quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Quando os gatos atacam, publica no Insta!

Restaurante de Osaka fica famoso com a presença de gatos e diorama.


Osaka - Apesar da pandemia estar atrapalhando os negócios de muita gente, um pequeno restaurante japonês soube driblar a crise atual, graças a ajuda de uns moradores peludinhos que vivem no local.

www.nikkeyon.blogspot.com
Restaurante de Osaka fica famoso com a presença de gatos e diorama.
Gatos em cima da maquete ferroviária. Os felinos são a principal atração do restaurante Diorama, em Osaka. Foto: Mainichi.


O restaurante Diorama, na ala Tennoji de Osaka, tem despertado a curiosidade de muita gente do Japão. Entre mesas e cadeiras para os clientes, existe ainda uma grande maquete (diorama) contendo pequenas paisagens e uma mini ferrovia. Nesse mundo em miniatura, também vivem alguns "seres gigantescos" que  perambulam sobre esse espaço: os gatos. 

A maquete ferroviária, instalada dentro do restaurante, tem aproximadamente 65 metros quadrados de área e serve de lar para 14 gatos. A combinação de felinos com ferrovia de brinquedo provou ser muito popular entre as pessoas, tanto na loja como nas redes sociais. Os gatos podem ser vistos por todos os lados dentro do restaurante, principalmente em cima da maquete ferroviária. Quando um cliente está fazendo a sua refeição, ele encontrará um gato sentado sobre os trilhos do trem, o outro descansando sua cabeça na ponte da ferrovia, um outro tirando uma soneca nas montanhas e algum outro felino destruindo o telhado da plataforma do trem.

O proprietário do Diorama, Naoki Teraoka, 57 anos, é um entusiasta de modelos ferroviários em miniatura. Ele opera restaurantes com tema de modelismo desde 2005. 

Em 2018, Teraoka abriu o restaurante Diorama, mas logo depois ele foi pego de surpresa pela pandemia. Ele pensou seriamente em fechar o negócio, assim que o número de clientes diminuiu com o aumento de infecções da COVID-19 na cidade de Osaka. 

Apesar de tudo isso, num belo dia, Teraoka estava trabalhando sossegadamente quando, de repente, encontrou um gatinho de rua muito magro próximo das dependências do restaurante. Sensibilizado, ele decidiu acolher o pobre bichano. Quando ele começou a cuidar do filhote dentro de sua loja, a gata mãe e os outros gatinhos também apareceram no local.

O filhote se recuperou com o passar do tempo e, com a família de gatos vivendo no restaurante, Teraoka decidiu tirar fotos dos bichanos sobre a sua maquete ferroviária. Postando todas as imagens na rede social Instagram, o restaurante de Teraoka tornou-se um ponto turístico muito popular em Osaka, chamando a atenção até da mídia estrangeira.

"O que somos hoje, é tudo graças aos gatos. Quero recompensá-los a partir de agora", disse Teraoka ao jornal Mainichi. No segundo andar do restaurante, o proprietário abriu um abrigo para gatos. A intenção de Teraoka é dar apoio aos felinos abandonados nas ruas, tentando achar lares permanentes para os pobres animais.

Embora haja muito carinho aos felinos dentro do restaurante, alguns deles tendem a quebrar as miniaturas ferroviárias de Teraoka. O conserto da maquete tornou-se uma rotina diária para o proprietário. 

"Os gatos estavam de novo mexendo com isso hoje", disse Teraoka com um sorriso no rosto.


Fonte: The Mainichi.


* Ficou curioso? Veja abaixo o vídeo do restaurante Diorama em Osaka (em japonês):



** Se o vídeo não aparecer na página do blog, o link é este:




www.nikkeyon.blogspot.com

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Dia da maioridade em Okinawa.

Alguns municípios de Okinawa realizam a cerimônia da maioridade em meio à pandemia.


Naha - Por causa da pandemia em curso, muitos municípios da província de Okinawa cancelaram ou adiaram as cerimônias da maioridade no último domingo, 9 de janeiro. Apenas algumas cidades da província decidiram realizar o evento, tomando medidas rígidas de controle ao coronavírus.

www.nikkeyon.blogspot.com
Alguns municípios de Okinawa realizam a cerimônia da maioridade em meio à pandemia.
Uma moça vestida de quimono tem a sua temperatura verificada antes de participar da cerimônia da maioridade em Nakagusuku, província de Okinawa. Foto: Yomiuri Shimbun.

Na aldeia de Nakagusuku, cerca de 100 dos 270 jovens participaram da cerimônia da maioridade, de acordo com as autoridades locais. O comparecimento das moças e rapazes foi cerca de 20% menor do que a média dos últimos anos. No Japão, todo jovem que compleou ou completará 20 anos (entre abril de 2021 e final de março de 2022) é considerado "um novo adulto" do país.

Os jovens que foram à cerimônia em Nakagusuku tiveram suas temperaturas medidas na entrada da prefeitura por funcionários do município. Além disso, os novos adultos tiveram que usar máscaras de uso hospitalar, fornecidas pela prefeitura antes de entrar no salão da cerimônia. Dos jovens que vieram, apenas doze tiveram temperaturas igual ou acima de 37 graus. Por causa disso,  os doze jovens foram obrigados a fazer um teste de antígeno rapidamente, sendo liberados após o resultado dar negativo.

"A infecção da COVID-19 espalhou-se tão rapidamente em Okinawa que fiquei preocupada se a cerimônia realmente seria realizada. Ainda bem que o evento seguiu em frente e eu consegui reencontrar meus amigos aqui. Tudo isso foi graças aos esforços das pessoas de Nakagusuku", disse uma moça de 20 anos que estava tirando fotos com os amigos. Após a cerimônia, a mesma moça, uma estudante de escola profissionalizante, fez um teste de PCR com os atendentes do posto médico da prefeitura.

"Não podemos impedir a propagação de infecções do coronavírus, mas, se qualquer um de nós abaixar a guarda, os casos aumentam. Continuarei seguindo minuciosamente as medidas de controle da COVID-19, pois acho que é uma importante responsabilidade para todo novo adulto como eu", disse a moça. 

Alguns outros municípios de Okinawa realizaram as cerimônias da maioridade, certificando-se de que todos os jovens homenageados testaram negativo antes do evento começar. No entanto, 17 distritos da capital Naha que tinham planejado a cerimônia no domingo, acabaram cancelando ou adiando a celebração.

Na província de Yamaguchi, onde também as medidas pré-emergenciais contra a COVID-19 entraram em vigor, as cerimônias da maioridade foram adiadas nas cidades de Iwakuni e Waki.


Fonte: The Japan News.


www.nikkeyon.blogspot.com