Alguns municípios de Okinawa realizam a cerimônia da maioridade em meio à pandemia.
Naha - Por causa da pandemia em curso, muitos municípios da província de Okinawa cancelaram ou adiaram as cerimônias da maioridade no último domingo, 9 de janeiro. Apenas algumas cidades da província decidiram realizar o evento, tomando medidas rígidas de controle ao coronavírus.
www.nikkeyon.blogspot.com
Uma moça vestida de quimono tem a sua temperatura verificada antes de participar da cerimônia da maioridade em Nakagusuku, província de Okinawa. Foto: Yomiuri Shimbun.
Na aldeia de Nakagusuku, cerca de 100 dos 270 jovens participaram da cerimônia da maioridade, de acordo com as autoridades locais. O comparecimento das moças e rapazes foi cerca de 20% menor do que a média dos últimos anos. No Japão, todo jovem que compleou ou completará 20 anos (entre abril de 2021 e final de março de 2022) é considerado "um novo adulto" do país.
Os jovens que foram à cerimônia em Nakagusuku tiveram suas temperaturas medidas na entrada da prefeitura por funcionários do município. Além disso, os novos adultos tiveram que usar máscaras de uso hospitalar, fornecidas pela prefeitura antes de entrar no salão da cerimônia. Dos jovens que vieram, apenas doze tiveram temperaturas igual ou acima de 37 graus. Por causa disso, os doze jovens foram obrigados a fazer um teste de antígeno rapidamente, sendo liberados após o resultado dar negativo.
"A infecção da COVID-19 espalhou-se tão rapidamente em Okinawa que fiquei preocupada se a cerimônia realmente seria realizada. Ainda bem que o evento seguiu em frente e eu consegui reencontrar meus amigos aqui. Tudo isso foi graças aos esforços das pessoas de Nakagusuku", disse uma moça de 20 anos que estava tirando fotos com os amigos. Após a cerimônia, a mesma moça, uma estudante de escola profissionalizante, fez um teste de PCR com os atendentes do posto médico da prefeitura.
"Não podemos impedir a propagação de infecções do coronavírus, mas, se qualquer um de nós abaixar a guarda, os casos aumentam. Continuarei seguindo minuciosamente as medidas de controle da COVID-19, pois acho que é uma importante responsabilidade para todo novo adulto como eu", disse a moça.
Alguns outros municípios de Okinawa realizaram as cerimônias da maioridade, certificando-se de que todos os jovens homenageados testaram negativo antes do evento começar. No entanto, 17 distritos da capital Naha que tinham planejado a cerimônia no domingo, acabaram cancelando ou adiando a celebração.
Na província de Yamaguchi, onde também as medidas pré-emergenciais contra a COVID-19 entraram em vigor, as cerimônias da maioridade foram adiadas nas cidades de Iwakuni e Waki.
Fonte: The Japan News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário