segunda-feira, 1 de maio de 2023

Mulher com bebê na política.

Membro do conselho do governo leva seu filho pequeno para a reunião, no gabinete do primeiro-ministro japonês. 


Tóquio - Na quinta-feira, 27 de abril, uma mulher, membro de um painel do governo japonês, participou de uma reunião de gabinete junto com seu bebê de dois meses de vida. O gabinete de governo tomou as medidas necessárias para garantir o empoderamento feminino na política.

www.nikkeyon.blogspot.com
Membro do conselho do governo leva seu filho pequeno para a reunião, no gabinete do primeiro-ministro japonês.
Shoko Takahashi (centro) participa de uma reunião do governo japonês, junto com seu bebê, no gabinete do primeiro-ministro, na última quinta-feira. Foto: Kyodo News.

Shoko Takahashi, fundadora da Genequest Inc. (empresa japonesa de genoma humano), está sendo considerada a primeira pessoa a levar seu recém-nascido a uma reunião, no gabinete do primeiro-ministro Fumio Kishida. 

A secretaria de governo recebeu a consulta prévia de Takahashi, preparando um local antecipadamente para ela amamentar o bebê, durante a reunião. 

Embora houvesse toda essa preocupação, a mulher não precisou usar o espaço para seu bebê amamentar.

No final do dia, Takahashi conversou com os repórteres, enquanto carregava seu bebê: "Meu filho começou a chorar um pouco durante a reunião. Felizmente, todos sorriram e interagiram gentilmente com a gente. Fomos recebidos calorosamente pelas pessoas durante a reunião".


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 30 de abril de 2023

Mais de 100 anos de vida.

Pessoa mais velha do Japão comemora seu aniversário com uma homenagem.


Osaka - No dia 25 de abril, o governo municipal de Kashiwara, província de Osaka, homenageou a pessoa mais velha do Japão. Com a presença do prefeito da cidade, ele fez questão de ler uma carta de parabéns a ilustre aniversariante.

www.nikkeyon.blogspot.com
Pessoa mais velha do Japão comemora seu aniversário com uma homenagem.
O prefeito de Kashiwara, Masahiro Fuke, lê a carta de parabéns a Fusa Tatsumi. A anciã completou 116 anos na última terça-feira, 25 de abril. Ela é considerada a pessoa mais velha do Japão. Foto: The Mainichi.

Fusa Tatsumi, de 116 anos, nasceu em 1907. A idosa vive numa casa de repouso em Kashiwara e requer cuidados especiais por causa de sua idade avançada. No dia de seu aniversário, ela acompanhou sua homenagem sentada numa cadeira de rodas.

"Rezamos para que você continue vivendo bem, cuidando de sua saúde diariamente", disse o prefeito de Kashiwara, Masahiro Fuke.

O filho mais velho de Fusa, Kanji Tatsumi (76 anos), participou da homenagem a sua mãe na casa de repouso. "Só tenho respeito pela forma como ela continua a fazer o seu melhor. Minha mãe sempre viveu de forma ordenada. Provavelmente, isso pode ter algo a ver com a longevidade dela. Espero que ela continue a viver bem", disse Kanji.

De acordo com a instituição especial para idosos onde Fusa reside, a idosa passa os dias na cama e mal consegue falar. Às vezes, ela acena com a cabeça em resposta aos funcionários do lugar.

Um representante de uma empresa norte-americana, que reconhece as pessoas mais longevas do mundo, também esteve presente na homenagem a Fusa Tatsumi. Ela ganhou um buquê de flores e outros itens da empresa.


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.