quarta-feira, 5 de maio de 2021

Taxa de natalidade em queda.

Com 40 anos em declínio, a população infantil do Japão atinge recorde de baixa.


Tóquio - No dia 5 de maio, oficialmente comemora-se o dia das crianças (Kodomo no Hi) no Japão, também conhecido como dia dos meninos. É um feriado nacional japonês e é com ele que se encerra o feriado prolongado da Golden Week. Mas, segundo os dados do governo divulgados nesta terça-feira, o Japão não tem muitos motivos de estar celebrando a data com a decrescente redução da população jovem do país, visto de ano após ano.

Com 40 anos em declínio, a população infantil do Japão atinge recorde de baixa.
As tradicionais "koinobori", bandeiras de carpas: elas representam a família e são hasteadas alguns dias antes da celebração do dia das crianças. Foto: The Mainichi.


Sendo registrado 40 anos consecutivos de queda, a população infantil estimada no Japão atingiu um recorde de baixa. O número da população jovem com 14 anos de idade ou menos é de 14,93 milhões de crianças (dados colhidos até 1 de abril), cerca de 190.000 crianças a menos que no ano anterior. É o menor número já registrado entre os dados comparáveis disponíveis desde 1950, de acordo com o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações (MIC).

A proporção de crianças em relação à população em geral do Japão também caiu em 11,9%, registrando 47 anos consecutivos de declínio.

O Japão tem a proporção de crianças mais baixa entre os 33 países, com uma população de mais de 40 milhões de pessoas: abaixo dos 12,2% da Coréia do Sul e dos 13,3% da Itália, de acordo com o Anuário Demográfico da ONU.

Segundo o MIC, a população infantil do Japão é composta por 7,65 milhões de meninos e por 7,28 milhões de meninas.

Com 2,65 milhões de crianças com até 2 anos de idade, essa faixa etária mais jovem da população ficou relativamente abaixa de outras idades. Isso reflete um declínio contínuo no número de nascimentos no país, de acordo com os dados do MIC.

A população infantil no Japão atingiu o pico no ano de 1954,  com 29,89 milhões de crianças. Houve um pequeno aumento no número de crianças por volta do início dos anos 1970. Mas desde 1982, a taxa de natalidade continua a cair ano a ano sem que haja uma solução para reverter o problema. Se nada for feito, estima-se que a população do Japão irá diminuir 30% até o ano de 2060, segundo o Instituto Nacional de População e Seguridade Social do país.


Fontes: The Mainichi / Wikipédia / Veja.


www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário