Maré traz toneladas de peixes mortos para costa litorânea de Hokkaido.
Hakodate - Na quinta-feira, 7 de dezembro, centenas de toneladas de sardinhas mortas apareceram numa praia ao norte do Japão. Ninguém sabe ao certo o que aconteceu, mas especula-se que o enorme cardume de peixes tenha ficado sem oxigênio no meio do oceano.
www.nikkeyon.blogspot.com
Um tapete prateado de peixes mortos cobria um trecho de aproximadamente 1,5 km, de distância, da costa ao redor do porto pesqueiro de Toi, no sul da cidade de Hakodate.
As autoridades municipais acreditam que a quantidade de peixes mortos na praia pode chegar, ou até ultrapassar, a 1.000 toneladas. Entre os peixes, havia muitas sardinhas e algumas cavalas mortas.
A prefeitura de Hakodate e o Departamento de Promoção Regional de Oshima (governo de Hokkaido) trabalharão juntos com os pescadores locais neste fim de semana, para começar a remover todos os peixes mortos na praia. Não foi definido um prazo para a conclusão da tarefa de limpeza.
As pessoas da região foram alertadas, pela prefeitura, para não comerem os peixes mortos. Como é desconhecido a causa da morte do cardume, os peixes não podem ser usados como alimentos e nem como fertilizantes para a piscicultura. A incineração é a mais adequada para essa situação, mas a enorme quantidade de peixes mortos representa um desafio para a cidade.
Takashi Fujioka, especialista do Instituto de Pesquisa Pesqueira de Hakodate, supõe que os peixes estavam a caminho do sul, para a ilha principal de Honshu. É possível que o enorme cardume tenha morrido em massa, depois de entrarem em uma zona oceânica de baixa temperatura, que enfraqueceu os peixes subitamente.
Fonte: The Asahi Shimbun.
Nenhum comentário:
Postar um comentário