Chuva continua forte em áreas ao longo do Mar do Japão.
Tóquio - Ao longo desta sexta-feira, 5 de agosto, chuvas torrenciais castigaram as províncias centrais do país, próximas do Mar do Japão. Em regiões com grande chances de temporais, a agência meteorológica continua alertando a população sobre possíveis deslizamentos de terra e inundações.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Na cidade de Nagahama, em Shiga, fortes chuvas fizeram o rio Takatoki transbordar. Muitos moradores precisaram ser evacuados das áreas de risco. Foto: NHK News. |
Em algumas áreas das províncias de Fukui, Shiga e Shimane, a grande quantidade de chuva foi recorde durante um curto espaço de tempo. Segundo a Agência Meteorológica do Japão, a cidade de Minamiechizen, na província de Fukui, registrou 74 milímetros de chuva em apenas uma hora, na manhã de sexta-feira.
Num total de nove províncias, as fortes chuvas causaram o transbordamento de 45 rios até o meio-dia da sexta-feira. Também foi registrado 14 deslizamentos de terra em seis províncias. Em algumas regiões, houve danos na infraestrutura de transporte, como o desmoronamento de duas pontes ferroviárias.
Nas províncias de Iwate e Yamagata, duas pessoas estão desaparecidas desde quinta-feira por causa das chuvas.
O governo municipal de Nagahama, na província de Shiga, emitiu ordens de evacuação para mais de 4.000 moradores, depois que os rios da região transbordaram entre quinta e sexta-feira.
Nas províncias de Ishikawa e Niigata, um total de três pessoas ficaram feridas por causa do temporal.
A Força de Autodefesa Terrestre do Japão precisou ajudar a população de Minamiechizen, em Fukui, depois que metade da cidade ficou ilhada devido às enchentes.
Por causa das fortes chuvas, registradas na região nordeste e central do Japão, cerca de 540.000 moradores foram alertados para evacuar suas residências na última quinta-feira.
Até às 18h deste sábado, a agência meteorológica prevê cerca de 60 mm de chuva para a região de Hokuriku (próximo do Mar do Japão). Para a região de Tokai (centro do Japão), está previsto até 150 mm de chuva. Para as regiões de Kinki e Chugoku (oeste do Japão), a previsão é de até 80 mm de chuva.
Fontes: Japan Today / NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário