) no Japão, também conhecido como dia dos meninos. É um feriado nacional japonês e é com ele que se encerra o feriado prolongado da Golden Week. Mas, segundo os dados do governo divulgados nesta terça-feira, o Japão não tem muitos motivos de estar celebrando a data com a decrescente redução da população jovem do país, visto de ano após ano.

Com 40 anos em declínio, a população infantil do Japão atinge recorde de baixa.
As tradicionais "koinobori", bandeiras de carpas: elas representam a família e são hasteadas alguns dias antes da celebração do dia das crianças. Foto: The Mainichi.


Sendo registrado 40 anos consecutivos de queda, a população infantil estimada no Japão atingiu um recorde de baixa. O número da população jovem com 14 anos de idade ou menos é de 14,93 milhões de crianças (dados colhidos até 1 de abril), cerca de 190.000 crianças a menos que no ano anterior. É o menor número já registrado entre os dados comparáveis disponíveis desde 1950, de acordo com o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações (MIC).

A proporção de crianças em relação à população em geral do Japão também caiu em 11,9%, registrando 47 anos consecutivos de declínio.

O Japão tem a proporção de crianças mais baixa entre os 33 países, com uma população de mais de 40 milhões de pessoas: abaixo dos 12,2% da Coréia do Sul e dos 13,3% da Itália, de acordo com o Anuário Demográfico da ONU.

Segundo o MIC, a população infantil do Japão é composta por 7,65 milhões de meninos e por 7,28 milhões de meninas.

Com 2,65 milhões de crianças com até 2 anos de idade, essa faixa etária mais jovem da população ficou relativamente abaixa de outras idades. Isso reflete um declínio contínuo no número de nascimentos no país, de acordo com os dados do MIC.

A população infantil no Japão atingiu o pico no ano de 1954,  com 29,89 milhões de crianças. Houve um pequeno aumento no número de crianças por volta do início dos anos 1970. Mas desde 1982, a taxa de natalidade continua a cair ano a ano sem que haja uma solução para reverter o problema. Se nada for feito, estima-se que a população do Japão irá diminuir 30% até o ano de 2060, segundo o Instituto Nacional de População e Seguridade Social do país.


Fontes: The Mainichi / Wikipédia / Veja.


www.nikkeyon.blogspot.com