segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Mais sujeira política.

Escândalo da propina agora envolve a ex-ministra olímpica do Japão.


Tóquio - De acordo com a notícia da NHK deste domingo, 10 de dezembro, a ex-ministra olímpica do Japão, Seiko Hashimoto, pode ter recebido propina de venda de bilhetes para arrecadação de fundos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Escândalo da propina agora envolve a ex-ministra olímpica do Japão.
A ex-ministra olímpica do Japão, Seiko Hashimoto, pode ter recebido mais de 10 milhões de ienes em propinas, durante cinco anos como membro do LDP. Foto: NHK News.

Hashimoto faz parte dos membros do maior grupo do Partido Liberal Democrata (LDP). Ela pode ter recebido mais de 10 milhões de ienes (US$ 67.000) em propinas durante cinco anos, até o ano de 2022.

A liderança do LDP, anteriormente comandada pelo falecido ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, teria pago propinas aos seus membros que excederam suas cotas de venda de bilhetes.

A maioria dos membros, que recebeu propina, manteve o dinheiro fora de seus relatórios de fundos políticos, violando a lei japonesa. Os promotores de justiça de Tóquio iniciaram uma investigação sobre esse escândalo político.

Entre os principais legisladores, o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, e o ministro da economia, Yasutoshi Nishimura, estão na lista dos que receberam propinas.

Além disso, um membro do gabinete da Câmara Alta, Yasutada Ohno, pode ter recebido mais de 330.000 dólares em propinas. Outros dois legisladores da Câmara Baixa, Yoshitaka Ikeda e Yaichi Tanigawa, podem ter recebido 270.000 dólares cada um.

Acredita-se que os promotores de justiça irão interrogar os envolvidos no escândalo, para saber mais detalhes do fluxo de fundos políticos.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário