Restaurante de Osaka fica famoso com a presença de gatos e diorama.
Osaka - Apesar da pandemia estar atrapalhando os negócios de muita gente, um pequeno restaurante japonês soube driblar a crise atual, graças a ajuda de uns moradores peludinhos que vivem no local.
www.nikkeyon.blogspot.com
Gatos em cima da maquete ferroviária. Os felinos são a principal atração do restaurante Diorama, em Osaka. Foto: Mainichi.
O restaurante Diorama, na ala Tennoji de Osaka, tem despertado a curiosidade de muita gente do Japão. Entre mesas e cadeiras para os clientes, existe ainda uma grande maquete (diorama) contendo pequenas paisagens e uma mini ferrovia. Nesse mundo em miniatura, também vivem alguns "seres gigantescos" que perambulam sobre esse espaço: os gatos.
A maquete ferroviária, instalada dentro do restaurante, tem aproximadamente 65 metros quadrados de área e serve de lar para 14 gatos. A combinação de felinos com ferrovia de brinquedo provou ser muito popular entre as pessoas, tanto na loja como nas redes sociais. Os gatos podem ser vistos por todos os lados dentro do restaurante, principalmente em cima da maquete ferroviária. Quando um cliente está fazendo a sua refeição, ele encontrará um gato sentado sobre os trilhos do trem, o outro descansando sua cabeça na ponte da ferrovia, um outro tirando uma soneca nas montanhas e algum outro felino destruindo o telhado da plataforma do trem.
O proprietário do Diorama, Naoki Teraoka, 57 anos, é um entusiasta de modelos ferroviários em miniatura. Ele opera restaurantes com tema de modelismo desde 2005.
Em 2018, Teraoka abriu o restaurante Diorama, mas logo depois ele foi pego de surpresa pela pandemia. Ele pensou seriamente em fechar o negócio, assim que o número de clientes diminuiu com o aumento de infecções da COVID-19 na cidade de Osaka.
Apesar de tudo isso, num belo dia, Teraoka estava trabalhando sossegadamente quando, de repente, encontrou um gatinho de rua muito magro próximo das dependências do restaurante. Sensibilizado, ele decidiu acolher o pobre bichano. Quando ele começou a cuidar do filhote dentro de sua loja, a gata mãe e os outros gatinhos também apareceram no local.
O filhote se recuperou com o passar do tempo e, com a família de gatos vivendo no restaurante, Teraoka decidiu tirar fotos dos bichanos sobre a sua maquete ferroviária. Postando todas as imagens na rede social Instagram, o restaurante de Teraoka tornou-se um ponto turístico muito popular em Osaka, chamando a atenção até da mídia estrangeira.
"O que somos hoje, é tudo graças aos gatos. Quero recompensá-los a partir de agora", disse Teraoka ao jornal Mainichi. No segundo andar do restaurante, o proprietário abriu um abrigo para gatos. A intenção de Teraoka é dar apoio aos felinos abandonados nas ruas, tentando achar lares permanentes para os pobres animais.
Embora haja muito carinho aos felinos dentro do restaurante, alguns deles tendem a quebrar as miniaturas ferroviárias de Teraoka. O conserto da maquete tornou-se uma rotina diária para o proprietário.
"Os gatos estavam de novo mexendo com isso hoje", disse Teraoka com um sorriso no rosto.
Fonte: The Mainichi.
* Ficou curioso? Veja abaixo o vídeo do restaurante Diorama em Osaka (em japonês):
** Se o vídeo não aparecer na página do blog, o link é este:
Nenhum comentário:
Postar um comentário