quarta-feira, 12 de abril de 2023

Sam Altman no Japão.

Criador do ChatGPT menciona a possibilidade do Japão ser uma nova base de operações de sua empresa no futuro.


Tóquio - Não tem como negar que o ChatGPT está dando o que falar no mundo inteiro: tanto no lado positivo, como no lado negativo. Mais e mais pessoas, de vários países, estão usando o chatbot de inteligência artificial (IA) para o trabalho, estudos, lazer e até desafiar o programa com perguntas sem soluções fáceis de serem respondidas pelos humanos, em um curto espaço de tempo.

www.nikkeyon.blogspot.com
Criador do ChatGPT menciona a possibilidade do Japão ser uma nova base de operações de sua empresa no futuro.
Na segunda-feira, 10 de abril, o CEO da OpenAI concedeu uma entrevista a um jornalista da NHK. Sam Altman esteve no Japão e conversou com os japoneses sobre sua criação tecnológica: o ChatGPT. Foto: NHK News.

O CEO da OpenAI que desenvolveu o aplicativo, o americano Sam Altman, visitou o Japão na segunda-feira, 10 de abril. Na entrevista com o jornalista da NHK, Altman disse acreditar que o ChatGPT irá melhorar nossas vidas, de forma que nunca imaginávamos antes.

Ele declarou para o jornalista da NHK: "Nós (a empresa OpenAI) queríamos visitar o Japão primeiro. Este país tem sido extremamente empolgante para toda essa onda de desenvolvimento da IA. Aqui também possui grande importância geopolítica e uma certa fundação democrática forte. Gostaria de abrir uma nova base de negócios no Japão".

Para quem ainda não sabe, o ChatGPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial (redes neurais) que estabelece uma conversa com o usuário, a partir do processamento de um imenso volume de dados. Ele promete ser uma revolução capaz de rivalizar até mesmo com o Google, mudando completamente a maneira como nos relacionamos com a tecnologia. 

Em uma explicação mais simples: o ChatGPT seria um professor sabe tudo. Só basta o usuário digitar sua questão no chatbot, com máximo de detalhes possível, que ele será capaz de dar uma solução para seu problema.

O ChatGPT é capaz de criar textos tão naturais que parecem ter sido escritos por uma pessoa. O chatbot tem se espalhado rapidamente pelo Japão. Um estudante universitário japonês disse: "Quando tenho que apresentar um trabalho em inglês para uma matéria, eu alimento o ChatGPT com um resumo. Logo depois, ele produz um roteiro inteiro para mim".

A tecnologia da inteligência artificial cria diversas possibilidades, dependendo de como é utilizada. Diversos países, no entanto, afirmam estarem preocupados. O ChatGPT pode ter um impacto negativo sobre a educação e pode apresentar um risco para informações pessoais dos usuários.

Altman afirmou que é necessário continuar as discussões sobre IA, para verificar possíveis problemas. 

"A maioria das tecnologias apresenta tanto vantagens incríveis, como desvantagens significativas. Eu acredito que essas ferramentas irão aprimorar nossa criatividade. Conforme inteligências artificiais se tornam mais desenvolvidas, será necessário criar novas regras", disse Altman.


Fontes: NHK News / FIA Business School.

  
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário