quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Inflação corroendo salários.

Com a inflação em alta, salários reais vêm caindo mês a mês no Japão.


Tóquio - Os salários ajustados à inflação caíram novamente em setembro no Japão. Este foi o 18ª mês consecutivo de declínio, sendo que os preços de produtos e serviços subiram mais do que os aumentos salariais.

www.nikkeyon.blogspot.com
Com a inflação em alta, salários reais vêm caindo mês a mês no Japão.
Salários reais no Japão caem pelo 18ª mês consecutivo, enquanto a inflação corrói o poder de compra da população. Foto: NHK News.

Dados preliminares do Ministério do Trabalho mostram que os salários reais diminuíram 2,4% em setembro, comparando com os dados de 12 meses atrás. Os resultados são baseados em uma pesquisa mensal, realizada com mais de 30 mil empresas (com pelo menos 5 trabalhadores) em todo o Japão.

O ganho médio do mês, em dinheiro, chegou ao valor de quase 280 mil ienes (US$ 1.900), incluindo horas extras. Em termos de ienes, isso representa um ganho de 1,2%, comparando com os ganhos de setembro do ano passado. Esse é o 21ª mês consecutivo de aumento.

No entanto, o poder de compra dos consumidores manteve uma tendência descendente, à medida que a inflação continua a ultrapassar o crescimento salarial do país.

O Ministério do Trabalho afirma que muitas empresas têm oferecido aumentos aos seus empregados, como parte das negociações salariais anuais.

"O governo continuará monitorando como as tendências salariais são afetadas pela inflação do Japão, bem como pelos aumentos nacionais do salário mínimo, a partir de outubro", informou o Ministério do Trabalho. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário