Cidade manda construir lula gigante com fundos de ajuda contra a COVID-19.
Ishikawa - No mês passado, uma cidade costeira na parte oeste do Japão foi alvo de várias críticas ao governo local. Motivo: uma parte dos fundos de ajuda no combate ao coronavírus, que a cidade recebeu do governo japonês, foi utilizado na construção de uma lula gigante.
A estátua da lula gigante na cidade de Noto, Ishikawa. Polêmica e muitas críticas. Foto: Youtube.
A cidade de Noto, província de Ishikawa, recebeu 800 milhões de ienes (US$ 7,31 milhões) do governo central como parte de um programa de ajuda que visa impulsionar as economias locais em meio à pandemia, de acordo com a Yahoo Japan.
Desse montante, a cidade de Noto usou 25 milhões de ienes para cobrir parte dos custos de construção da estátua da lula, que tem 4 metros de altura e 9 metros de comprimento. Os custos totais de construção foram de aproximadamente 30 milhões de ienes.
Lutando contra as ondas de infecções por coronavírus desde o ano passado, o governo japonês aprovou um grande pacote de estímulos econômicos de US$ 708 bilhões em dezembro último. O pacote é para acelerar a recuperação da economia japonesa diante da crise induzida pela pandemia.
No caso da cidade de Noto, a lula é uma iguaria local e construir uma estátua do molusco foi parte de uma estratégia de longo prazo. A intenção é aumentar a conscientização entre as pessoas sobre a indústria pesqueira da cidade e aumentar o turismo, de acordo com as informações de um funcionário do governo local.
A taxa de infecção por coronavírus na província de Ishikawa é baixa em comparação com outras regiões do Japão. A parte do dinheiro usado na construção da lula gigante não é considerado pelas pessoas como um gasto relacionado ao tratamento de pacientes com COVID-19. Ou é considerado?
Alguns usuários das redes sociais inconformados recorreram ao Twitter para questionar se o dinheiro do fundo do governo deveria ser usado para outros fins.
"Não importa como você olha para isso. Está errado! Eles têm que devolver o dinheiro", disse um usuário do Twitter.
A construção da lula cor-de-rosa foi iniciada em outubro de 2020. Com a conclusão da estátua, a sua transferência para a "Estação da Lula" foi realizada em março deste ano.
Nikkey ON!: E o que você pensa a respeito disso? Se o propósito da cidade era chamar a atenção, ela conseguiu! Fazendo do jeito errado...
Fonte: Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário