segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Mais sujeira política.

Escândalo da propina agora envolve a ex-ministra olímpica do Japão.


Tóquio - De acordo com a notícia da NHK deste domingo, 10 de dezembro, a ex-ministra olímpica do Japão, Seiko Hashimoto, pode ter recebido propina de venda de bilhetes para arrecadação de fundos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Escândalo da propina agora envolve a ex-ministra olímpica do Japão.
A ex-ministra olímpica do Japão, Seiko Hashimoto, pode ter recebido mais de 10 milhões de ienes em propinas, durante cinco anos como membro do LDP. Foto: NHK News.

Hashimoto faz parte dos membros do maior grupo do Partido Liberal Democrata (LDP). Ela pode ter recebido mais de 10 milhões de ienes (US$ 67.000) em propinas durante cinco anos, até o ano de 2022.

A liderança do LDP, anteriormente comandada pelo falecido ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, teria pago propinas aos seus membros que excederam suas cotas de venda de bilhetes.

A maioria dos membros, que recebeu propina, manteve o dinheiro fora de seus relatórios de fundos políticos, violando a lei japonesa. Os promotores de justiça de Tóquio iniciaram uma investigação sobre esse escândalo político.

Entre os principais legisladores, o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, e o ministro da economia, Yasutoshi Nishimura, estão na lista dos que receberam propinas.

Além disso, um membro do gabinete da Câmara Alta, Yasutada Ohno, pode ter recebido mais de 330.000 dólares em propinas. Outros dois legisladores da Câmara Baixa, Yoshitaka Ikeda e Yaichi Tanigawa, podem ter recebido 270.000 dólares cada um.

Acredita-se que os promotores de justiça irão interrogar os envolvidos no escândalo, para saber mais detalhes do fluxo de fundos políticos.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 10 de dezembro de 2023

Praia de peixes mortos.

Maré traz toneladas de peixes mortos para costa litorânea de Hokkaido.


Hakodate - Na quinta-feira, 7 de dezembro, centenas de toneladas de sardinhas mortas apareceram numa praia ao norte do Japão. Ninguém sabe ao certo o que aconteceu, mas especula-se que o enorme cardume de peixes tenha ficado sem oxigênio no meio do oceano.

www.nikkeyon.blogspot.com
Maré traz toneladas de peixes mortos para costa litorânea de Hokkaido.
Na manhã do dia 7 de dezembro, toneladas de peixes mortos apareceram numa praia da região de Hakodate, em Hokkaido. A causa da morte do enorme cardume é desconhecida. Foto: Hokkaido Television Broadcasting.

Um tapete prateado de peixes mortos cobria um trecho de aproximadamente 1,5 km, de distância, da costa ao redor do porto pesqueiro de Toi, no sul da cidade de Hakodate.

As autoridades municipais acreditam que a quantidade de peixes mortos na praia pode chegar, ou até ultrapassar, a 1.000 toneladas. Entre os peixes, havia muitas sardinhas e algumas cavalas mortas.

A prefeitura de Hakodate e o Departamento de Promoção Regional de Oshima (governo de Hokkaido) trabalharão juntos com os pescadores locais neste fim de semana, para começar a remover todos os peixes mortos na praia. Não foi definido um prazo para a conclusão da tarefa de limpeza.

As pessoas da região foram alertadas, pela prefeitura, para não comerem os peixes mortos. Como é desconhecido a causa da morte do cardume, os peixes não podem ser usados como alimentos e nem como fertilizantes para a piscicultura. A incineração é a mais adequada para essa situação, mas a enorme quantidade de peixes mortos representa um desafio para a cidade.

Takashi Fujioka, especialista do Instituto de Pesquisa Pesqueira de Hakodate, supõe que os peixes estavam a caminho do sul, para a ilha principal de Honshu. É possível que o enorme cardume tenha morrido em massa, depois de entrarem em uma zona oceânica de baixa temperatura, que enfraqueceu os peixes subitamente.


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.