sábado, 19 de fevereiro de 2022

Menos restrições para entrar no Japão.

Ministro da Educação apoiará a entrada de estudantes estrangeiros a partir do próximo mês.


Tóquio - Foi anunciado na quinta-feira, 17 de fevereiro, que o governo do Japão planeja diminuir as restrições de entrada de estrangeiros não residentes no mês de março. O Ministro da Educação disse que pretende abrir caminho para os estudantes estrangeiros, após um longo período de espera.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ministro da Educação apoiará a entrada de estudantes estrangeiros a partir do próximo mês.
Governo pretende reduzir as restrições de entrada de estudantes estrangeiros, não residentes no Japão, em março. Foto: NHK News.

O primeiro-ministro, Fumio Kishida, informou que o Japão facilitará os controles de fronteira para a chegada de novos estrangeiros. Ele adicionou no anúncio que o limite diário de entrada de estrangeiros será aumentado dos atuais 3.500 pessoas para 5.000 pessoas. Esse número também inclui cidadãos japoneses.

O governo japonês introduziu as restrições de entrada de estrangeiros em abril de 2020, com o intuito de bloquear a entrada de infectados pela COVID-19. Em maio do ano passado, os estrangeiros, beneficiados pelas bolsas de estudos no Japão, foram autorizados a entrar no país. Quando chegou o mês de novembro, as regras de entrada foram flexibilizadas para beneficiar outros estudantes estrangeiros que esperavam seus vistos para a viagem.

No entanto, a nova medida flexível só durou três semanas. Com o surgimento da variante ômicron em vários países, o governo fechou efetivamente suas fronteiras para novos estrangeiros.

Antes do fechamento das fronteiras por causa do ômicron, o Ministério da Educação tinha decidido, em novembro, usar as datas dos certificados de elegibilidade dos estudantes estrangeiros para determinar a ordem de processamento, pois já havia muito atraso nos vistos. 

O certificado de elegibilidade é um dos documentos oficiais necessários para a obtenção do visto japonês, tanto para estudar como trabalhar no Japão. Depois de um longo período de espera dos estudantes estrangeiros, o Ministério da Educação informou que agora as datas dos certificados de elegibilidade não serão usadas no processamento dos vistos.

Desde o início do bloqueio das fronteiras do Japão, os estudantes estrangeiros, que aguardam o dia da viagem de estudos, têm feito vários comentários nas mídias sociais. 

Aguardando uma chance de obter um visto para o Japão, uma estudante estrangeira disse que recebeu o seu certificado de elegibilidade em maio de 2020. Após os sinais de flexibilização das fronteiras japonesas, ela disse que é impensável que sua inscrição não tenha prioridade desta vez. "Poucas pessoas podem esperar tanto tempo como eu esperei", disse ela.

O Ministro da Educação do Japão, Shinsuke Suematsu, conversou com os repórteres nesta sexta-feira, 18 de fevereiro. Ele acredita que a flexibilização das regras será o primeiro passo para permitir a entrada de estudantes estrangeiros no país. Os estudantes estão aguardando anciosamente, mas é provável que terá mais um longo tempo para que todos os estrangeiros possam entrar no Japão, informou Suematsu.

Segundo o ministro, ainda existe muitos desafios pela frente. Suematsu disse que o seu ministério irá deixar as instituições educacionais do Japão bem informadas sobre as novas regras. Ele também acrescentou que o ministério vai cooperar com outros escritórios do governo, mantendo todo o processo dos estudantes estrangeiros seguindo em ritmo avançado.


Fonte: NHK News.

Imagem das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022 - Sexta-feira, dia 18.

Imagem das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022 - Sexta-feira, dia 18.
Equipe de bobsled do Brasil fica no top 20 em treinos nesta sexta-feira, dia 18. No sábado, é a primeira
 prova dos brasileiros Edson Bindilatti, Edson Martins, Erick Viana e Rafael Souza no bobsled 4-man em Pequim 2022. Boa sorte atletas! Foto: Getty Images.


Quadro parcial de medalhas das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022 - 18 de fevereiro de 2022. Fonte: Olympics.com


www.nikkeyon.blogspot.com

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Um novo vírus mutante?

Primeiras infecções da subvariante do Ômicron são detectadas no Japão.


Tóquio - Nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, as autoridades do governo de Tóquio confirmaram os primeiros casos locais da subvariante do ômicron, a BA.2,  na capital japonesa.

www.nikkeyon.blogspot.com
Primeiras infecções da subvariante do Ômicron são detectadas no Japão.
O governo de Tóquio informou nesta quinta-feira, dia 17, que uma nova subvariante do ômicron, a BA.2, está se espalhando na capital japonesa. Foto: NHK.

De acordo com estudos, a subvariante BA.2 é mais transmissível do que a variante ômicron. Atualmente, a nova subvariante tem se espalhado pelo Japão e em todo os outros países.

Pelas análises do genoma dos infectados pela COVID-19, cientistas descobriram, até agora, sete casos de infecções por BA.2 na cidade de Tóquio. Os infectados por BA.2 não viajaram ao exterior e não tiveram contatos com pessoas que fizeram viagens internacionais. Os primeiros casos da subvariante foram detectados no mês passado.

Acredita-se que, provavelmente, as primeiras infecções comunitárias de BA.2 ocorreram dentro de Tóquio. No final de janeiro, o governo metropolitano da capital iniciou testes de um PCR capaz de detectar BA.2, de forma mais rápida para casos suspeitos. 

Primeiramente, os testes do novo PCR foram realizados em 285 casos de coronavírus em Tóquio, até o meio-dia desta quinta-feira. Do total dos testes realizados, apenas um caso se mostrou suspeito para a nova subvariante. Feito a análise do genoma suspeito, confirmou-se mais tarde de que se tratava realmente de um caso de BA.2.  

Do total de novos casos de COVID-19 registrados em Tóquio, a variante ômicron é, atualmente, o vírus dominante que mais se espalhou na capital japonesa. O governo afirma que é necessário continuar observando a nova subvariante BA.2 de perto (porque é mais transmissível do que ômicron) e estudar a forma de como ela se espalhará pelo país.


Fonte: NHK News.

Imagem das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022 - Quinta-feira, dia 17.

Imagem das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022 - Quinta-feira, dia 17.
A japonesa Miho Takagi comemora a medalha de ouro obtida na final da patinação de velocidade nos 1.000 metros feminino do Jogos de Inverno de Pequim 2022, dia 17 de fevereiro. Além de ficar em primeiro lugar, ela conseguiu estabelecer o recorde olímpico na sua prova final. Parabéns campeã! Foto: Kyodo.


Quadro parcial de medalhas das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022 - 17 de fevereiro de 2022. Fonte: Olympics.com


www.nikkeyon.blogspot.com