quinta-feira, 15 de abril de 2021

Insistindo até ser detido.

Médico preso por perseguição após enviar 353 mensagens de texto para uma funcionária de bar.


Saitama - A polícia da província de Saitama prendeu um médico de 53 anos sob suspeita de perseguição. Ele enviou insistentemente 353 mensagens de textos para uma funcionária de um bar. Nas suas mensagens, o médico expressava todo o seu afeto por ela através dos serviços de uma rede social.

Médico preso por perseguição após enviar 353 mensagens de texto para uma funcionária de bar.
Prisão do médico Akira Miyazato na província de Saitama. Foto: Twitter.


Akira Miyazato, o médico, enfrenta acusações de violação da lei anti-perseguição, informou a Fuji TV no dia 12 de abril. De acordo com o mandato de prisão, Miyazato estava perseguindo uma mulher de aproximadamente 20 anos que trabalhava num bar onde ele era cliente regular.

No dia 29 de março, Miyazato chamou a polícia no bar para relatar alguns problemas que ele teve no local. Segundo o depoimento da mulher perseguida, ela disse à polícia que não estava interessada nas atenções românticas de Miyazato.

Depois de ouvir os dois lados, a polícia alertou Miyazato para não entrar mais em contato com a funcionária do bar. No entanto, entre os dias 30 de março e 8 de abril, o médico enviou sucessivamente 353 mensagens de texto para jovem mulher.

A delegacia de polícia da cidade de Omiya disse que, desde a sua prisão, Miyazato não tinha nada a dizer às autoridades sobre o assunto.

Nikkey ON!: E agora como fica? A imagem do médico não fica arranhada depois desse escândalo todo? Pensar bem antes de tomar qualquer atitude insana.


Fonte: Japan Today / Tokyo Reporter.


www.nikkeyon.blogspot.com

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Declaração do governo chinês.

China expressa grande preocupação com o descarte das águas radioativas de Fukushima no mar.


Pequim -  Na manhã de hoje, 13 de abril, o Ministério das Relações Exteriores da China manifestou uma grande preocupação com a decisão do governo japonês de lançar no mar as águas residuais radioativas de Fukushima Dai-ichi. 

China expressa grande preocupação com o descarte das águas radioativas de Fukushima no mar.
Foto aérea da usina nuclear de Fukushima. Ao fundo, os tanques com águas residuais que vão ser descartadas no mar. Foto: Koichiro Tezuka / Mainichi.


A usina nuclear de Fukushima foi palco de um dos maiores acidentes nucleares da história da humanidade. A tragédia, ocorrido em março de 2011, foi provocada por um grande terremoto seguido de um devastador tsunami.

Segundo o governo japonês, a intenção é descartar no mar aproximadamente 1 milhão de toneladas de água radioativa tratada. As águas residuais da danificada usina nuclear passam por um tratamento avançado de processamento de líquidos, o ALPS. O processo remove a maioria dos materiais radioativos, incluindo estrôncio e césio, mas não consegue retirar o trítio. Segundo estudos, o trítio representa pouco risco à saúde em baixas concentrações.

A água está sendo guardada nas dependências da usina Fukushima Dai-ichi. Até março, os tanques armazenavam cerca de 1,25 milhão de toneladas de água residual tratada. A Tokyo Eletric Power Company Holdings Inc. (TEPCO) afirma que ficará sem capacidade de armazenamento já no outono do próximo ano. Já faz alguns anos que o governo japonês está considerando maneiras de descartar a água da usina de Fukushima.

Na sua declaração pública na manhã de hoje, a China criticou o governo japonês dizendo: "O Japão decidiu unilateralmente lançar águas residuais nucleares de Fukushima no mar, antes de esgotar todas as formas seguras de descarte e sem consultar os países vizinhos e a comunidade internacional."

A declaração do governo chinês também acrescenta: "Os oceanos são propriedade compartilhada da humanidade. Como a questão das águas residuais da usina nuclear de Fukushima são tratadas, não é apenas uma questão doméstica para o Japão. Instamos fortemente o lado japonês a assumir a sua responsabilidade, seguir a ciência, cumprir as suas obrigações internacionais e responder devidamente às séries preocupações da comunidade internacional, dos países vizinhos e do seu próprio povo."

Antes do governo japonês tomar a decisão hoje sobre o descarte da água da usina de Fukushima no mar, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse no dia 12 de abril: "Para salvaguardar os interesses públicos internacionais, a saúde e a segurança do povo chinês, a China expressou grande preocupação ao lado japonês por meio dos canais diplomáticos."

No Japão, a TEPCO pretende diluir significativamente a água residual tratada de Fukushima e liberá-la em pequenas quantidades no mar. A operação é um passo a passo definida para começar daqui dois anos. Este espaço de tempo permitirá que a concessionária operante, TEPCO, consiga construir uma instalação de descarte da água e obtenha a aprovação dos órgãos reguladores de energia nuclear para o processo.


Fonte: The Mainichi.


www.nikkeyon.blogspot.com